Tecnicamente, pela hora, teria sido anteontem. Mas como eu não consigo considerar um dia como terminado antes de ir dormir, espero que vocês possam relevar este atraso.
O dia 08/01 (queiram considerar como tendo sido ontem, numa espécie de suspensão da realidade, ou não ) foi um dia muito especial para o Blyme e espero que também para os fãs de BL no Brasil. O primeiro Dia Nacional do Yaoi saiu meio atrasado, meio atribulado, e não me isento da culpa. E por isso mesmo fiquei impressionada com a quantidade de posts e desenhos que recebemos, de fãs de yaoi/BL que atenderam ao nosso convite. Foi muito bom perceber que as pessoas estão dispostas a se envolver e a participar de ações que possam movimentar e unir o fandom.
É claro que o Dia Nacional do Yaoi tem potencial para crescer e tomar importância nos próximos anos e vamos fazer de tudo para alcançar este objetivo: definitivamente repetiremos a dose em 2013, de forma mais organizada, apostando nos acertos e tentando diminuir os erros.
Por que criar um “dia oficial” para o yaoi, já que todos os dias, centenas de fãs em seus blogs, tumblrs, sites de imagens e fics produzem e postam material sobre o assunto? Nós pensamos que existem conquistas que só podem ser feitas se nos unirmos e mostrarmos o nosso interesse como público (inclusive consumidor) do gênero. Não teremos mais yaoi no Brasil se não houver público, sem visibilidade não teremos salas yaoi, muito menos eventos. Mas se nos esforçarmos, poderemos aos poucos ir mudando as percepções negativas que possam existir (tá, que existem, a quem eu quero enganar?) em relação ao nosso fandom.
Por isso gostaria de agradecer a todos que colaboraram com textos, desenhos, divulgação, comentários e palavras de apoio.
Quem quiser conferir os posts, clique aqui. A seleção está bastante variada, desde as tradicionais fichas de mangaká, passando por textos mais pessoais, e chegando a análises sobre as loucuras das artistas. Também tivemos fanfics, podcast e até inauguração de site neste dia!
Fizemos um sorteio entre os participantes, e o vencedor foi o Alexander do blog Junjou World. Ele receberá, no conforto de seu lar, um mangá em inglês de Hybrid Child (Shungiku Nakamura).
Já quem quiser ver as imagens, clique aqui. E não esqueça de responder a enquete (até o dia 16) e ajudar a escolher o desenho vencedor, que também será premiado… mas por enquanto não revelaremos qual será.
Claro, não podemos esquecer dos posts feitos pela equipe do Blyme sobre a mangaká Kunieda Saika ( Clique aqui para ler ) e o post especial da Deneb Rhode.
O Dia Nacional do Yaoi acabou, mas há muito o que fazer pelo fandom. E não se esqueçam de deixar seu feedback para os autores!
PS: Gostaria de lembrar às fujoshi e fudanshi cariocas ou que estejam no Rio de Janeiro no dia 15, que a sala yaoi Espaço BL estará no Anime Infinity. Esperamos vocês por lá!
Ah, ótimo, dia nacional do yaoi foi ontem, o único dia desse ano que fiquei sem pc! ¬¬"
Mas ta valendo XDD
Quem foi que inventou esse dia?
Eu meio que adaptei a data americana, que é 01/08 (mas o trocadilho com a leitura \”yaoi\” do número 801 se perde para nós, já que lá eles lêm primeiro de agosto na forma 08/01) que é uma brincadeira das editoras de yaoi que começou há um ano ou dois. Lá eles fazem alguns sorteios, não tem evento da blogosfera, é uma coisa comercial. Mas acho que tinha comentado sobre a possibilidade de usar o 08/01 no twitter, com algumas pessoas que queriam estabelecer uma data.
Mimi,
Você não foi a única a quem Murphy perseguiu neste dia…
Mas outros virão! E dai vc participa!
Foi um dia verdadeiramente especial. Se algum fushoji se sentia sozinha neste dia, deixou de se sentir, pois o mundo Yaoi do Brasil deu um show!
Realmente fiquei muito feliz pela quatidade de Post's lançados nessa data… e ao q se refere ao Espaço BL, gostaria muito de ir .. mais adivinha?! moro no interior da Bahia… é por isso q eu qro q todos os fudanshi e fujoshi se esforcem para q o BL se espalhe para todos os cantos do Brasil =D… e ainda tenho fé de q isso vai acontecer, AAAAAAAAAAAAAAAAAAA… Feliz dia do YAAAOII (atrasado ¬¬)
Eu adorei e divulguei muito a idéia!
Parabéns pela iniciativa! *-*
Eu não ganhei o mangá FFFUUUUUUUUUUUU ;o;
O Dia foi um secesso! Gostei de ter participado, e ja quero denovo!
Sim, nunca vai ter mangá yaoi aki se o publico não fizar barulho, e eu ainda quero q , um dia, tenha o YaoiCon Brazil ^_^/
Por algum motivo, não consegui comentar no dia do Yaoi, nem um dia depois. Meu comentário carregava e carregava sem ser enviado ): Mas deixando isso de lado, acompanhei de "longe" a comemoração aqui pelo Blyme e fiquei tão contente que tenha sido tão legal! ^_^ Começando pelos posts sobre a Kunieda-sensei que eu espero que tenha sido um incentivo para que os maravilhosos mangás dela tenham ainda mais público.
Além do mais, foi muito bom ter visto a participação do pessoal. E admito que fui pega de surpresa, pois sou do tipo desinformada que pegou o "bonde andando" e ficou sabendo do evento de última hora. Espero que no próximo ano eu consiga participar mais, mesmo que seja apaenas comentando.
E parabéns para todos que se envolveram e participaram. Como mera "telespectadora", achei tudo maravilhoso!
QUEM DISSE QUE DIA DO YAOI SO É UM? QUE TODOS OS DIAS SEJAM DIA DO YAOI, *O*. VIIIIIIIIIVAAAAAAAAAAAAA!