O site que noticia tudo o que é yaoi!

Entrevista da Ayano Yamane para a Japan Expo (França)

Entrevista da Ayano Yamane para a Japan Expo (França)

O site  Total Manga entrevistou a mangaka Ayano Yamane durante sua visita à Japan Expo na França.

Achei uma entrevista tão esclarecedora e interessante que estou postando aqui uma versão em português, baseada na tradução de lethaene. Obrigada Comunidade do Livejournal da Ayano Yamane por descobrir estas pérolas!

Créditos: Ayano Yamane, Ryoko Agiwara e Jérôme Chelim


Olá Ayano Yamane.
Oi!

Como você se tornou uma mangaka?
Na verdade, eu comecei como autora de doujinshis. Naquela época eu me divertia desenhando versões BL de um mangá famoso. Então um editor reparou no meu trabalho e virei uma mangaka profissional. Mas hoje em dia eu crio meus próprios personagens. (NT: o mangá shounen deve ser o Slam Dunk, ela tem vários doujins baseados nesta série).

Quais são seus autores de referência?

Ah, são tantos! *risos*
São principalmente autores de mangá shounen como Masami Kurumada e Takehiko Inoue.

Qual sua fonte de inspiração ao desenhar seus personagens masculinos?
Para o uke , Akihito em Viewfinder, eu tiro minha inspiração de típicos personagens shounen. Já o seme, Asami de Viewfinder, é apenas a minha fantasia. *risos*

Para você, como é o homem ideal?
Bonito, rico, gentleman e gentil. *voilá*

Quanto a seus trabalhos, quais seus limites a respeito da censura?
No Japão a censura é bastante pesada. Mas, de fato, eu crio meus próprios limites, particularmente em algumas cenas, para não ir longe demais ou ser muito crua. Prefiro respeitar o lado artístico. Meus editores não me proibem nada. Ao contrário, eles preferem apressar do que censurar o autor. *risos* (nota da Tanko: aha, pelo visto quadrinho bom é quadrinho pronto em qualquer lugar do mundo, acho. XD)

O gênero BL só apareceu na França recentemente, mas logo conquistou uma audiência principalmente feminina. Na sua opinião, quais as razões deste sucesso?
No início era um mistério para mim também. Mas então descobri Boy’s love e comecei a ler, e não desgostei. Foi estranho, mas agradável. Acho que é o mesmo para todas as mulheres. Porque as mulheres gostam deste lado romântico puramente ficcional.Não há mulheres com quem elas possam se identificar diretamente. E como resultado, não é contrangedor para ler. Elas se encontram imersas num mundo exclusivamente masculino do qual não poderiam acessar ou participar.  E de algum modo há a admiração por este mundo inacessível.


Você já fantasiou com alguém de seu círculo e o colocou em um de seus mangás?

Não, porque isso me impediria de fantasiar. Conhecer a pessoa tira a parte sonhadora. Então isso ia me esfriar e perderia o interesse…

Então afinal o segredo do gênero BL seria a fantasia e o seu aspecto inacessível?
Sim, de fato. O apelo do BL está na imaginação, no que acontece na mente das mulheres, as coisas que imaginam sobre os homens e o que acontece entre ele. Não tem nada em comum com mangá para gays, mais realistas, onde os autores pesquisam em Shinjuku (bairro gay de Tokyo). Para o BL tudo é imaginário. Talvez o que estou escrevendo não corresponda à realidade, mas esta não é a intenção.

Q: Você já considerou escrever em outro gênero? Como shoujo?
Na verdade, eu sou fã de shounen e não leio muito shoujo. Então não poderia fazer isso mesmo que quisesse.
Existe alguma adaptação de seus mangás.
Sim, meu mangá  Ikoku Irokoi Romantan, ainda não publicado na França, foi adaptado em uma série de 2 OVAs. E a versão animada de Viewfinder está à caminho.

(Nota da tradução em inglês: Antes que vocês tenham falsas esperanças, acho que a adaptação animada de Viewfinder se refere ao animix. Dê uma olhada no Animix de Yebisu Celebrities para ver como é)

No que você está trabalhando agora?
Estou trabalhando em duas séries ao mesmo tempo:  Crimson Spell e Viewfinder.

E você tem muitos assistentes para ajudá-la?
Não, tenho dois assistentes. O assistente chefe e outro para as retículas. Se precisar, uma amiga vem me ajudar. Mesmo que tivesse mais assistentes, não desenharia mais rápido. Tudo depende de mim, já que desenho cada quadro.

Qual sua média de publicação?
Eu só desenho 20 páginas mensais. Para um mangaká realmente não é muito. Eu fiz 40 páginas em um mês uma vez, para completar uma série, mas isso quase me matou, eu não consegui aguentar. *risos* (NT: Realmente é bem pouco, fiquei assustada, espero que ela ganhe bem por página! E, claro, isso explica a demora.)

Qual sua impressão ficou em você ao conhecer os leitores franceses e descobrir que eles são loucos por seus trabalho?
No Japão eu não sabia exatamente que as pessoas do exterior também gostavam de meus trabalhos. Na Japan Expo eu pude ver com meus próprios olhos que os leitores curtem e aceitam meus trabalhos. Pude sentir a recepção calorosa dos fãs. Foi realmente extraordinário.

É a primeira vez que você vem para a França. Você conseguiu aproveitar a viagem fora da Japan Expo?
Sim, eu consegui visitar alguns lugares. Como eu também desenho mangás de fantasia, eu tirei a oportunidade para reunir informação sobre arquiteturas, de castelos em particular. Foi magnífico, muito diferente do que posso ver no Japão. Eu estive nos castelos do Loire e Versailles. Fiquei totalmente admirada com estas construções.

Uma última palavra para seus fãs da França?
Eu vou tentar criar uma linda história de amor. Tenham paciência, estou trabalhando para vocês. Muito obrigada!




Sobre Tanko

Tanko é ilustradora e arte-finalista, viciada em podcast e café. Fujoshi, otaku, nerd e esquisitona. Vive nas montanhas chuvosas imperiais. Ver todos os tópicos de Tanko

13 Comentários a Entrevista da Ayano Yamane para a Japan Expo (França)

  1. Aline Barbosa

    20 páginas por mês??? Comassim, nem uma por dia… xDDD

    Gente, por isso demora 548963311 anos pra sair atualização dos mangás dessa muié… Que maldade. xD

    Enfim, adorei a entrevista. Como disse no post da Higuri, adoro saber como é a vida e o trabalho desses artistas, as opiniões deles e tudo mais. 8D

    • É, bem tranqüila essa agenda, ainda mais tendo assistentes. ^^; Uma por dia útil, desenhando do seu jeito e o que você escreve… seria viável até para mim.

  2. Vivian

    Ah eu amo Yamane Ayano-sensei. My favorite s2

    Mas 20 pg??? Meu Deus, ela é muito sádica…

    Apesar que já estou acostumada a esperar séculos por cada cap das series dela… Ela treinou bem os fãs (será???)

    "ganha por pg"… ela deve ganhar consideravelmente bem mesmo, ainda mais com os mangas licensiados por aew.

    Espero que ela continue com as series… pode até ser nessa "pace yamane-sensei"… e não fique em hiato… pq séculos eu espero mas milênios é muita aflição.

    • Tem razão, antes fazer poucas páginas e sempre do que fazer uma centena, estafar e entrar em hiato como acontece com vários artistas por aí.

  3. Débora

    Sou fããã da Ayano, obrigada Tankooo-chaann…

    “Já o seme, Asami de Viewfinder, é apenas a minha fantasia” É o Asami é bom demais pra ter um igual…hahahaha

    Adorei a forma como ela descreveu o BL, é realmente esclarecedor, bom seria se pessoas que possuem preconceito com o genero pudessem ler isso…

    =D

    • Também sou fã, acabo puxando sempre brasa para a minha sardinha, desculpem, ahahah.

      Também adorei a definição, acho que sintetiza muito bem o BL. ^^

  4. Xeretinha

    Minha gente, Asami saiu da imaginação dela!!! O.O *Mata do coração* Não conheço yakuza mais gostoso do mundo yaoi do que ele. Felizmente Viewfinder foi meu debut no mundo BL. Ela é culpada pelo meu vício em yaoi 🙂

    Que venha a versão animada de qualquer jeito, estou super curiosa para ouvir as vozes dos personagens. Só de me lembrar da voz de Alberto Valentiano (Suwabe Junichi) falando em italiano em Ikoku Irokoi Romantan, já fico feliz da vida. Infelizmente não será tão explícito como o mangá, mas dá pro gasto 🙂

    Concordo com as meninas sobre só desenhar 20 páginas, ela é sádica e nos adestrou bem em ficarmos ansiosas pelos novos capítulos. 🙂

  5. Obrigada por disponibilizar a entrevista Tanko!

    Bjs!

    Cara…dessa eu não sabia , fã de Masami Kurumada!

  6. Estela

    Opa, era pra eu ter comentado o post há uma vida! Que rica essa entrevista!! Sou fã dessa mulher também, minha gente *entrega a 3×4 prá carteirinha do clubinho* Gostei muito de vê-la falar do BL, é uma boa teoria, essa do mundo masculino inacessível, mas taí uma coisa que só um estudante atrevido da área de psicologia social começaria a levantar, hehe. Adorei! Obrigada pelo post Tanko!

    • Estela

      Ah, e só uma coisinha que eu esqueci: não sei onde eu vi alguém dizendo que é difícil as fujoshi "fantasiarem" com mangás como Slam Dunk, em que os caras são… hmm… pouco bonitos, então taí.

  7. Nossa, há quanto tempo não venho ao Blyme! Ando sem tempo, só tenho entrado no Twitter e olhe lá.

    Mas corri pra esse post e, putz, adorei a entrevista! Ela é uma das minhas mangakas preferidas – como disse a Estela, *entrega a 3×4 prá carteirinha do clubinho* ;D
    E sabe que eu sempre imaginei que ela fosse mais fã de shounen? É a cara dela, hahahah. O negócio do ritmo lento realmente me aflige, o Takaba ficou sequëstrado o quê!? De circa 2005 até pouco tempo atrás? Meldels, não!? E realmente é esse suspense que faz com que eu me anime pra ler as próximas publicações!

    Quero aproveitar essa semana de folga e ler todos os posts 'atrasados' aqui do Blyme. Beijo :*

  8. Realmente 20 páginas por mês é pouco. Mas assim ela tem tempo para desenhar, imaginar e fazer as coisas bem. Ela sim adestrou bem os seus fã esperando um próximo capitulo, mas mais vale bem feito do que há pressa. Trabalho apressado é mau. xD

    Eu adoro as suas histórias e espero a versão de Viewfinder em animação. Mesmo que seja como o manga Yebisu Celebreties (Mal escrito, eu sei), gostei do que vi! xD
    Era bom mesmo que fosse animação como nos animes! xD

    Vamos esperar para ver xD

  9. MARAVILHOSA.
    Amo essa mangaká mano, ela é muito paciente, amo muito isso nela.
    E como disseram acima, melhor trabalho mal feito do que apressado, ela faz os trabalhos com carinho, paciencia e prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Twitter

Calendário de posts

agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Amazon Brasil

Lojas Online