Color Recipe
Classificação: 🍋🍋🍋🍋
“Color Recipe” é um mangá escrito e ilustrado por Harada. Inicialmente, ele era lançado na revista Ciel da Kadokawa Shoten e chegou a ter um volume publicado pela editora em 2016, mas passou para a revista Dear+ da editora Shinshokan, que completou a série em dois volumes em 2018.
Shoukichi é um cabeleireiro de 25 anos que é habilidoso, mas que tem muitos problemas em conseguir clientes, pois é agressivo e tem péssimas habilidades sociais. Por causa disso, o pequeno e novo salão em que ele trabalha está passando por dificuldades e Shoukichi é obrigado a ir para as ruas entregar panfletos de propaganda e atrair clientes.
Claramente fracassando em seu dever de conseguir qualquer cliente, ele se depara com um homem que o humilha e tira sarro de sua situação. O homem ri, dizendo que se o cabeleireiro está na rua entregando panfletos, o salão em que ele trabalha realmente deve ser um fracasso. Irritado, Shoukichi dá um soco no homem e vai embora. No entanto, ao voltar ao salão, ele descobre que o tal homem era Fukusuke, o novo cabeleireiro contratado por seu chefe.
Muitas obras da Harada costumam ser divisores de águas entre os fãs de BL, por abordar certos conteúdos que costumam ser sensíveis para uma maioria. Há quem ame esses mangás “tóxicos” e há quem odeie a suposta “romantização” de coisas “erradas” que a autora faz.
Eu acompanhei “Color Recipe” enquanto ele ainda estava sendo lançado e foi uma das maiores montanhas russas que já vivi, porque não dava pra prever o que raios a Harada iria fazer com essa história. Quando li o último capítulo, soltei um dos “MAS QUE FDP” mais satisfatórios da minha vida. Acho todo o desenvolvimento da série simplesmente genial e, ao contrário do que muitos dizem, não acredito que a Harada esteja romantizando relacionamentos abusivos neste mangá.
Olhando a série por cima, sim, ela possui inúmeras coisas erradas. É um festival de conteúdo problemático pra todo lado. Porém, o que precisamos entender é que abordar uma questão não é sinônimo de romantizar. Não é porque uma obra mostra certos temas que esse tema está sendo apresentado como algo legal e bonito. Você não pode olhar pra história como partes separadas, superficialmente, sem entender como tudo isso se conecta.
*AVISO/TW: A partir daqui, há menções a estupro, manipulação, chantagem emocional e muitos SPOILERS*
“Ah, mas o Fukusuke abusa do Shoukichi e mesmo assim o Shoukichi perdoa ele e ainda dá a entender que eles vão ficar juntos, então é romantização”.
Primeiramente, é preciso entender que o Fukusuke é um mentiroso manipulador. Sendo assim, é óbvio que tudo o que o Fukusuke fala para o Shoukichi é pra convencê-lo de que ele é uma boa pessoa. Ou seja, o que o Fukusuke FALA de bonito para o Shoukichi não importa pra nós, os leitores, porque tudo o que ele faz e diz para o Shoukichi é só para manipulá-lo.
É possível ver como a maneira que ele se comporta na frente do Shoukichi é pura fachada quando, no capítulo 9 (ou 4ª capítulo do volume 2), o Shoukichi diz que sabe que está sendo enganado. A expressão do Fukusuke no momento que a máscara cai é de dar arrepios.
Em segundo lugar, você não pode ver que o Shoukichi perdoa toda as atrocidades que o Fukusuke fez no final da história e automaticamente concluir que a mensagem que a Harada quer passar é que precisamos perdoar e amar nossos abusadores. Não. O Shoukichi é um dos maiores exemplos de vítima de relacionamento abusivo que existe na história dos mangás. Ele NÃO vê que ele tá sendo enganado. Ele NÃO vê o quão desgraçado é o Fukusuke. Apesar de toda merda, ele acaba acreditando nas palavras doces desse homem.
Só que você, leitor, está vendo o outro lado. Essa é a grande questão.
A Harada está mostrando, sem flores, o que é estar preso em um relacionamento tóxico. Ela não mostra um “passado triste” do Fukusuke que justifique ele ser do jeito que é, para você ficar com pena. Ele simplesmente é daquele jeito. Todas as cenas “tristes” com o Fukusuke são pra mostrar que ele é um babaca que só pensa nele mesmo.
Quando ele fica com “pena” do Shoukichi no capítulo 10 (ou 5º capítulo do volume 2), é simplesmente porque as coisas não estavam ocorrendo da maneira que ele queria. O Shoukichi não tava agindo como ele queria. Não era isso que ele tinha planejado. A situação era completamente frustrante e irritante para o Fukusuke.
Outro exemplo que eu gosto de dar de como o Fukusuke era um desgraçado muito inteligente também está no capítulo 10. Ele percebe que usar força bruta não estava dando certo e muda completamente de tática. Além disso, ainda consegue se utilizar de algo que o próprio Shoukichi diz para fortalecer essa nova tática.
Quando Fukusuke decide partir para o apelo emocional e se joga no chão pedindo perdão no meio da rua, Shoukichi acaba falando que, possivelmente, Fukusuke era daquele jeito por ele ser ainda pior em se relacionar com as pessoas. Essa cena é ótima, porque por mais que você não consiga enxergar todo o rosto dele, você percebe que o Fukusuke simplesmente pensou “É ISSO”.
Depois dessa cena, até o final do mangá, o Fukusuke começa a criar todo um discurso para Shoukichi sobre como ele não sabe interagir socialmente com as pessoas. Começa uma encenação de coitado incompreendido e isso funciona, porque foi uma teoria que saiu da própria boca do Shoukichi. Fukusuke apenas agiu de forma que essa afirmação de Shoukichi se confirmasse na cabeça do rapaz.
O Shoukichi é um bom rapaz, ele sentiu pena. Ele acreditou que as atitudes do Fukusuke não eram por má intenção. O cara só não sabia se relacionar de outra forma com os outros. Poxa, olha como ele é um coitado. Não consegue nem mais trabalhar direito. Talvez ele só precise de alguém que o ajude a melhorar, não é? Ele já pediu desculpas. Shoukichi está ali vendo como ele também está sofrendo.
Só que essa encenação triste não é para os leitores sentirem pena. É para o SHOUKICHI sentir pena. Nada daquilo é para convencer o leitor de que o Fukusuke é um coitado que ama profundamente o Shoukichi, mas que só é meio “atrapalhado”. Harada está apenas mostrando como o Fukusuke está manipulando o Shoukichi DE NOVO de uma maneira DIFERENTE. Fukusuke usa o sentimento de culpa do Shoukichi para prendê-lo nessa relação. Faz com que o Shoukichi se sinta mal em abandoná-lo, porque ele é o único que pode ajudar o Fukusuke a ser “uma pessoa melhor”.
Nós, leitores, sabemos que tudo isso é mentira. Nós acompanhamos todas as conversas do Fukusuke com o Riku. A gente sabe que é tudo uma grande encenação.
E é por isso que eu digo que não há “romantização” do relacionamento abusivo em “Color Recipe”. Não é bonito, não é legal e é tóxico. Você sabe que o Shoukichi não está feliz. O mangá mostra momentos MUITO pesados e eles são agoniantes do começo ao fim. É a história de um abusador e sua vítima sendo mostrado do jeito que ele exatamente é: TÓXICO.
Comentários via Facebook
3 Comentários
Estou realmente IMPRESSIONADA! Minhas espectativas estavam baixas sobre esse BL, mas você me fez ver ele de outra forma, e isso só impressionante! Você é ótima em fazer críticas sobre essas coisas. Meus parabéns!
Cristieko, não sei quem és, mas te amo muito. 💕👁️👄👁️👌🏻
Achei sua análise simplesmente maravilhosa.