Convidados Internacionais

pesquisador
Dr. Thomas Baudinette
Professor Sênior na Universidade Macquarie
Sua pesquisa foca no papel da cultura popular asiática em passar conhecimento sobre gênero e sexualidade pelo Leste e Sudeste asiático. Autor de dois livros sobre o tema – Regimes of Desire: Young Gay Men, Media, and Masculinity in Tokyo [Regimes de Desejo: Homens gays jovens, mídia e masculinidade em Tóquio] (University of Michigan Press, 2021) e Boys Love Media in Thailand: Celebrity, Fans, and Transnational Asian Queer Popular Culture [Mídia Boys Love na Tailândia: Celebridade, Fãs e Cultura Popular Queer Asiática Transnacional] (Bloomsbury, 2023), recentemente ele completou o projeto “K-pop Fandom as a Space for LGBTQ+ Support in the Asia-Pacific During Pandemic Times”[O fandom de K-pop como um espaço para apoio LGBTQ+ na Ásia-Pacífico durante a Pandemia] (AKS-2022-R033), patrocinado pela Academia de Estudos Coreanos.

pesquisadora
Erica Friedman
Fundadora da Yuricon e do blog yuri Okazu
Erica Friedman é a fundadora do Yuricon e é dona do blog sobre Yuri mais antigo e organizado do mundo, Okazu, que está ativo desde 2002. Ela já editou mangás para JManga, Seven Seas e Udon Entertainment, incluindo o clássico histórico Rosa de Versalhes.
Erica é a autora de By Your Side: The First 100 Year of Yuri Anime and Manga (Ao Seu Lado – Os Primeiros 100 anos de Mangás e Animes Yuri) publicado pela Journey Press.

pesquisadora
Samantha Aburime
Pesquisadora independente de estudos de fandom
Samantha Aburime é uma acadêmica independente de estudos de fã com focos em Estudos Queer, Estudos de Mulheres, Cultura e Mídia Japonesa, Direitos Humanos e Antropologia. Seu objetivo principal é corrigir equívocos quanto a mídia asiática e combater desinformação e preconceito em comunidades online.

CRIADORA DE CONTEÚDO
EMPHY
Criadora de conteúdo e membro fundador do @eromangobl (BL DAY LATAM)
Geógrafa de profissão, Fujoshi de coração há mais de 20 anos. Emphy compartilha suas experiências e paixão pelo BL no Instagram e Youtube como @emphyologia, além do podcast “Boys love y más”, dando especial ênfase ao desenvolvimento que a indústria tem tido ao longo dos anos em diferentes partes do mundo. Membro fundador do @eromangobl, grupo que gerencia atividades como o “BL Day Latam” ou “BL Awards em espanhol”, que busca informar e mobilizar constantemente a comunidade amantes do BL na língua espanhola. Peruana que reside no Brasil desde 2011, faz pouco criou a conta @bldamanha, a fim de interagir e expor sua visão particular sobre o tema em português.

pesquisadora
Akiko Mizoguchi
Professora adjunta da Universidade de Waseda e teórica de cultura queer visual
Akiko Mizoguchi é uma teórica de cultura queer visual que leciona na Universidade de Waseda como Professora Adjunta. Ela publicou vários artigos sobre BL, filme e arte em inglês e japonês. Seus livros em japonês “Teorizando BL como um gênero transformativo” (BL shinkaron: boizurabu ga shakaiwo ugokasu) e sua edição diálogo foram traduzidos para chinês em Taiwan e coreano. Seu canal no YouTube “BL with AKIKO” promove BL para fãs do mundo todo através de suas entrevistas com autores de BL.