Bom, o recesso está chegando e eu vou viajar para a casa da sogrinha em Petrópolis, depois de ser “dispensada” pela minha mãe, que achou melhor eu ir logo com meu noivo (como se eu nunca tivesse subido a serra por conta própria). De qualquer forma, lá eu vou comer melhor; é dura a vida do semi-vegetariano, embora eu ache esse termo muito impróprio.
Este ano quis muito participar do Papai Noel dos Correios, pois ano passado não deu muito certo. Quando fui lá só sobraram pedidos de computador, bicicleta, MP5… o que é MP5, o fuzil??? XD Infelizmente só uma agência participa da campanha na minha cidade e ficou fora de mão.
Enfim, recebi um email com curiosidades sobre o Natal no Japão da Jlist e resolvi dividir. É sempre tão divertido!
Todo o mundo já deve ter visto em pelo menos um anime, mangá ou dorama, as pessoas se preparando para passar o Natal com… a pessoa amada! Pois é, a maior parte da população não é cristã, então a festa tem outra conotação.
Segundo o próprio Peter Payne da Jlist em outra newsletter informativa, as festas natalinas (Kuri-pa) reunem vários grupos de pessoas, que vestem chapéus de festa, soltam fogos e jogam papel colorido, parecendo mais uma comemoração como nosso Reveillon.
“Embora os japoneses hoje sejam bastante familiarizados com as imagens de presentes de Natal sendo entregues por Papai Noel ou “Santa-san” (como é chamado por lá), nem sempre foi assim.Durante o longo período de sakoku (“país acorrentado”) no Japão, quando os únicos estrangeiros que tinham permissão para entrar no país eram os mercadores alemães em Nagasaki, o Natal era celebrado extra-oficialmente como “Solstício de Inverno dos Bárbaros”.
O ponto inicial do Natal como um fenômeno de cultura generalizado aparentemente aconteceu em 1900 quando a loja de departamentos Meiji-ya decidiu expandir seus negócios para a elitista e chique Ginza. Para atrair fregueses, decidiram decorar a loja com temática natalina, o que fez com que outras lojas logo copiassem a idéia. A Companhia Confeiteira Fujiya introduziu a tradição britânica do Bolo de Natal “Christmas cake” em 1910, e hoje milhões de famílias japonesas reservam um bolo de uma confeitaria ou loja de conveniências para o Natal todos os anos.
O Natal parece uma época divertida para famílias com crianças e a Toys R Us (fabricante de brinquedos) foi bem sucedida em treinar pais e avós na arte de dar presentes no Natal. Dezembro também é a época dos casais aproveitarem uma noite especial juntos, andando sob as belas luzes de Natal que brilham em muitas partes de Tokyo este mês. “
Bom, até dia 27 ou algo assim! Merry XXXmas para todos!
(Ia fazer um cartão, mas preciso reinstalar o Photoshop! Então vão imagens que achei pelos photobucket da vida e que estavam creditadas. A segunda é da Lily Hoshino)
UM EXCELENTE NATAL, TANKO!
^______________^
Obrigada pela matéria e feliz natal. Coma muito e depois se descabele na ginástica 😀
Feliz natal para quem visitar o blog. Bjs.