O maravilhoso grupo do Ano 24 – 24-nen Gumi (atualizado)
O Grupo do Ano 24 (24年組, Nijūyo-nen Gumi ) refere-se a uma geração de influentes mulheres artistas que revolucionaram o shoujo mangá nos anos 70.
Nesta revolução nasceu o gênero que conhecemos como Boy’s Love.
O nome Ano 24 refere-se ao nosso ano de 1949, ou 24 da era Showa, mais ou menos a época em que nasceu a maioria das artistas dessa geração. Por isso elas também são chamada de forty-niners (49’s). A lista exata dos membros não existe, já que elas nunca foram um grupo coeso – quem cunhou esse rótulo foram os fãs e críticos. Mas em geral são citadas Moto Hagio, Riyoko Ikeda, Keiko Takemiya, Sumika Yamamoto, Yasuko Aoike, Yumiko Oshima, Toshie Kihara, Ryoko Yamagishi, Minori Kimura, Nanae Sasaya e Mineko Yamada.
Garotas revolucionárias
O grupo de 24 ficou conhecido por diversos pioneirismos e rompimentos de padrões, incluindo a abordagem de temas considerados tabu como sexualidade e questões de gênero.
Bebendo de fontes como literatura e cinema europeu e – por que não ?- muito rock n’ roll, estas artistas incríveis não só inovaram na abordagem e variedade de temas como também na narrativa visual dos mangás shoujo, quebrando a dureza dos requadros usados na época. As artistas adotaram layouts mais fluidos – em que as bordas dos quadros por vezes desaparecem e as imagens se sobrepõem – de modo a expressar simbolicamente não apenas as ações e a passagem do tempo real, mas também o tempo psicológico e o mundo interno dos personagens.
E surge o Boy’s Love
As pioneiras do mangá BL, Moto Hagio (Toma no Shinzo – Coração de Thomas) e Keiko Takemiya (Kaze to Ki no Uta – Canção do vento e da árvore) viviam no mesmo apartamento em Ōizumi em Nerima, Tokyo de 1970 a 1973.
No entanto, a ideia de desenhar romances entre meninos veio de uma terceira pessoa, a vizinha e amiga de Keiko Takemiya, Norie Masuyama. Masuyama não era mangaka mas apresentou a homossexualidade masculina para as artistas através da revista gay Barazoku e o filme Les amitiés particulières, que motivaram Takemiya e Hagio a criar as primeiras obras shounen ai.
O Grupo do Ano 24 contribuiu significantemente para o desenvolvimento dos subgêneros do shoujo e seus trabalhos inspiraram e abriram caminho para várias gerações de mulheres artistas.
Touma no Shinzou de Hagio Moto – um dos primeiros shounen-ai
Fontes:
Revolução das Flores: uma introdução ao Grupo do Ano 24 na vanguarda do shōjo manga
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1 Comentário
[…] Takemiya Keiko e Hagio Moto, produziram os primeiros mangás shounen-ai. Elas foram chamadas de “Grupo das flores do ano 24”, uma referência à performance brilhante de sua geração e suas datas de nascimento em meados […]