O site que noticia tudo o que é yaoi!

Pequenas conquistas do fandom Yaoi ou No Anime Friends 2014

Pequenas conquistas do fandom Yaoi ou No Anime Friends 2014

DSC00189

 

 

DSC00025

Aoba: Kurama-chan Clear: Sukine Yuu

No ultimo domingo acabou um dos maiores eventos de cultura japonesa da América Latina, o Anime Friends e como boa fujoshi e otaku, eu fui dia 26 conferir o que havia a favor do nosso fandom Yaoi. E confesso que as surpresas positivas foram muitas. A começar pela quantidade de cosplayers do jogo/anime DRAMAtical Murder. Se até 2013 o jogo era pouco conhecido, este ano ele se tornou a febre numero um entre os fãs.

E então vêm as conquistas das artistas e fanzineiras brasileiras, entre elas se incluem as meninas do Futago Estúdio (Soni e Shirubana) e a editora-chefe da revista Anime>Do, Lily Carroll.

 

Shiburana assinando um exemplar de "Vitral"

Shiburana assinando um exemplar de “Vitral”

 

O trabalho das meninas do Futago Estúdio se divide, enquanto Soni faz um enredo mais comédia com personagens bishounens que tem apenas uma sugestão de yaoi, sua irmã Shirubana, criou um enredo mais denso e complexo em Vitral, cujo casal principal, em um exemplar a parte, já chegou até mesmo a fazer amor pela primeira vez.

 

DSC00071

Lily Carroll e seus doujinshis

 

Do outro lado, o doujinshi de Lily é uma mistura de fofura com sobrenatural, pois apresenta um relacionamento entre um zumbi e um caçador de zumbis em “Lollipop e Candy Sandy” . O doujin também conta com um pequeno conto, ilustrado pela Raquel Sumeragi (uma das responsáveis pela webcomics Entropia).

Todas três estavam no evento, divulgando e vendendo seus trabalhos, focados em maior ou menos grau em yaoi e nos garotos bishounens. Vale ressaltar que tanto o pessoal do Futago Estúdio quanto a Lily estavam distribuindo brindes para os compradores. (pôsteres, pirulitos e chaveiros, estes últimos sendo sorteados). Todas três muito simpáticas e gentis e foram uma grande contribuição positiva para o Yaoi.

Agora falando das grandes editoras, o destaque ficou por conta da Draco, com seus exemplares de “Boy’s Love” por um valor acessível ao público e a atenção e gentileza do rapaz que estava tomando conta da estande. Do outro lado, a editora NewPOP, que este ano se superou trazendo dois títulos BL para nossas bancas, Loveless e Croquis.

E aqui pode-se ver que o Yaoi, aos poucos, está deixando de ficar naquela sombra oculta e assustadora, na qual as fãs falam timidamente sobre o assunto e começando a vir para a superfície, se mostrar como um gênero tão bom quanto qualquer outro e que tem um publico consumidor suficiente para se manter ativo.

DSC00027

Sala SS-Ai

Mas o ponto alto da minha ida ao Anime Friends, foi passar algumas boas horas na Sala SS-Ai (Shoujo-ai e Shonen-ai). Apesar do espaço limitado que foi oferecido aos organizadores da sala, eles fizeram o seu melhor para torná-lo algo agradável para os visitantes, além de oferecerem uma série diversificada de produtos exclusivos, já que, as estandes de produtos de anime em geral não investem visando o publico fã de Yaoi/Yuri.

E o dia poderia ter sido perfeito, se não fosse o desrespeito sonoro da Escola de design Redzero, que chegou a atrapalhar até mesmo o palco da Level-Up.  A liberdade desmedida que a Yamato deu a escola para erguerem o volume a um nível insuportável para os tímpanos humanos foi um erro gigantesco que os organizadores do Anime Friends cometeram. Afinal, tocar músicas em um volume absurdamente torturante e  obrigar os visitantes de todas as salas, a gritarem para se comunicarem entre si além de atrapalhar qualquer atividade que poderia ser feita é uma atitude por demais prejudicadora e que com certeza causou uma péssima impressão a muitos que visitaram o evento pela primeira vez.

Quem já visitou a Sala SS-ai sabe que eles trabalham em cima de atividades que utilizam a fala e o diálogo como base, atividades estas que foram totalmente arruinadas por conta do palco de som (somado ao fato de a sala estar ao lado da “Just Dance”) tornava qualquer atividade que envolvesse fala, algo impossível de ser feito.

Eu como visitante estou extremamente desgostosa com o grande descaso que a Yamato tem tratado a sala SS-ai. Acredito que eles não estão vendo o quanto o fandom Yaoi/Yuri tem potencial de compra e consumo, quanto somos grandes e como eles poderiam atrair ainda mais publico, caso tratassem não apenas os organizadores da sala, mas também os visitantes de forma mais satisfatória (e aqui eu digo, lugar mais amplo, sem barulhos ou sons que atrapalhem a conversação e outros pequenos pormenores incômodos).

DSC00190

Os organizadores da Sala SS-Ai

Mas apesar de todos os problemas, o pessoal da SS-ai conseguiu desenvolver uma atividade improvisada chamada “Espaço fanart”, que consistia em deixar desenhos em um caderno como forma de mostrar que você esteve na sala e queria contribuir com alguma arte. E eu tenho de dizer, todos os integrantes da sala estão mais do que de parabéns pelo empenho, carinho e dedicação aos visitantes.

Enfim, me orgulha ver que o fandom do Yaoi está ganhando o espaço e a atenção que merece, mas ao mesmo tempo, me chateia bastante saber que, apesar de todo o esforço e trabalho duro para que sejamos reconhecidas como fãs e publico consumidor em potencial, algumas grandes empresas, organizadoras de eventos e similares, ainda vêem no Yaoi uma aposta arriscada que pode dar errado.

E como eu sempre digo, a luta pela visibilidade dos fãs do Yaoi ainda está longe de terminar, mas todas essas pequenas conquistas que eu pude observar durante o evento, me deram esperanças de que o fandom só vai crescer cada vez mais.



Sobre Persefone Tenou

Ficwritter, tradutora de mangás Yaois, seguidora assidua dos comentários do Yaoi Writters no facebook, sempre que pode dispensa um tempinho para dedicar a sua paixão numero um, o Yaoi. Ver todos os tópicos de Persefone Tenou

2 Comentários a Pequenas conquistas do fandom Yaoi ou No Anime Friends 2014

  1. lylikouga

    O pessoal da sala SS-ai é mto lindo, acompanho a galera desde os primórdios do Orkut, ando mais fantasmando que indo mesmo nos eventos, mas sempre acompanho as conquistas, cheia de orgulho. Lembro quando começou e a sala ficava vazia pq tds tinham medo de entrar. Agora lota e é lindo de ver!!!

  2. Linest

    Eu já desisti da Yamato e vou me resignar a ir no AD e RF em raros de vez em quando porque AF já deu, mas fico realmente feliz de ver a sala de SS-Ai com movimento e visitantes tão ilustres no BL nacional, se não fosse pelos anos de descasos e erros da Yamato no AF eu adoraria ter estado lá principalmente pra conhecer pessoas que trabalham na Draco. Preciso desse livro cara!

    E já to com Loveless em mãos, falta Croquis que adoro <3

    E sim, é foda tanto esforço e tão pouco reconhecimento, mas pelo menos isso pode mudar e já mudou um pouco, a passos tortuosos, mas mudou

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter