Entrevista com a Blue Lynx (Tradução)
(Esse texto é uma tradução da entrevista realizada originalmente em inglês pelo site Anime News Network)
Ano passado, a Fuji TV anunciou o lançamento do selo de anime Boys Love chamado Blue Lynx. Desde então, o selo produziu três filmes animados: Saezuru Tori wa Habatakanai, Given The Movie e Umibe no Étranger. O Anime News Network falou com a produtora Yuka Okuyasu sobre o envolvimento do Blue Lynx nesses títulos e sobre o estado atual do mercado de animes BL no Japão.
Você pode explicar as origens do selo Blue Lynx?
Hoje em dia, animes não são apenas para os chamados “otakus”. Você vê a popularidade se espalhando para o mainstream também. Isso é muito bom para o mercado de anime, mas por outro lado, sinto que tem menos produtos de nicho que fãs hardcore apoirão de forma apaixonada. Com isso em mente, a Fuji TV estabeleceu o selo Blue Lynx desejando direcionar nossa energia para títulos grandes, como também para criar novos trabalhos em gêneros que fossem capazes de falar profundamente com sua audiência principal.
O motivo que decidimos nos especializar em BL, quadrinhos BL podem ser muito populares no Japão, mas não existem muitos títulos que recebem adaptações para a tela. No mercado japonês de animação onde existe grande disputa para adaptar trabalhos novos para anime, decidimos que o BL seria um desafio muito digno de trazer às telas.
A Blue Lynx adaptou apenas três projetos até agora, mas a diversidade dos relacionamentos retratados nos três trabalhos é notável. Que tipo de trabalhos você quer que a Blue Lynx represente?
Eu quero criar anime com ótimas histórias e animação de qualidade. Mesmo que o elemento BL fosse removido, essas histórias ainda poderiam ser grandes obras de entretenimento.
Quando você lê um mangá BL, que tipo de aspectos você nota que lhe faz pensar “Isso seria ideal para adaptar em um anime?”
Saezuru Tori wa Habatakanai, Given The Movie e Umibe no Étranger tem climas diferentes, mas acho que o que eles tem em comum é que existe uma lógica em suas histórias de amor. Cada trabalho tem seus elementos que o complementam – Saezuru Tori wa Habatakanai tem o noir , Given tem a música – mas essas coisas são somente decoração, enquanto a história de amor é o fator principal. Tentamos garantir que a história de amor se destaque.
O logo da Blue Lynx é produzido pelo Estúdio Durian com nomes como Shingo Natsume, Kiyotaka Oshiyama, e Kensuke Ushio entre os envolvidos. Quais foram as circunstâncias por trás do envolvimento deles?
Sou fã de ACCA: 13-ku Kansatsu-ka, Spacy Dandy e outras coisas que Shingo Natsume dirigiu, então ele foi a primeira pessoa que eu entrei em contato. A partir daí, ele convidou o Estúdio Durian, Kiyotaka Oshiyama e Kensuke Ushio. Através da liderança de Natsume-san, eles foram capazes de fazer a animação com um time incrível.
Você disse antes que um dos motivos que você quer fazer filmes animados é pela liberdade de retratar sexo de uma maneira mais próxima do trabalho original. Existe mais algum motivo que você escolheu filme em vez de série de televisão?
Fazer anime como um filme com certeza lhe garante certa liberdade. Não estou particularmente preocupada com o conteúdo quente, mas se é necessário retratar as mensagens essenciais do trabalho original, então eu penso que também é necessário para o anime ter essas cenas eróticas. Por outro lado, como em Given, o jeito que você começa a história com uma série de TV, para então virar um filme, é algumas vezes eficiente dependendo do conteúdo do trabalho original.
Que tipo de público alvo você almeja para os filmes? Fãs dos trabalhos originais? Frequentadores casuais de cinema?
O maior alvo são fãs de cada obra original. E um dos objetivos de criar o selo Blue Lynx é encorajar fãs que conseguimos de cada anime a tornar-se fãs do próximo trabalho.
Quanto o mercado de mangá BL no Japão mudou comparado há cinco anos atrás?
Não sou editor, então não posso falar de mudanças no mercado de mangá. Mas falando de adaptações para telas, acho que teve um aumento visível nos últimos cinco anos. Estações de TV sentiram o impacto grande de Ossan’s Love em 2018. Em nossa companhia, a série de 2018 para streaming Pornographer foi um sucesso, vai ter uma versão em filme ano que vem. Mesmo alguns anos atrás, seria difícil conseguir uma proposta para um anime BL com cenas sexuais aceita por alguma empresa. Contudo, devido às circunstâncias mencionadas nos últimos anos, as propostas ambiciosas do Blue Lynx foram aceitas de forma favorável na empresa. Comparado há cinco anos atrás, acredito que existe mais atenção para o gênero BL devido ao seu grande potencial para adaptações às telas.
Nos Estados Unidos, mangás BL e yuri são muitas vezes comercializados de maneira diferente comparado ao Japão. Eles são muitas vezes colocados na categoria “LGBT”. O que você pensa dessa diferença cultural?
Acho que isso pode ser uma peculiaridade ao Japão. Isso é minha análise pessoal, mas ao longo de décadas atrás, mangá japonês -particularmente mangá shoujo – muitas vezes tinha personagens do mesmo sexo aparecendo que eram mais que amigos mas menos que namorados. Por exemplo, coisas como Card Captor Sakura ou Sailor Moon. Talvez as pessoas japonesas que gostavam daquelas obras quando criança eram mais ou menos apegados à “conexão espiritual profunda entre duas pessoas do mesmo sexo” (que nem sempre era amor homossexual). Acredito que algumas dessas pessoas acabaram gostando de BL e yuri como uma extensão disso. Devido à essas circunstâncias, era extremamente natural e popular ver relacionamentos profundos entre pessoas do mesmo sexo em anime e mangá antes que a palavra “LGBT” se tornasse comum no Japão. Me pergunto se isso explica a diferença nas classificações entre do Japão e dos EUA.
Parece que nesses dias novelas BL estão tornando-se mais populares no Japão. Você tem alguma favorita?
Assisto muitas novelas BL e não apenas do Japão. Ultimamente, estou muito apegada à série tailandesa 2gether. Não é BL, mas eu também assisto a série Sherlock, da BBC, várias e várias vezes.
Por último, que tipo de trabalhos podemos esperar ver do Blue Lynx no futuro?
Infelizmente, não tenho nada para anunciar agora. Contudo, desde a criação do Blue Lynx, nós recebemos várias mensagens de fãs fora do Japão. Isso nos marcou muito ,e estou muito interessada em fazer anime de quadrinhos BL que serão aceitos até fora do Japão.Eu realmente agradeço suas mensagens.
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