É possível falar de sexo seguro no yaoi?

Dia mundial de luta contra a AIDS, Mika Sadahiro e a camisinha

Dia mundial de luta contra a AIDS, Mika Sadahiro e a camisinha

Este texto contém imagens NSFW (e 18+). Não leia se for sensível a spoilers.

Dia 1º de dezembro foi o dia mundial de luta contra a AIDS.

Embora o Boy’s Love seja um gênero enfocado no romance e fantasia, sem grandes comprometimentos com a educação de suas leitoras, eu não consigo achar normal a quantidade mirrada de títulos que lidam com um assunto tão importante e tão ligado ao sexo quanto o uso da camisinha.

E é um pouco preocupante. Penso se é apenas uma questão estética, recurso para mostrar intimidade e entrega entre os personagens ou apenas reflete uma tendência dos jovens em não se preocuparem com doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar dos avanços da medicina e da melhoria da qualidade de vida dos portadores de HIV+, a AIDS ainda não tem cura, nem vacina. E todos parecem se esquecer que além da AIDS, existem doenças como o HPV (papiloma vírus humano) que pode causar deformações nos órgãos genitais, o temido câncer no colo do útero e o câncer de pênis.

Bom, antes que eu passe por uma louca hipocondríaca, escrevo este post não apenas para pedir com muito carinho que vocês todos cuidem bem de sua saúde, mas também para comentar que é possível falar destas coisas tão pouco glamourosas que pertencem à vida  mundana, como a camisinha, mesmo em um mangá Boy’s Love.

Comecei fazendo uma lista de mangás que lembrava ter visto os personagens usarem camisinha e percebi que a maioria deles era da Mika Sadahiro. Por isso fiz este pequeno apanhado com algumas pérolas da autora, como esta página do Nezi no Kaiten EX, o sexto oneshot do mangá 6mm no Taboo.

Neji no Kaiten – spoiler- NSFW – clique para abrir.

Pratiquem antes de fazer esse tipo de “show” e deixem os dentes fora disso. =B

À despeito desta página quase didática, Neji no Kaiten é uma história bastante “perturbada”, contendo estupros (inclusive incestuosos), rapto, drogas e chantagens que me causaram ainda mais choque do que a infame cena do esfregão em Under Grand Hotel.  Até este momento, a única cena em que tinha visto a camisinha aparecer foi em uma cena de sexo hetero. O modo como os protagonistas se “conhecem” neste mangá contrasta tão gravemente com esta página que chega a ser risível a preocupação com a camisinha nessa altura do campeonato.

Vemos a presença da camisinha em diversos outros títulos, como  Mukizu ja Iranee, Hai to Diamond e no citado Under Grand Hotel (embora o uso da camisinha aqui seja bem pouco ortodoxo). Mas é em Surf Junkie em que vemos um uso realista e significante da proteção.

Surf Junkie foi indicado pela Tinini neste post e eu finalmente tomei vergonha na cara para ler. A história fala de um surfista, Ritsu, que entende tudo de ondas e sexo, mas pouco sobre o amor. As coisas mudam para ele quando ao pegar uma onda, um surfista novato, Shibuki, esbarra nele, causando um acidente. Após o ocorrido, Ritsu aceita treinar Shibuki na arte do surfe… e acaba se deixando envolver.

A trama tem ótimos momentos e personagens muito humanos, com medos reais, em especial o próprio Ritsu. E para mim -que não entendo patavinas de surfe- as analogias entre o mar e o sexo foram bem utilizadas, bem como alguns fetiches relacionados ao esporte. Talvez a arte de Sadahiro sensei não seja do gosto de todos, mas ela é capaz de criar imagens brilhantes e poéticas, além de, é claro, cenas ultra picantes.

Para quem acha que camisinha corta o clima da história, a ideia de intimidade entre os personagens, pode mudar seu jeito de pensar. A camisinha nesta trama é um recurso muito bem utilizado para demonstrar os sentimentos de Ritsu por seu parceiro, sentimento este que é reforçado quando o personagem resolve fazer um teste de HIV.

Além de mostrar que tem os olhos abertos para a questão das DSTs, a autora passa uma mensagem bastante rara: a camisinha também deve ser usada para sexo oral! UAU, obrigada, Mika Sadahiro, todo mundo esquece deste “pequeno detalhe” quando fala de sexo seguro.

Gostei muito deste mangá e repito a recomendação. É muito bom ler uma história onde dizer “eu te amo” não basta. Pois na vida real nós sabemos que quem ama para valer… protege

Surf Junkie – spoiler – NSFW – clique para abrir.


Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida! XD~

Ainda sobre o tema, recomendo que leiam este maravilhoso post da Valéria do Shoujo Café, que conta a história da AIDS retratada nos mangás.

Play safe


Sobre Tanko

Tanko é ilustradora e arte-finalista, viciada em podcast e café. Fujoshi, otaku, nerd e esquisitona. Vive nas montanhas chuvosas imperiais. Ver todos os tópicos de Tanko

13 Comentários a Dia mundial de luta contra a AIDS, Mika Sadahiro e a camisinha

  1. J_chan

    O post esta ótimo!
    Adoro Mika Sadahiro, as cenas de sexo dela são de matar qualquer um!
    Enfim.. até agora só vi camisinha nos mangas dela, a primeira vez foi em Under Grand Hotel.
    No começo eu estranhei, como assim camisinha? õ.o
    Mas a maneira como os personagens usam é tão sexy q vc morre em todas as cenas xDD
    Já falei muita besteira sem sentido.
    Bju ;**

    • tanko

      ehehhe, em Under Grand Hotel eles parecem usar mais a camisinha por questões higiênicas… o que é bem pouco ortodoxo. Mas também, os personagens sofrem estupros todo o tempo, acho que já entregaram para Deus.

  2. shoujofan

    Espetacular essa última imagem. 🙂 Estava em algum anime/mangá?

    • tanko

      Não sei, Valéria, eu encontrei solta pelo mundo, num tumblr sem créditos. =/

  3. Xeretinha

    Muito bom o post. Infelizmente apesar do alerta mundial, a AIDS avança. Principalmente entre os jovens homossexuais e o que é irônico, eles sabem dos riscos e mesmo assim tem relações sem camisinha.
    Adoro Mika Sadahiro e li todas as suas estórias. Ela é um das poucas que sabe fazer cenas de sexo bem interessante. 🙂
    Li a estória de Wakuni Akisato que é indicado pela Valéria, um tempo atrás e gostei. Recomendo. E tem também New york, New York de Marimo Ragawa, com alguns personagens enfrentando as consequências do sexo desprotegido, além de retratar a vida do casal principal de modo realista. Uma dica: a estória de Marimo é linda. Toda vez que eu leio esse manga me emociono. 🙂

  4. Xeretinha

    Huh? Cadê minha resposta!!?? Comeram!!?? 🙂
    Bem, vou escrever novamente: Adorei o post. Infelizmente apesar do alerta, a AIDS avança, principalmente entre os jovens homossexuais. O que é irônico é que sabem disso e não se previnem.
    Li todos os mangás de Sadahiro e adoro. Sobre o mangá que Valeria falou, eu li Nemureru Mori no Binan e Tomoi e adorei, realmente é um mangá bem realista e não é para todos, recomendo. 🙂
    Outro mangá que fala sobre a Aids é New york, New york de Marimo Ragawa. Não da forma de Tomoi, mas mostra a preocupação da mangaká em mostrar os fatos. Amo essa estória e não deixo de me emocionar toda vez que a leio. 🙂

    • tanko

      Vou ler esta New York New York quando tiver um tempinho. A lista do ano que vem pelo visto vai ficar bem mais recheada!

    • geo

      o q a gente vê atualmente é a aids avançando entre casais héteros pq muitos pensam que camisinha serve só pra n ter filho…

  5. Zena

    Depois desse post fiquei com vontade de ler os mangás citados xD
    Embora na maioria dos BL's não se preocuparem com essa questão, teve vários outros mangás que li que usaram camisinha, mas não lembro os títulos…

  6. Quando tava editando Kare no Niwa, no capitulo 5 ou 6 também usa camisinha, mas foi só com o homem "pra diversão", quando foi pro quarto do outro que gostava realmente nem deve ter lembrado XD
    Acho que já vi outros mangás onde usavam camisinha, não consigo lembrar direito.
    Mas realmente é bem raro usarem nos yaoi. Não digo de hentai e yuri porque não leio/assisto.

    • tanko

      É, normalmente acontece isso nos mangás, a camisinha é esquecida porque quem a gente ama é limpinho (pois sim). No Surf Junkies vemos os personagens usarem camisinha até o momento em que o teste é feito e eles resolvem entrar numa relação estável. Bem mais adequado!!

  7. Esse mangá, Surf Junkie, tem em algum scan brasileiro?

    • tanko

      Não sei, não leio scans em português, mas talvez alguém saiba. =x

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Twitter

Calendário de posts

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online