Finalmente resolvi divulgar o resultado da nossa pesquisa “Quem é o Fã de Yaoi no Brasil”, que ficou no ar por cerca de 2 meses.
Obtivemos 423 respostas, sendo que 328 consultados disseram ser do sexo feminino e 95 do sexo masculino. É claro que estes números representam uma parcela pequena dos fãs de yaoi, mas já suficiente para uma amostragem.
A proporção de menores de idade ainda é bastante expressiva, consequentemente a maioria das pessoas que respondeu à enquete está no ensino médio. Entre o público masculino a faixa etária sobe um pouco, assim como a escolaridade. A maioria esmagadora dos consultados diz que não teria problemas em comprar um título yaoi que fosse publicado no Brasil, em especial se fosse um título de seu interesse. Praticamente todos os fãs se mostraram dispostos a comprar mangás yaoi, mesmo tendo acesso à scanlations. As mulheres hesitariam menos em comprar um mangá yaoi.
A maior parte dos fãs também demonstrou interesse em mangás yaoi produzidos no Brasil por artistas nacionais, sendo a qualidade do material (história, personagens e traço) o quesito decisivo para a compra e não o preço ou acessibilidade como se poderia imaginar.
A preferência é por histórias com conteúdo sexual explícito, mas a maioria dos consultados dá preferência à qualidade do roteiro em primeiro lugar, e ao desenho, logo em seguida.
Assim como em outros países que realizaram pesquisas similares e no próprio Japão, a maioria das leitoras de yaoi são solteiras e identificam-se como heterossexuais, reforçando o caráter feminino do gênero.
Clique AQUI para visualizar a pesquisa completa.
E obrigada a todos que tiraram seu tempo para participar desta pesquisa! =D
Poxa, só 95 homens? Achei que o número masculino fosse ser mais expressivo que o nomarl nessa enquete…
MAS ENTÃO, EDITORAS! Tá provado que compraríamos os BLs aqui lançados, então 'bora!
muito interessante! obrigada Tanko ^.^
*diz a garota do ensino médio apaixonada por yaoi* hahaha XD
huum, pelo que me lembro… tudo que eu respondi parece ter sido respondido pela maioria tb ehehehe
muito interessante a pesquisa!!
Nao acredito que eu não percebi a enquete… deixei de responder!