Kaori Yuki
Post original de Yukari em 27/10/2014
Um pouco sobre a vida e características da obra da mangaká Kaori Yuki. Com infográfico e timeline bibliográfico da artista.
Certamente existem vários reviews de mangás espalhados aos montes pela internet. Mas e seus autores? Sinto falta de uma atenção maior aos criadores de tantos mundos e histórias realmente magníficas. Afinal, sem eles nada disso existiria.
Começando com a responsável pelo meu gosto por yaoi, a mangaká Kaori Yuki!
Conhecida pelo seu visual gótico, com histórias geralmente trágicas e cheias de drama. Um visual de poses estravagantes e roupas com excesso de detalhes que enchem os olhos. Ela não é autora de yaoi, propriamente dito. Aliás, acredito que apenas um de seus títulos recebe oficialmente este gênero. Mas todos recebem aquela pontadinha de shonen-ai que você pode ver se quiser, e se não gostar também não irá incomodar.
Nascida em 18 de Dezembro. Não se sabe exatamente o ano, pois ela é reservada sobre sua vida pessoal. Seu pseudônimo se deve ao seu verdadeiro nome – Kaori – e Yuki seria em homenagem a cantora e atriz Yuki Saito.
Sua obra de estréia foi em 1987, com o título Natsufuku no Erī na revista Hana to Yume, resultado de um concurso de artes pela revista. Aliás, a maior parte dos mangakás começam desta forma, participando de concursos de revistas. Deu muito certo e gerou várias críticas positivas, resultando no seu retorno para algumas oneshots (contos de um só capítulo) ao longo dos anos seguintes e depois, com sua obra de maior sucesso Angel Sanctuary, que foi lancado pela Panini aqui no Brasil em 2005.
Fã de games e rock japonês, seus gostos são facilmente percebidos em elementos do seu desenho, como roupas e design de personagem. Seus temas também costumam ser bem dramáticos e diversas vezes triste.
Dona de uma narrativa gótica e repleta de sentimentos, suas pesquisas antes de começar uma história traz muito realismo e didática para sua obra. Não é raro acabar por conhecer uma lenda diferente ou mesmo religiões antigas. Ela chegou a passar quase um ano em Londres pesquisando para fazer sua série “Conde Cain“.
Trabalhando sempre com a lendária revista de shoujo Hana to Yume, é de admirar a quantidade de obras que ela lanca consecutivamente. Podem reparar na timeline que eu fiz abaixo.
Segue um infográfico sobre alguns detalhes do seu trabalho:
Fonte: Yukarishii
Comentários via Facebook
Sem comentários