Retrospectiva 2023: Mercado de Mangá BL no Brasil
E 2023 finalmente vai terminando! E que ano animado foi esse no Brasil para os mangás e outras publicações Boys Love! Nesse clima de fim de ano, vamos dar uma olhadinha em tudo que aconteceu esse ano no mercado nacional?
Em 2023, foram anunciadas 37 obras BL e relacionadas, um número maior que os 22 anúncios durante o ano de 2022. Dentre esses anúncios, 21 foram mangás, 5 manhwas, 2 manhuas, 6 foram novels, 1 foi um artbook e 2 foram BLs nacionais. Entre as editoras, a JBC anunciou apenas um mangá, a Mythos também apenas um, a Panini anunciou quatro, a Editora BLB anunciou duas novels e a NewPop foi a responsável pelos outros 29 anúncios.
Vamos agora dar uma olhada nesses anúncios por partes?
Na sua famosa live de aniversário, a NewPop dedicou um dia apenas para o Boys Love. Em fevereiro, a editora anunciou seis publicações BL:
Mais Força, Nakamura!! (Syundei)
MADK (Suzuri Ryo)
Kare no Iru Seikatsu (Toworu Miyata)
Wet Sand (Doyak)
Pétalas de Akayama (Bex Stupello & Thai Hossmann)
Os Indomáveis: Artbook Oficial (The Untamed: The Official Artbook)
Além disso, a editora também nos apresentou a nova capa para o lançamento da novel Semantic Error, já anunciada anteriormente.
Apenas Mais Força, Nakamura!! e Pétalas de Akayama foram lançados durante 2023. Em dezembro, a editora divulgou a capa nacional do primeiro volume de MADK.
Março foi um mês animadíssimo! Surpreendendo a todos, a Panini e a JBC decidiram anunciar BLs naquele mês. A Panini anunciou o mangá Love Stage!! de Eiki Eiki e Zaou Taishi e o mangá Yarichin Bitch Club de Ogeretsu Tanaka. Já a JBC anunciou o mangá Cherry Magic!!, de Toyota Yuu. Ainda nesse ano,a Panini já concluiu a publicação de Love Stage!!, lançado em formato Kanzenban. Yarichin teve 2 volumes lançados até agora, com o terceiro com previsão para lançar agora durante em dezembro. A JBC recentemente divulgou a capa do volume 1 de Cherry Magic.
Depois de março, apenas em junho tivemos mais anúncios relacionados a Boys Love, na live do selo Pride da NewPop, em junho. Durante a live, a editora anunciou a publicação de mais 15 títulos BL.
The Dangerous Convenience Store-945
Sleeping Dead – Nemui Asada
Saezuru Tori wa Habatakanai– Yoneda Kou
Leve e Solto!-Noriko Kihara
Ooyasan no Naishogoto-Aoume Ao
Eu não Preciso de Um Coração-Tammy
SANCTIFY-GODSSTATION
Kanawanakatta Koi no Tsudzuki o-Mitsuki Shimojou
Itsukushimo, Sawo Shika no Koe– Haruyuki
Kimi e Musubu Happy End -Arinco
Meu Ursinho Zangado– Toki Kouno
Here U Are-D. Jun
The New Employee -Moscareto, Zec
Punch Drunk Love-Moscareto, Ok Dong
Love so Pure-PlanB
Até o momento, nenhum desses títulos foi lançado ou entrou em pré-venda, mas a editora divulgou em novembro as capas aprovadas de Leve e Solto!, Eu não preciso de um coração, Meu Ursinho Zangado e The Dangerous Convenience Store.
Durante o evento Anime Friends, no dia 16 de julho, a NewPop também anunciou a publicação de mais cinco novels danmei.
Tian Guan Ci Fu (Heaven Official’s Blessing) Mo Xiang Tong Xiu
Sha Po Lang (Star of Chaos) – Priest
Zhen Hun (Guardian) – Priest
Ren Zha Fanpai Zijiu Xitong (The Scum-Villain Self Saving System)– Mo Xiang Tong Xiu
We Best Love -Lin Peiyu (roteiro original), Yu Chenhuan (autora da adaptação)
Ainda em julho, durante a BlymeCon, a NewPop também anunciou dois mangás da autora Etsuko, o In The Apartment e Melon no Aji, ambos com 2 volumes.
Depois disso, já no fim de novembro, tivemos mais um anúncio da Panini. Finalizando a publicação de Love Stage!! e Confusões do Primeiro Amor, fiquei me perguntando se eles iam anunciar mais algum BL ou derivado para preencher a lacuna. E na live do dia 29 de novembro, eles demonstraram interesse em continuar lançando mangás para o público fujin, anunciando o mangá de volume único 10 Coisas Para Fazer Antes Dos 40, de Mamita.
Ainda no fim de dezembro, a Editora BLB anunciou a publicação da continuação da novel Manner of Death, Transplante, de Sammon! Além disso, a editora também anunciou a publicação do livro BL nacional, Laços de Magia!
O último anúncio de mangá Boys Love do ano foi acidental, ocorrido em uma live do dia 14 de dezembro da NewPop e relatado pelo blog Lacradores Desintoxicados. Nessa live, foi informado que o mangá Ouço os raios de luz: teoria da felicidade, continuação do mangá “Ouça os raios de luz”, atualmente em pré-venda pela editora, seria publicado.
Dois outros anúncios de interesse aos fujins foram feitos em dezembro. A Editora Panini anunciou o mangá seinen Uchi no Musuko wa tabun Gay, completo em 5 volumes, de autoria de Okura. No mesmo mês, a editora Mythos anunciou o mangá Sorairo Flutter, também de autoria de Okura, mas com arte de Koma Hashii.
Foi um ano repleto de anúncios.
Mas e como foi a publicação de mangás para o público fujin durante 2023?
Somando todas as obras BL e de interesse de fujins, foram publicadas ao todo, 45 volumes. A editora Panini foi quem lançou mais volumes, lançando 21 volumes. A NewPop ficou em segundo com 18 obras lançadas, e a JBC ficou em último, com 6 obras.
De obras com mais de um volume, tivemos o início da publicação de Ten Count, pela NewPop, que lançou até o terceiro volume esse ano. A JBC começou a publicação da série Doukyusei, publicando até o quarto volume, Sora & Hara, no final do ano. A Panini começou a publicação de Yarichin, O Verão em Que Hikaru Morreu, Love Stage!! e Confusões do Primeiro Amor, com destaque que Love Stage!! e Confusões ambos já foram concluídos nesse mesmo ano.
De séries já em lançamento, a Panini continuou com a publicação de Sasaki e Miyano, com os volumes 3 a 7 sendo publicados durante esse ano. Lembrando que a Panini também está publicando Dakaichi, mas ela lançou o volume 8 em dezembro do ano passado e está encostada na publicação japonesa. O volume 9 do mangá foi lançado em novembro deste ano no Japão, então devemos ter sua publicação em 2024 por aqui. Já a NewPop, continuou a publicação de A Noite Além da Janela Triangular, lançando dos volumes 2 a 5. O manhwa On or Off teve apenas seu volume 4 lançado agora em 2023.
De volumes fechados, tivemos a publicação de Sempre é Verão com Você e Mais Força, Nakamura!! pela NewPop.
Devo destacar a presença de 4 lançamentos nacionais de Boys Love, que foi o Cósmico, de Caio Yo e a edição definitiva de The Flower Pot, de Amanda Freitas, ambos pela JBC. Já pela NewPop, foi lançado o livro Pétalas de Akayama, de Bex Stupello e Thai Hossmann, além do quadrinho Pela Última Vez, de Alec. Esperamos que mais BLs nacionais apareçam na lista do ano que vem!
A NewPop foi a única editora que publicou novels BL durante 2023, lançando o primeiro volume de Semantic Error 1, o 2 e 3 de Mo Dao Zu Shi e os volumes 1 e 2 de Um Conto de Mil Estrelas, concluindo assim sua publicação.
Foi um ano repleto de novidades, anúncios e lançamentos para alegrar os fujins do Brasil. Nós do Blyme ficamos muito felizes em ter tantas publicações saindo agora no país, ao ponto que finalmente conseguimos fazer um checklist mensal só de obras BLs e de interesse de fujins. Com diversas obras já em pré-venda, 2024 promete ser um ano cheio de novidades! E que venha muito mais BL para o país!
Comentários via Facebook
Sem comentários