Apesar do cancelamento da Be x Boy, o BL continua forte na França

Yaoi na França: cancelamento da Be x Boy francesa, evento yaoi e yuri, webzine BL

Yaoi na França: cancelamento da Be x Boy francesa, evento yaoi e yuri, webzine BL

Após 3 anos de existência e 15 volumes publicados, a versão francesa da  Be x Boy Magazine  foi cancelada.

Aparentemente o formato de publicação bimestral em capítulos não foi bem sucedido na França, apesar de contar com títulos muito famosos como Viewfinder, His Favorite (Aitsu no Daihonmei), Bukyou na Silent (Silent Love), Yebisu Celebrities, entre outros.

A editora Asuka afirmou que o cancelamento não significa que eles vão parar ou diminuir seu investimento em boy’s love. Por se tratar de uma revista de pré-publicação, a Be x Boy francesa deveria estar atrasando o ritmo dos lançamentos em tankobon da editora, e causando defasagem em relação às publicações no Japão.

Além das autoras japonesas, a revista contava com o mangá Sweet Desire,  da artista francesa  Eternal-S. O mangá foi interrompido devido ao cancelamento, mas deve ganhar um tankobon em breve.

O último volume foi lançado no dia 18 de julho e como brinde, vem com 6  “pranchas” em preto e branco, com desenhos e mensagens de algumas das autoras mais queridas da revista, como Hinako Takanaga, Yonezou Nekota e Kazuhiko Mishima.

Béèle Mag reune o melhor do boy’s love ocidental

O segundo volume da Webzine francesa Béèle Mag ( excelente nome!) foi lançada no dia 26 de junho.  No lindo site da revista, o fã poderá desfrutar gratuitamente de ambos os volumes lançados.

Este volume conta com duas novels, quatro quadrinhos e diversos artigos lindamente ilustrados. Os quadrinhos incluem uma versão francesa do popular webcomic americano Starfighter, o webcomic italiano Purpurea Noxa, além de  Ephemeral e  Tides of Hiraeth.

Confesso que não entendo bulhufas de francês, mas meus olhos ficam felizes em passear pelo site e pela revista, que são caprichadíssimos. Vale o clique.

Segunda edição da YaoiYuriCon destaca artistas locais

Para finalizar nosso “tour” pela França, nos dias 27 e 28 de outubro, será realizado em Lyon o segundo YaoiYuriCon. O evento contará com a presença da romancista Akiko Murita, que publica livros boy’s love nos gêneros thriller e fantasia e Rokkusan, o autor da webfiction GMO project.

Embora mais modesto que o evento americano Yaoi Con, o YaoiYuriCon acredita que sai “ganhando” pela proporção de fãs atingida. No ano passado foram 500 visitantes e acredita-se que este número tende a crescer, a julgar pelo interesse dos fãs e das editoras no gênero.



Sobre Tanko

Tanko é ilustradora e arte-finalista, viciada em podcast e café. Fujoshi, otaku, nerd e esquisitona. Vive nas montanhas chuvosas imperiais. Ver todos os tópicos de Tanko

8 Comentários a Yaoi na França: cancelamento da Be x Boy francesa, evento yaoi e yuri, webzine BL

  1. Neko Neka

    Véi, até revista eles tem? É nessa hora que eu queria ser francesa T___T

    • tanko

      A França vai muito bem de yaoi, obrigada. ^^; Lá tem coisas ótimas, acho que está valendo aprender francês.

  2. Deuses, NÃÃÃÃÃOOOOO! Poxa D: eu comprava as edições francesas de Be X Boy de uma amiga que mora lá, COMO FICA MINHA VIDA AGORA? Mas é uma pena, embora eu ache difícil uma revista fazer sucesso fora do Japão. É como as boy's band, sem serem asiáticas não pega.

    Ainda assim é uma pena :~/

    Wow eu já ouvi falar dessa Béèle Mag, embora não saiba bulufas de francês, eu tenho um dicionário aqui em casa e traduziria alegremente com ele e com o google, mas isso depois que arranjar um emprego, é claro. Fã que é fã quer ver tentativas ocidentais sendo bem sucedidas tmb.

    E me perguntando por que ainda não temos um evento YaoiYuri aqui, seriamente.

    • tanko

      Chato mesmo, porque a Be x Boy francesa era uma graça. =(
      Parece que é difícil lançar antologia fora do Japão, até pelo que eu disse, os fãs acabam tendo que esperar mais que o necessário por uma compilação, já que os títulos da antologia já saíram faz teeempo. Não sei também se funcionaria lançar trabalhos mais recentes em antologia, pois isso significa riscos maiores, o mangá pode não ser bem sucedido ou ser cancelado. Bom, pelo menos vão continuar com os tankobons.

      Felizmente a maioria dos trabalhos de quadrinhos da Béèlle Mag tem versões em inglês nos sites dos autores ou no site dos webcomics (como é o caso de Starfighter). Mas as matérias e fics parecem legais… ^^ Dá vontade de aprender francês.

      Aqui no Brasil já se teve a Pervocon I e II, que além do yaoi e yuri tinha hentai. Acho que a preocupação mesmo é com o público. Penso com meus botões, se a YaoiCON reune 2000 pessoas nos EUA e 500 na França, que têm um mercado bom de yaoi, patrocínio de editora, etc, quantos reuniria aqui? É viável, mas arriscado.

      • Sim, sem contar que o apelo realmente é mais nacional, mas ainda assim sentirei saudades da Be x Boy francesa D:

        Poisé, o que me atrai em Béèlle Mag é o extra realmente, principalmente as novel's. Mas realmente essa capa me seduziu muito, parece uma coisa tão bem trabalhada, conteúdo diversificado. Tem tudo para dar certo.

        Eu nunca soube dessa Pervocon D: que triste. Mas mais que público, penso que faixa etária tmb é um problema, eu tenho muitas amigas que são controladas pelos pais, ou seja, imaginar uma delas indo em um evento do gênero (que envolva de bônus hentai tmb) é impossível. Por mais fã que sejam DX E organização, os eventos daqui carecem disso extremamente. Não sei em outros estados, mas em Sampa é bem fácil virar bagunça.

        Eu preciso realmente é saber mais dos dois eventos, na França e no EUA, para ver qual público e qual idade é a predominante. Não quero falar algo sem saber.

        • tanko

          Quanto à Pervocon, aconteceram 2 edições, a segunda em 2007. eu não estive lá, mas soube que não deu baixaria nem virou festa da uva/sauna. Mas apesar de não ter causado problemas, eu pessoalmente acho complicado juntar o público de hentai e yaoi.

          França eu não sei, mas nos EUA a maioria dos eventos desta temática é 18+. Acredito que na Europa não seja diferente.

  3. Me apaixonei pela Béèle Mag, muito linda! Ai ai, maior arrependimento de ter abandonado as cadeiras de francês agora T.T

    • tanko

      Eu morro de inveja dessa revista… pelo menos é uma inveja construtiva: sempre que olho pra ela tenho vontade de fazer meus próprios quadrinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Twitter

Calendário de posts

julho 2012
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Amazon Brasil

Lojas Online