A nova fonte é Deb Aoki no twitter. Fiquem com os melhores tweets dos painéis do Evento:
História do Shoujo e do Yaoi
-Artistas como Moto Hagio, Keiko Takemiya ambas desenhavam personagens masculinos não-japoneses em ambientação não japonesa e homossexualidade para discutir assuntos que eram tabus, como sexualidade, abuso e violência nos relacionamentos.
-Os Estados Unidos foram dos últimos mercados a aderir aos mangás BL, a Ásia e a Europa perceberam seu apelo muito antes.
Entrevista com Miyamoto Kano
-Ao ser perguntada porque haviam personagens femininas e bisexuais em suas histórias (pouco usual em BL), Miyamoto respondeu: “a razão pela qual eu incluo personagens femininas na maioria das minhas histórias é porque existem mulheres nesse mundo também!” *risos*
-Ao ser perguntada sobre influências em mangá e os seus mangás favoritos, ela respondeu “Hagio Moto e o grupo de (mangakas nascidos em) 49 são uma grande influência para mim. E hoje sou fã de Naruto.”
– “Talvez seja meu preconceito sobre homens gays em geral, mas eu gosto da idéia de que eles são promíscuos. As histórias populares no BL são sobre monogamia, mas eu acho que isso é irrealista. ” – Ela se refere ao tema da “monogamia” usando um dito japonês que significa “um pau, um buraco” (e isso fica muito feio em português! Mas é engraçado. Só que a gente pode usar a imaginação e afirmar que existem mais buracos e, ah, deixa para lá.)
-Ao ser perguntada sobre o que gosta de ouvir enquanto desenha, ela responde “techno e trance”.
Aí está uma pessoa lúcida e realista, não acham? Nunca li os seus mangás, mas agora fiquei com vontade de conhecer melhor.
E nessa galeria do photobucket você encontra os cosplays do Yaoi-Con. Há algumas fantasias bem ousadas aí, acho que as mulheres se liberam mais ao saber que ali o público é primariamente feminino ou gay. Mas imagino que se os homens hetero vissem isso, acabariam por “aderir” ao yaoi rapidinho só para ir no próximo Con.
Leia também o primeiro post: Yaoi-Con 2009
Olá, Tanko!
Adorei o blog! Já está no meu favoritos… ^_^
Se vc ainda não conhece as historias de Miyamoto Kano, LEIA! E não espere historinhas de meninos em escola, de harem e essas coisas. Seus mangas são diferentes…
E se quiser ler em portugues, uma menina da comunidade Universo Rules, do orkut, está traduzindo várias historias dela.
Abraços e Boa Sorte pro blog!
Eu que adorei sua participação! =*
Obrigada pela dica, vou conferir asap. Como falei no post, a mentalidade e as palavras realistas dessa autora me deixaram curiosa!
Abraços!