Entre 30 de outubro e 1º de novembro em San Francisco (EUA) realizou-se a edição de 2009 do Yaoi-Con. Com o slogan “A Celebration of Male Beauty & Passion in Anime & Manga” (*Uma celebração da beleza masculina e da paixão nos animes e mangá*), o evento também celebrou o crescente número de fãs do gênero e da quantidade de licenciamentos de títulos nos Estados Unidos.
Acompanhei o evento no twitter via @theyaoireview com aquela pontadinha de inveja básica. Afinal o centro de convenções que abriga o evento é em um lindo hotel, há uma profusão de painéis e novos títulos, incluindo fanzines, vídeos, workshops e principalmente, mangakas convidadas dando palestras interessantíssimas. Alto nível! O evento tem censura 18 anos, mas ainda assim é muito bem frequentado, com público médio de 1500 pessoas, em sua maioria mulheres.
A convidada de honra desse ano seria Haruka Minami, que infelizmente alegou problemas de saúde e não pode comparecer. Mas as outras convidadas Makoto Tateno (Yellow , Happy Boys) e Kano Miyamoto (Say Please) saciaram a curiosidade das fãs sobre a indústria do yaoi no Japão. Ainda não peguei as transcrições das entrevistas, mas por enquanto, fiquem com uma palhinha do que foi dito:
-Não existem convenções de yaoi no Japão, lá as fãs são bem mais tímidas (jura? =p )
– Makoto Tateno está trabalhando atualmente em 5 projetos e diz que é capaz de fazer 40 páginas por semana. Ela afirma também que escreve suas histórias de acordo com as idéias da Editora.
Makoto começou a mandar os seus trabalhos para as editoras quando estava no ensino médio. Ela praticamente não foi à escola e está com a mesma editora há mais de 10 anos.
Naturalmente não temos acesso direto às publicações americanas, mas aproximadamente 17 títulos foram anunciados por lá, entre eles o clássico Kizuna de Kazuma Kodaka, o aguardado The Tyrant Who Falls In Love de Hinago Takaga e Maiden Rose de Fusanosuke Inariya (título que possui um OVA lançado e previsão para a continuação em 2010).
E estas são as fotos da convenção tiradas pela asamigirl do The Yaoi Review.
Não fiquemos apenas roxos de inveja. Vamos nos inspirar nos bons exemplos. =)
Taaaanko! OMG, a Yaoi-Con… Sinto essa invejinha básica desde q soube da primeira edição dessa convenção… XDDD
He he, inspirarmo-nos nos bons exemplos? Não dá ideias, minina… XDDD
Obrigada pelo apoio! =D
Eu também babo nesse evento, só de ver a lista das convidadas dá a maior vontade de estar lá. Eu participei da antologia de fics do yaoi-con um ano aí, acho que foi 2003, fiz umas ilustras. =)
Vá, um evento organizado num lugar bala desses faz inveja até em cons “regulares”. Como diz meu noivo, até o tapete é “aviadado” (no bom sentido), um luxo só.
Pena que para termos esse tipo de evento específico por essas bandas ia ser enrolado. Censura 18+ por aqui é pedir para ter meia dúzia de participantes…ao menos é o que eu imagino. Espero que um dia alguma editora volte a tentar apostar no yaoi, isso ia ser importante para o fandom daqui.