DRAMAtical Murder
Post histórico do Blyme de 10/09/2013
Aviso: DRAMAtical Murder é um BL Game para maiores de 18 anos e o jogo contém temas pesados como abuso, estupro, violência gráfica, incesto, e zoofilia. Caso você não tenha a idade mínima recomendada ou seja sensível a qualquer um dos temas mencionados anteriormente, recomendamos que NÃO jogue DMMD.
DRAMAtical Murder é a nova aposta na Nitro+Chiral em BL Games. Foi a minha primeira experiência com um jogo da companhia, que produziu os famosos Togainu no Chi, Lamento – BEYOND THE VOID- e Sweet Pool. Só pude jogar porque um grupo de fãs fez a gentileza de traduzir e criar um patch em inglês porque infelizmente não sei japonês.
O jogo foi lançado em março de 2012, mas, devido ao sucesso, em abril desse ano saiu o DRAMAticalMurder re:connect, que contém mini-games e mostra o que aconteceu com os personagens após o fim do primeiro jogo. E que o mesmo grupo de fãs atualmente está trabalhando na tradução do re:connect (e eu ganho cabelos brancos de ansiedade conferindo todo dia o status da tradução).
Comparado com os outros games da Nitro+Chiral, DRAMAticalMurder pode ser considerado o jogo mais “feliz” da companhia até o momento. Seja na escolha da paleta de cores até a agradável trilha sonora recheada de EDM. Existem elementos sombrios na trama, mas nada no nível da tragédia que contém as histórias de Sweet Pool ou Togainu no Chi.
História
Midorijima costumava ser uma ilha comum no sudeste japonês. Hoje boa parte do lugar é ocupada por um enorme complexo de entretenimento e tecnologia chamado PLATINIUM JAIL, construído pela poderosa Toue Company, onde só entra quem é convidado ou possui muito dinheiro para comprar a entrada. O restante da população de Midorijima não deseja deixar a sua terra natal e ocupa o restante da ilha de forma irregular.
A Toue, que quer despejar os moradores originais para poder aumentar seu grande parque de diversões, não conseguiu comprar o lar das pessoas da ilha e por causa disso prejudica as condições de vida da população que vive praticamente a margem da sociedade. Os serviços públicos são ruins e escassos, a polícia é incompetente e tão corrupta quanto a máfia que controla boa parte do território.
Um jogo chamado Liebstiez, apelidado de Rib, sempre foi famoso entre os jovens de Midorijima. É basicamente uma eterna disputa entre gangues, cada uma com seu símbolo específico. Por outro lado, o Rhyme, um jogo de luta em realidade virtual, tem ganhado uma enorme popularidade até porque o game é bem realista e machuca – não de verdade, mas envia a dor direto para o cérebro do player. No passado o Rhyme não possuía nenhuma regulamentação e podia ser aberto a qualquer momento para novas lutas, o que chegou a levar algumas pessoas para o hospital. Hoje a Toue adquiriu os diretos sobre o game e controla tudo, criando inclusive um juiz, chamado de Usui, que fiscaliza as partidas e impede que os jogadores recebam mais dano que o necessário.
Aoba, nosso querido protagonista, trabalha numa loja de equipamentos de segunda mão e outras quinquilharias e sua única família consiste da sua avó Tae. Tudo que ele deseja é viver pacificamente, mas a Toue tem planos perigosos para os moradores de Midorijima. E Aoba tem contas a acertar com seu passado.
Personagens
DRAMAticalMurder tem muitos personagens interessantes, mas tentar falar de todos eles seria estragar parte da graça do jogo. Vou me concentrar apenas no protagonistas e nos personagens com rotas próprias, ou seja, falar só de quem dá pra dar uns pegas no game.
Atenção! MUITOS spoilers, principalmente com relação aos finais das rotas. Quis comentar diversos elementos da trama e ficar tomando cuidado com cada pedacinho de spoiler só prejudicaria a resenha. Então estejam avisadas.
Não comentei a rota inteira porque seria cansativo tanto de fazer quanto de ler. Fiz uma análise geral dos personagens e suas histórias, comentando um momento ou outro.
Aoba Seragaki (瀬良垣蒼葉) – dublador: Atsushi Kisaichi
O protagonista do jogo. Ele tem um cabelo azul comprido que mantém longo porque dói sempre que tenta cortá-lo e não gosta nem que as pessoas toquem nele. Também sofre de ocasionais fortes dores de cabeça. Dono de uma personalidade gentil, mas forte e independente. Sabemos de início que ele teve uma adolescência repleta de brigas e se meteu em diversas confusões, mas em compensação é bom em lutas corpo a corpo.
Mais tarde descobrimos que Aoba pode usar o SCRAP, um poder que permite que ele controle a mente das pessoas usando a sua voz. Se for usado sem cuidado, pode facilmente “destruir” uma pessoa e deixa-la em coma profundo.
Para quem já está cansada de protagonistas ingênuos demais ou totalmente empurrados pelo plot, Aoba é um sopro de ar fresco. Ele corre atrás do quer e sabe a hora de questionar e de ficar em silêncio. É responsável e se preocupa com as pessoas ao seu redor, as vezes mais do que precisa ou gostaria. E fica uma graça quando está envergonhado.
Outra qualidade do protagonista: ele não é uma mosca morta durante as cenas +18 do jogo. Aliás, ele toma a iniciativa dependendo da rota que estiver. Mesmo morrendo de vergonha ele sabe como “se preparar” – mesmo nunca tendo feito isso na vida – e ainda se preocupa com o prazer do parceiro.
Momento fangirl: Antes de tudo, quero falar que AMEI o design do Aoba. Lindo mesmo. Confesso que o Aoba não virou o meu personagem favorito dos BL Games (meu coração pertence ainda ao Gian Carlo de Lucky Dog 1), mas isso não quer dizer que ele é ruim. O Aoba é bem melhor do que a média dos protagonistas que encontramos por aí. Durante o jogo ele foi me conquistando e agora só quero apertar aquelas bochechas.
Koujaku (紅雀) – dublador: Hiroki Takahashi
Amigo de infância do Aoba. Também é dono de um dos maiores grupos de Rib da região, o Benishigure, e não simpatiza muito com o Rhyme. Mulherengo, possui várias tatuagens e trabalha como cabeleireiro quando tem vontade. Koujaku quando era criança vivia em Midorijima junto com sua mãe, porém os dois saíram da ilha. Só ele voltou algum tempo atrás, sozinho. Apesar do tempo que ficaram distantes, Aoba de início sente que a amizade deles continua mesma.
Koujaku é um cara responsável e um bom líder, se preocupando com todos os membros do grupo igualmente. Também é um cavalheiro com as mulheres, deixando todas aos seus pés (e irritando o Aoba com essa pose de galã). Porém, quando diz ter sentimentos pelo amigo de infância, fica totalmente sem jeito e tímido.
A rota do Koujaku é agradável, porém bem clichê. É a típica história do amigo de infância que possui um passado trágico e não quer se envolver com mais ninguém. E o nosso querido Aoba faz de tudo para mostrar que o Koujaku não está sozinho, incluindo até usar o SCRAP.
O design dele a princípio parece meio desconectado de todo esse universo meio futurista, mas não deixar de ser bonito. E graças a ele que temos a única rota do jogo onde podemos ver o Aoba com o cabelo curtinho no final.
Uma coisa que me incomoda na rota do Koujaku é que ele rouba a atenção por completo e todo o lance de “impedir o Toue” fica em segundo plano. Mesmo que os problemas do Koujaku tenham sido causados pelas maquinações do dono da mega empresa, o foco está em Koujaku lidar e deixar de se torturar pelo seu passado. Não chega a ser ruim, mas fica aquele sentimento de que tem ponta solta na trama.
Noiz(ノイズ) – dublador: Hino Satoshi
De início não sabemos muitos sobre Noiz. A primeira vez que ele aparece na história é desafiando o Aoba para uma partida de Rhyme clandestina, ou seja, sem a presença da Usui. Sem a opção de poder escapar da luta, Aoba é forçado a jogar usando Ren e, quando está quase perdendo, sua consciência é trocada por “alguma coisa” que sabe jogar Rhyme muito bem e derrota Noiz.
A partir de então, Noiz passa a encher a paciência do Aoba pedindo para ele entrar no grupo de Rhyme que comanda, o RuffRabbit. Ele até chega a invadir o quarto do coitado (mas não é o único)!
O loiro tem uma personalidade fechada e não gosta de falar além do necessário. Também é dono de um temperamento curto, então costuma de se meter facilmente em brigas, principalmente com o Koujaku. Noiz é uma pessoa bem conhecida entre os jogadores de Rhyme, porque usa seus conhecimentos hackers para descobrir informações como lugares onde aparecerão torneios surpresa ou fraquezas de times adversários.
Aoba, conforme vai conhecendo um pouco mais do Noiz, começa a se preocupar com o garoto mais novo por causa de todas as brigas em que ele se mete (e também porque sempre sobra um pouco pra ele). Mais de uma vez o protagonista precisa ser a voz da razão para evitar o pior. O estranho é que, por mais que Noiz se machuque, ele não deixa que Aoba trate de seus ferimentos e nem parece emitir qualquer sinal de que esteja sentindo dor.
Noiz também não consegue entender porque o Aoba faz tanta questão de querer ajuda-lo mesmo que eles mal se conheçam. Quando o protagonista tenta explicar que está simplesmente preocupado, Noiz acha que ele quer apenas sexo. Ele acredita piamente que as pessoas só são gentis com você quando querem algo em troca.
O relacionamento deles se desenvolve conforme Aoba vai se preocupando ainda mais com Noiz e tenta fazer com que ele entenda que as pessoas podem se importar com os outros sem segundas intenções. Que as pessoas se preocupam com a dor do outro porque sabem o quanto a dor é ruim. E Noiz só fica mais confuso e irritado conforme vai conhecendo mais sobre o Aoba e toda essa preocupação que não faz sentido para alguém como ele.
Aoba fica irritado por ser julgado como interesseiro e aí começamos a suspeitar que Noiz não tem a capacidade de sentir dor. Principalmente depois de uma cena de sexo meio curiosa.
Acredito que a rota do Noiz seja uma das favoritas de grande parte do fandom – junto com o Clear e o Ren– principalmente devido ao seu desfecho que não consigo descrever além de ser totalmente adorável. É difícil não amar principalmente a cena de sexo entre os personagens no final, onde vemos Aoba se encantando com as reações de Noiz, que até então não conhecia o que era prazer de verdade. E no finalzinho não tem como deixar de rir de tudo, apesar da mudança radical de imagem do Noiz.
Na rota do Noiz, assim como acontece com quem decide pegar o Koujaku, os planos de derrotar o Toue também ficam em segundo plano. Aliás, nós nem chegamos a ver o Toue! Mas é a primeira vez que encontramos uns cachorros robôs adoráááááááveis só que não. Pelo menos, as cenas entre o Noiz e o Aoba meio que te ajudam a esquecer todo o background e ficar só na torcida pelo casal.
E surpreendente o bad end do Noiz é um dos mais interessantes, e são dois. Um é curioso, te deixa com um gosto amargo na boca, e o outro eu não recomendo para quem não lida muito com bem com gore.
Mink (ミンク) – dublador: Kenta Miyake
Líder do Scratch, um grupo de ex-presidiários, e seu allmate é uma cacatua. Sua primeira aparição na história é bem longe de ser agradável. Mink mete a porrada no Aoba e leva o garoto inconsciente para a base da gangue onde, para “acalmar” o protagonista que logicamente resiste, manda seu companheiros estuprarem ele. Aoba, desesperado, acaba usando o SCRAP para evitar o pior. Depois descobrimos que o Mink planejou o sequestro para poder “ajudar” o protagonista a encontrar sua avó e, em troca, conseguir com que Aoba ficasse em dívida com ele. (Mas, sinceramente, foi MESMO necessário mandar estuprar o Aoba?)
A primeira coisa que chama atenção no Mink é o seu design, fora dos padrões do bishonen comum. Infelizmente durante maior parte da rota dele tudo que sabemos sobre o personagem é que ele já foi um detento e tem um forte desejo de se vingar do Toue. E que tem cheiro de canela. Todo seu background é revelado nos momentos finais do jogo e só aumenta a decepção com um personagem que foi muito, mas muito mal utilizado.
O primeiro problema: a quantidade de estupros durante a trama. Isso não quer dizer que eu não quero que ninguém use esse tipo de elemento numa narrativa ou que eu esteja julgando pelo fato de o estupro ser um crime terrível, não é isso. A questão é que isso precisa fazer sentido dentro do contexto da trama, o que não acontece em DRAMAtical Murder. Quando acontece pela primeira vez, levando em conta a cena (os dois estavam drogados e o Aoba “libera” sua outra personalidade masoquista e que ama a destruição e que se esfrega como uma cadela no cio pra cima do Mink), é “””””compreensível””””. Mas depois elas são completamente aleatórias, era só o Aoba perguntar algo ou querer que se impor que DO NADA ele era jogado na superfície lisa mais próxima e estuprado. QUAL A NECESSIDADE DISSO?
O segundo: a incapacidade do Mink de responder perguntas. Parecia que ele fazia isso só para deixar o Aoba (e a gente que joga) frustrado. Por mais que a rota tenha vários acontecimentos, a relação entre o Aoba e o Mink tem uma comunicação tão ruim que durante maior parte do tempo sentimos que estamos indo do nada para lugar nenhum.
O terceiro: o final da rota. “MAS QUE DROGA FOI ESSA QUE ACABOU DE ACONTECER” foram exatamente os meus pensamentos no final. O Aoba, que até então tinha se mostrado um personagem coerente e que refletia minimamente antes de tomar qualquer atitude, muda quase que completamente de personalidade. Tanto que ele passa a pensar sobre o Mink de uma forma diferente acreditando completamente no sujeito, apesar de ter duvidado e reclamado das atitudes deles durante o resto do jogo inteiro! E, para não dar mais spoilers do que já dei até agora, vai até contra o desejo final do Mink. Não faz o MÍNIMO SENTIDO.
Em compensação, a rota do Mink é a mais focada nos planos malignos do Toue. Mink tem desejo de se vingar com o homem que destruiu sua vida e o Aoba quer que impedir que Toue destrua a vida de mais pessoas, então juntam o útil ao agradável pelo menos nessa parte da história. Pena que no resto não foi tão bem assim.
Tenho a impressão que as criadoras só perceberam no meio do caminho o quão ruim estava a rota do Mink e tentaram remendar tudo no final, mas só conseguiram deixar pior do que já estava.
Clear (クリア) – dublador: Masatomo Nakazawa
“It’s rainning man!” é o pensamento que temos na primeira vez que Clear dá as caras no jogo. Não estou inventando, ele LITERALMENTE cai do céu na frente do Aoba. O motivo? Segundo o mesmo, porque “ele ouviu o Mestre chamando e veio vê-lo”. Sim, ele chama o Aoba de mestre apesar dos pedidos para parar.
A proposta interessante da rota do Clear vem pelo fato de que durante maior parte do jogo nós não vemos seu rosto, sempre com uma mascará no lugar. Quando se trata de jogos de relacionamento, a aparência do personagem é peça chave para criar a relação afetiva com a jogadora logo no início. Sem falar das preferências de personagens que cada um tem. Só que com o Clear nós somos privados disso, tendo que conhecer um personagem com o rosto coberto e cujo histórico é misterioso.
Sem falar que ele tem uma personalidade sem a mínima noção das coisas. Excêntrico, alegre e ele dificilmente se importa com algo que não seja o seu “mestre” Aoba. Suas aparições no início da história são repentinas e em lugares sem sentido aparente, como o telhado da casa do protagonista. A rota do Clear possui as cenas mais engraçadas do jogo, na minha opinião, graças as atitudes sem noção dele. Como posso esquecer a infame cena dele nu só de avental preparando o café da manhã?! Sem falar nas trapalhadas que eles passam até chegarem na Oval Tower.
Mas as piadas também criam questionamentos. Quando Clear mostra outra mascará por baixo da máscara de gás que usa o tempo todo, para não ter que responder o porquê dele não querer mostrar o seu rosto.
Mais tarde descobrimos que o avô que cuidou dele disse para ele nunca tirar a mascará porque era “diferente” das outras pessoas, e Clear sempre teve medo que os outros se afastassem dele por causa do seu rosto. Aoba diz várias vezes para o Clear que não importa a aparência, ele continuaria do lado dele porque se importa com ele.
Só depois deles se envolverem numa briga e jogarem ÁCIDO, isso mesmo, no Clear que chega o momento de ver o seu rosto. Relutando, ele aceita tirar mascará e aí descobrimos que ELE É LINDO PRA C******. Aoba chega a quase babar com a beleza do sujeito e se pergunta como alguém pode ser capaz de mandar que alguém como ele escondesse o rosto. Lógico que esse é só o início das descobertas que temos sobre esse personagem.
Clear é um personagem que vai te conquistando aos poucos, mas é a rota que mais leva a jogadora a extremos. Num momento você está chorando de rir com os momentos sem noção do garoto ou está com os olhos repletos de lágrimas na cena de sexo na parte final, que juro que é uma das coisas mais tristes que já li na minha vida de fujoshi. Foi tão triste que cheguei a me perguntar se realmente tinha feito as escolhas certas, mas o Bad End do Clear chega a ser perturbador. Sem falar dos suspiros que surgem aqui ou ali durante certas horas porque esses dois são uns fofos.
A rota desse personagem, apesar das trapalhadas, se envolve bastante com o plano maligno do Toue. Aliás, acho que o desenvolvimento da trama do Clear mais interessante do que a da true route, mas isso é só uma opinião pessoal. E, a partir do momento que Clear e Aoba chegam no topo da Oval Tower e dão de cara com o vilão, só dá pra ficar roendo as unhas com o suspense e torcer pelo good end até o final do jogo.
Ren(レン) – dublador: Ryōta Takeuchi
Allmate do Aoba. Allmate é uma espécie de robô na forma de bichinho de estimação com uma inteligência artificial programada para se moldar a personalidade do seu dono. Ren é um modelo antigo, acompanha o Aoba há quase dez anos. Com a forma de um cão, mais exatamente um pomeranian com pelo azul escuro, Ren é a “consciência” da dupla. Tem uma personalidade séria e responsável, está sempre preocupado com a saúde do Aoba por conhecer o histórico de enxaqueca do dono.
Para a surpresa da maioria, Ren é o personagem da true route, ou seja, o que seria a rota verdadeira da história de DRAMAtical Murder. Só nessa rota conseguimos compreender a totalidade da trama e as razões e maquinações do Toue são reveladas de forma clara. Ao contrário das outras rotas que fica um sentimento de alguma coisa estar faltando para entender o que aconteceu, principalmente com relação ao desmoronamento da Oval Tower na parte final de todas as rotas. A jogadora só consegue jogar essa rota depois de completar todas as outras, independente de ter conseguido um good end ou bad end com os outros personagens.
Então a verdadeira história do jogo é se atrair romanticamente pelo seu cachorro? Mas esse jogo tem cenas de sexo, não tem? Antes que vocês pensem em alguma bizarrice que nós sabemos que os japoneses são muito bem capazes de fazer, deixe-me dizer que o Ren possui uma forma humana. Não tem zoofilia aqui, relaxem.
(Só se vocês pegarem o bad end)
Lembra quando mencionei que o Aoba foi forçado a jogar Rhyme usando o Ren numa partida contra o Noiz? Então, no Rhyme os allmates podem ser utilizados para lutar, sendo uma prática bem comum. Nesse ambiente virtual, a aparência do Ren muda e ganha a forma de um humano. A situação é um pouco mais complicada, mas ainda vou explicar.
Apesar de essa rota ser a última, durante todo o resto do jogo o cachorrinho está sempre do lado do Aoba. Ren é o ser que mais conhece o Aoba e se preocupa com ele, além de apoiá-lo sempre nos momentos difícieis. A preocupação é mútua e chega a ser encantador o carinho que o Aoba sente pelo seu bichinho. Depois de tudo, não dá para imaginar esses dois separados.
Só que a relação dos dois é abalada depois que entram em PLATINIUM JAIL. Ren começa a apresentar um comportamento estranho, não responde as perguntas que Aoba faz e chega a fugir mais de uma vez. Aoba só falta desmaiar de preocupação, mesmo que seu computador mostre que não tem nada de errado fisicamente com o seu amigo. Mais tarde descobrimos que se trata de um vírus que afeta somente Allmates. O vírus vai corroendo os sistemas internos dos androides até que eles perdem a razão e chegam até se voltar contra seus donos.
Enquanto isso Toue pretende criar um grande evento onde pela primeira vez PLATINIUM JAIL será aberta aos moradores de Midorijima. O objetivo? Controlar as mentes de todas as pessoas presentes e assim assumir o controle da ilha inteira. Como pretende fazer isso? O Aoba não era o único que conseguia controlar as mentes das pessoas e, por um golpe de sorte, conseguiu escapar das mãos do empresário? Só que Aoba não é o único capaz de usar o SCRAP. Então é revelado que o protagonista tem um irmão gêmeo que sempre esteve nas mãos da empresa, Sei.
Aoba está determinado impedir o plano de Toue. Só que Ren se rebela no pior momento possível. Desesperado, o protagonista decide usar o SCRAP no cachorrinho, entrar na mente de Ren e salvá-lo.
Contar qualquer coisa a partir daqui seria estragar o desfecho.
A rota do Ren é algo que é cultivado na jogadora, porque vai criando carinho pelo personagem que acompanha o Aoba durante o jogo inteiro. Esse fato é tão importante que se torna decisivo nas perguntas finais, onde há várias telas com questões sobre o relacionamento dos dois. E tem que ser respondidas corretamente e rápido, senão levam ao bad end do jogo que não é nem um pouco agradável.
Também são reveladas MUITAS informações que são escondidas nas outras rotas. Como, não sei dizer, descobrir que o Aoba tem um irmão gêmeo?! E que foi declarado morto quando bebê e depois voltou a vida. E que o Ren era parte da consciência do Aoba que sei lá como se separou quando ele era criança e foi transferida para o cachorro. E que ele tem um irmão gêmeo. Um irmão gêmeo que parece ser um personagem muito interessante, mas que infelizmente conhecemos quase nada.
Enfim, é muita coisa jogada na nossa cara de uma vez. A justificativa para a existência do Ren é algo que pode parecer forçada para algumas, mas que pelo menos faz sentido dentro do contexto da trama. Mas não deixa de ser um pouco estranho.
E o final de tudo me pareceu meio novelesco demais, mas acho que caiu bem. Consegue concluir a trama de forma satisfatória e nos deixa ansiosa para saber o que acontece depois.
Como passamos o jogo INTEIRO falando com o Ren, é difícil não se apegar a bola de pelos e ficar curiosa pela rota dele. Mesmo com o conceito bizarro de se apaixonar pelo seu cachorrinho de estimação.
E vamos recapitular: Ren não é realmente um cachorro, mas uma parte da consciência do Aoba que se transferiu para o allmate, por querer ser mais eficiente, mas depois de um acidente perdeu a memória e passou a achar que fosse mesmo um cachorro, mas mesmo pensando ser um cachorro não pode deixar de amar o Aoba e esse sentimento se desenvolveu para algo carnal?
Tá né.
Veredito
DRAMAtical Murder vai se tornar ainda mais popular. Além do fato de que será lançado nos Estados Unidos, a trama é mais leve do que a maioria dos BL Games que possuem tradução ou foram lançado nos EUA.
O protagonista é agradável sem ser monótono, e a grande gama de personagens só acrescenta a história do jogo. A história poderia ser melhor e possui alguns furos. Mas, de longe, o grande problema é a rota do Mink que estraga toda uma estrutura e pode fazer com que algumas cheguem até a desistir do game.
Se você nunca jogou um BL Game e não sabe pode onde começar, DRAMAtical Murder é uma ótima recomendação. O único problema é correr o risco de ficar muito exigente, porque grandes partes dos BL Games traduzidos não possuem o mesmo nível desse jogo.
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