Os melhores BL Games de todos os tempos
Olá galerinha do Blyme!
Antes do fim de 2019, resolvi trazer para vocês (com um pouco de atraso) os resultados das votações da Grande Premiação de BL Games, realizada esse ano pela Cool-b, a revista especializada em visual novels BL há 15 anos.
A votação aconteceu pelo próprio site da Cool-b – e eu também participei – onde era possível votar para diferentes categorias e fazer um comentário opcional, justificando o voto. A própria revista, na edição de Maio, disponibilizou uma lista de 240 BL games comerciais para PC (alguns também para PSP, PS2, PSVita, Switch e Dreamcast) e 21 jogos para Android e iOS, totalizando uma lista de 261 jogos. Também era possível votar em algum jogo que não estivesse na lista.
O ranking se deu, então, a partir da votação do público, e a Cool-b selecionou vários comentários para exibir na edição de Setembro de 2019, junto com os resultados.
Confiram, abaixo, os resultados da votação:
Categoria Melhor Jogo – Os jogos mais amados de todos os tempos
1º Lugar: Luckydog1 +badegg & 2º Lugar: Luckydog1
(por: Tennenouji)
O quão incrível é a franquia de Luckydog? O suficiente para, mesmo depois de 10 anos após seu lançamento, continuar no topo de todos os rankings. Por mais que os jogos da Nitro+CHiRAL tenham ganhado muito mais destaque por aqui (afinal, a empresa é muito maior que a Tennenouji, e boa parte de seus jogos estão disponíveis em inglês e alguns, mais recentemente, em português), quem é – ainda que só um pouco – mais informado sobre BL games, conhece Luckydog. E quem já tocou nesse jogo, se apaixonou. Não resta dúvidas de que esse é o jogo mais amado de todos os tempos, no mundo inteiro.
3º Lugar: Paradise (por: Pil/Slash)
Como fã da empresa, sou suspeito para falar de Paradise. Não é um jogo perfeito, na verdade temos uma rota bastante questionável aí no meio, e a história pode não parecer muito promissora à primeira vista. Porém, estamos falando de uma parceria da Pil/Slash com a Love&Destroy, duas empresas de destaque, principalmente quando o assunto é terror; o que claramente colocou o jogo em um patamar longe de ser considerado ruim. O desenvolvimento dos personagens de forma geral é, na minha opinião, um ponto forte do jogo, em especial do protagonista, que é super carismático. A história em si é interessante, mas pode gerar uma longa discussão, então deixemos isso para uma análise mais aprofundada em outra oportunidade.
4º Lugar: Hashihime of Old book-town (por: Adelta)
Com muitas referências literárias e um ar psicodélico, Hashihime é um jogo de mistério que ganhou muito destaque no último ano. Além de ter sido lançado em inglês pela MangaGamer, o jogo todo foi feito praticamente por uma única pessoa: Kurosawa Rinko. Um jogo como esse, praticamente doujin, de uma brand tão pequena como a Adelta ter chegado nessa posição, diz muito sobre a qualidade da obra. Mesmo sendo um conteúdo mais cult, é inegável todo o valor artístico e cultural de Koshotengai no Hashihime (nome original do jogo). Ainda assim, esse jogo não é pra qualquer um: a história tem mais plot twists do que quantidade de personagens (que não são poucos) e é de fritar o cérebro do jogador, que acaba enlouquecendo junto do protagonista.
5º Lugar: Kintouka (por: GRISEDGE)
Eu fiquei muito feliz de ver Kintouka no top 5. Um jogo emocionante e que me marcou muito, é um belo drama da vida humana, com seus altos e baixos. Enquanto eu jogava, me sentia em uma montanha-russa de sentimentos. É um jogo que consegue te arrancar boas risadas, te dá ships fofíssimos, mas também te faz encher um balde de lágrimas. Além de levantar diversas reflexões sobre a vida e a morte, o jogo tem uma trilha sonora linda, que te envolve ainda mais durante o gameplay. Raiva, medo, tristeza e felicidade: você consegue sentir todas as emoções possíveis enquanto joga Kintouka, e a passagem entre uma e outra se dará, ora de forma gradual, ora de forma bruta e inesperada.
6º: Nie no Machi (Gameplay)
7º: Togainu no Chi
8º: Galtia
10º: Mahoutsukai to Tenshi to Akuma
11º: Kichiku Megane
12º: Hadaka Shitsuji/ Naked Butler (Disponível na Steam)
13º Bloody Chain (Disponível na Google Play)
14º Bara no Ki ni Bara no Hanasaku
15º DRAMAtical Murder (Resenha)
16º Shingakkou ~Noli me Tangere~
17º Ouji-sama Lv.1
18º CAGE
19º Sweet Pool (Resenha – Disponível na Steam)
20º Si-Nis-Kanto
Categoria Protagonista – Os protagonistas mais amados de todos os tempos
1º Lugar: Azuma (Paradise)
Comentário do Azuma: “P-p-p-primeiro lugar? Mentira, né. É sério? Hahaha não pode ser……. é sério? Pera… é sério mesmo? Mu-muito obrigadoo! Eu também amo pra caralho todos vocês…… Muito obrigado mesmo! Hum… agora vou cozinhar sekihan* e comprar bebidas. O que vocês acham de participar da festa?”
*arroz vermelho, um arroz feito com feijão Azuki, geralmente servido em festas/comemorações
2º Lugar: Gian Carlo (LD1 +badegg)
Comentário do Gian: “……Vocês me pegaram. Quem diria que eu seria arrastado até um lugar tão chamativo, tão próximo do topo… Mas, obrigado, eu me sinto ótimo. Aliás, onde está aquele imprestável?”
3º Lugar: Gian Carlo (LD1)
Comentário do Gian: “Yeah! Parabéns pelo terceiro lugar! Ah, espera, era eu. Receber esse prêmio incrível esse ano também… Grazie, obrigado mesmo a todos! ……droga, acho que vou chorar. Poxa, vocês querem mesmo me fazer chorar?”
4º Lugar: Tamamori (Hashihime)
5º Lugar: Hisora (Nie no Machi)
6º Lugar: Saeki Katsuya (Kichiku Megane)
7º Lugar: Hiiragi Kyouichirou (Taishou Mebiusline)
8º Lugar: Akira (Togainu no Chi)
9º Lugar: Lucil (Mahoutsukai to Tenshi to Akuma)
10º Lugar: Maeda Tomoaki (Hadaka Shitsuji)
11º Lugar: Shin (Galtia)
12º Lugar: Seragaki Aoba (DRAMAtical Murder)
13º Lugar: Shidou Yukari (Bloody Chain)
14º Lugar: Ranmaru (Beniiro Tenjou Ayakashi Kitan)
15º Lugar: Konoe (Lamento)
Categoria Personagem – Os melhores personagens (não-protagonistas) eleitos pelo público
1º Lugar: Bakshi Christensen (LD1 +badegg)
Comentário do Bakshi: “Valeu. Mesmo que meu amado tenha ficado em segundo… o maravilhoso no 1º lugar, o No. 1 do mundo sou eu, eu, E-U. Hahaha, a vista daqui do topo é a melhor!”
2º Lugar: Kawase (Hashihime)
3º Lugar: Mitsugi (Paradise)
Comentário do Mitsugi: “Muito obrigado pelo 3º lugar. ……Merda, eu não estou acostumado com essas coisas então não consigo dizer nada. O pivete de merda e o Matsuda estão animados feito dois idiotas e não calam a boca. ….De qualquer forma, muito obrigado.”
4º Lugar: Tsukasa (Kintouka)
Comentário do Tsukasa: “Eu fiquei em 4º lugar? Estou muito feliz! É a primeira vez que ganho algo como um prêmio ou troféu. Yeeey, Mune, Shuu, Kyou-chan, vocês estão vendo~? Eu estou cuidando do Souta. Quando chegar o verão, eu vou preparar o melhor céu e sol e lhe entregar o primeiro prêmio. Eu te amo.”
5º Lugar: Ronshou Asuku (Nie no Machi)
Comentário do Asuku: “Votação poupular? Não dou a mínima. Aliás, você que votou em mim tá bem da cabeça? Tem muita gente louca nesse mundo, mas, mesmo entre eles, você é excepcionalmente estranho”
6º Lugar: Giulio Di Bondone (LD1)
7º Lugar: Senge Iori (Taishou Mebiusline)
8º Lugar: Shiki (Togainu no Chi)
9º Lugar: Bernardo Ortolani (LD1)
10º Lugar: Midou Takanori (Kichiku Megane)
11º Lugar: Lobelia (Mahoutsukai to Tenshi to Akuma)
12º Lugar: Suou Mio (Nie no Machi)
13º Lugar: Matsuda (Paradise)
14º Lugar: Minakami (Hashihime)
15º Lugar: Carlo (Si-Nis-Kanto)
16º Lugar: Laurus (Galtia)
17º Lugar: Shigure (Taishou Mebiusline)
18º Lugar: Kuchiba Naruomi (Nie no Machi)
19º Lugar: Ivan Fiore (LD1)
20º Lugar: Luchino Gregoretti (LD1)
Categoria Cenário – As histórias que penetraram profundamente no coração do público
1º Lugar: Luckydog1 +badegg
2º Lugar: Kintouka
3º Lugar: Koshotengai no Hashihime
4º Lugar: Luckydog1
5º Lugar: Paradise
6º Lugar: Nie no Machi
7º Lugar: Taishou Mebiusline
8º Lugar: Shingakkou ~Noli me tangere~
9º Lugar: Sweet Pool
10º Lugar: Mahoutsukai to Tenshi to Akuma
Categoria Música – Trilha sonora mais marcante
1º Lugar: Luckydog1 +badegg
2º Lugar: Koshotengai no Hashihime
3º Lugar: Kintouka
4º Lugar: Lamento
5º Lugar: Luckydog1
6º Lugar: Nie no Machi
7º Lugar: Paradise
8º Lugar: DRAMAtical Murder
9º Lugar: Hadaka Shitsuji
Categoria Visual – As melhores ilustrações
1º Lugar: Luckydog1 +badegg (ilustradora: Yura)
2º Lugar: Nie no Machi (ilustradora: Rinno Miki)
3º Lugar: Koshotengai no Hashihime (ilustradora: Kurosawa Rinko)
4º Lugar: Luckydog1 (ilustradora: Yura)
5º Lugar: Mahoutsukai to Tenshi to Akuma (ilustradora: Nishio Tooru)
6º Lugar: Paradise (ilustrador(a): Kotomi Youji)
7º Lugar: DRAMAtical Murder (ilustradora: Honyalala)
8º Lugar: Togainu no Chi (ilustradora: Tatana Kana)
9º Lugar: Room No. 9 (ilustradora: Nikaidou Shino)
10º Lugar: Hadaka Shitsuji (ilustrador: Togo Mito)
Como BL Gamer há mais de 7 anos, e tendo jogado grande parte dos jogos mais premiados, me sinto no dever de comentar que, no geral, os resultados foram coerentes com a qualidade dos jogos. Apesar de eu ter algumas críticas (como Hadaka Shitsuji em posição mais alta do que jogos muito melhores, ou o Tomoaki ter ficado muito acima do Konoe), são coisas passíveis de acontecer numa votação aberta ao público, já que as coisas as japonesas gostam, por vezes, podem não bater com nossos gostos. Mas os resultados nas posições mais alta foram coesos e fizeram jus a qualidade das obras, na minha visão.
Portanto, se você quiser adentrar ao mundo dos BL games e não souber por onde começar, se guiar pelos vencedores dessa votação pode ser uma boa forma de ingressar nesse pântano.
Comentários via Facebook
3 Comentários
[…] hoje. Foi o caso da mundialmente conhecida e famosa Nitro+CHiRAL; da Tennenouji – criadora de um dos maiores sucessos de todos os tempos; da Holicworks, com suas irmãs subsidiárias; da polêmica Pil/Slash, além de outras das quais […]
[…] adaptação – conhecido também como 2.5D – foi “Luckydog1”, possivelmente o jogo mais popular do gênero no Japão, até […]
[…] em 2010. O sucesso permanece até hoje, e os personagens do jogo continuam aparecendo nos rankings de popularidade japoneses. Agora você pode jogá-lo em inglês, de forma oficial e sem […]