BL Game
Você já jogou ou sabe o que é um BL Game?
Ainda não muito populares aqui no Brasil, os BL Games fazem parte de um dos diversos gêneros de Visual Novel, um tipo de jogo que é como se fosse um livro, porém com música de fundo, imagens, muitas vezes com dubladores dando voz aos personagens, e alguns podem ter até animações.
Uma visual novel tradicional é basicamente um jogo onde você lê uma história e faz escolhas que mudam o destino dela, envolvendo rotas românticas com algum dos personagens e pode ter finais bons ou ruins. Existem variações, e falarei um pouco mais sobre elas a seguir, porém isso é o mais comum.
Em 2014, com o lançamento do anime de DRAMAtical Murder, as pessoas começaram a saber sobre a existência dos BL Games, e talvez você seja uma dessas pessoas. Mas poucas sabem que esse pântano é muito mais fundo do que se imagina.
Existem atualmente mais de 300 BL Games comerciais (acho que é meio impossível de contar os doujin também, que são os jogos feitos por empresas independentes ou amadores) porém, o número de obras licenciadas em inglês é minúsculo e a quantidade de traduções feitas por fãs não é muito satisfatória para quem não sabe japonês.
Mas vamos entender um pouco melhor sobre esses jogos maravilhosos.
Você geralmente joga com um protagonista fixo, mas há jogos onde você pode escolher entre dois ou mais protagonistas. No primeiro caso, é mais comum o jogo ser narrado em primeira pessoa, enquanto no segundo caso geralmente é narrado em terceira pessoa. Não é nenhuma regra, mas posso citar Absolute Obedience e Maid Hajimemashita como exemplos de BL games com mais de um protagonista e narração em terceira pessoa.
Os jogos podem ser de diferentes gêneros, entre comédia, romance, terror, drama, erótico, mas por se tratarem de BL, obviamente o relacionamento entre homens estará envolvido na trama. O mais comum é que haja, no mínimo, dois personagens para você, enquanto protagonista, escolher como rota a ser feita. De acordo com as respostas que você escolher durante o jogo, consegue entrar na rota de um ou outro personagem, e depois caminhar para um final bom, feliz, ruim, triste ou neutro – tudo depende do jogo.
Conforme você avança no jogo, vai desbloqueando “eventos” que possuem imagens, as famigeradas CGs (também chamadas de Still), onde terão inclusive as imagens mais, digamos, ousadas – importante ressaltar que apenas jogos para PC possuem cenas +18, com algumas exceções de jogos para android. Além das CGs, quase todos os jogos terão um álbum com as músicas de fundo, e um de recollection, onde você pode rever algumas cenas do jogo (geralmente as cenas +18 que ficam aí). Alguns jogos possuem cenas extras que você desbloqueia quando zera o jogo ou à medida em que vai completando diferentes finais.
Agora que você já sabe o “normal” de cada jogo, vamos conhecer umas variações interessantes?
A primeira é que, na maioria dos jogos, o protagonista é uke e os caras das rotas são semes. Porém existem jogos onde o protagonista é apenas seme (Haru de No, Thank You e Tomoaki de Hadaka Shitsuji, por exemplo), outros onde o protagonista muda de acordo com a rota (Kia e Louise de Absolute Obedience terão uma surpresinha para você em relação a isso) e um em específico – até onde eu sei, o único – que você pode ESCOLHER literalmente, se vai ser uke ou seme, bem na hora do ato. Esse último se trata de Kamisama (Kari), um jogo duplo – foi lançado dois jogos juntos, com o mesmo plot mas em ambientes diferentes – onde você é um Deus inútil que é enviado para terra para completar umas missões e ser perdoado pelo Deus Chefão. No primeiro jogo você pode escolher entre ir para a Terra como um aluno ou professor do Ensino Médio, e pode “pegar” um aluno ou um dos dois professores disponíveis. No segundo, você pode escolher ir como um adulto ou como um senhor de mais idade e o ambiente é a cidade mesmo, sem escola agora.
Outra variação que eu não podia deixar de citar é quando a rota do jogo se dá por casal: ao invés de jogar com 1 protagonista, com X rotas para escolher, você joga com um personagem que já tem/terá um par fixo durante o jogo, ficando ao seu encargo escolher apenas os diferentes finais possíveis. Nesses jogos geralmente há um casal principal e outros casais secundários. Podemos citar Maid Hajimemashita e Shinkon-san como exemplos.
E, enfim, os jogos como os da Black Monkey (atualmente a empresa se dissolveu e um dos caras de lá tá na Blitz, empresa de Camp Buddy) que apesar de serem no padrão visual novel, contam com uns mini-games também – e, no caso dessa empresa, foram lançados oficialmente em inglês. Há alguns BL games japoneses que também colocam uma perna (ou um corpo todo, como no caso de uns jogos da franquia de Lucky dog) em joguinhos interativos, mas isso é mais comum em fandisks ou versões para videogame portátil.
Sabendo que a questão do idioma é o maior motivo da impopularidade desse tipo de obra aqui no Brasil, eu criei um canal exclusivamente para traduzi-los para o português. Estou lá desde 2014 e grande parte dos jogos que citei estão lá, fora que tenho projetos grandes ainda vindo por aí (os vídeos demoram porque sou só eu e eu mesmo fazendo, mas saem).
Além do meu canal, existe um programa chamado VNreader que possui ótimas ferramentas, tanto para traduzir instantaneamente o jogo, quanto para que tradutores como eu possam enviar suas traduções para o servidor, assim qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ver a tradução que eu envio para determinado jogo, em tempo real quando estiver jogando. Alguns jogos inclusive possuem tradução completa para o inglês por esse programa.
Por fim, vocês podem obter muitas informações sobre BL games, desde data de lançamento, empresa, até mesmo se o jogo tem patch/tradução, dando uma fuçada nessa tag da Visual Novel Database, que tem quase todos os jogos BL/Yaoi já lançados até hoje.
Para facilitar a vida de vocês, aqui estão algumas listas dos jogos traduzidos.
Comentários via Facebook
4 Comentários
[…] em conta o histórico dos BL games no Japão ao longo de suas duas décadas de existência, 2022 não foi dos mais movimentados para o […]
yaoi e muito bom
Voce já pensou em traduzir Camp Buddy? EU adoraria ler esse jogo, adoro os personagens
Voce viu que o site meumundobara traduziu a demo de Full Service Game?
No momento eu não faço mais traduções de jogos que já estão em inglês (só fiz de uma rota em absolute obedience uns anos atrás) porque já existem programas como o VNReader que eu citei, que faz tradução automática (e do inglês pro Português fica bem entendivel kk) e também porque a Sukinime provavelmente pegue esses em inglês pra traduzir, como já fizeram com SleepOver e Bacchikoi~
Não sabia que já tinham traduzido a demo de fullservice, vou dar uma olhada, obrigado ♡