Anime Friends: 20 anos
Entre os dias 13 e 16 de julho ocorreu o Anime Friends especial de 20 anos em São Paulo, e o Blyme esteve lá para cobrir tudo relacionado à BL.
Quando retomamos em nossas memórias todos os AFs ao longo desses 20 anos, percebemos o quanto as coisas mudaram. Como tudo na vida, essas mudanças tiveram prós e contras, mas por mais que fiquemos nostálgicos com os eventos dos anos 2000, devemos admitir que muitas delas nos ajudaram a conseguir aproveitar melhor o evento (a mudança para um espaço maior sendo a principal, sem dúvidas).
Mas para além das mudanças no espaço físico ou na organização do evento, o que mais nos chamou a atenção, enquanto consumidores de BL, foi o aumento de espaço para os artistas nacionais, abarcando muitos artistas incríveis de BL (e você pode conferir como estavam as mesas de vários deles na nossa thread de cobertura do evento). Neste ano, o AA teve 3 grandes corredores, e seu tamanho estava comparável ao da CCXP, com a diferença de um contingente muito maior de artistas vendendo artes Boys Love.
Apesar do foco em doramas, o evento também contou com um painel sobre BL, o que mostra também uma abertura da organização para o gênero.
Além disso, as três editoras principais do mercado de mangás (JBC, NewPOP e Panini) tinham BLs em promoção em seus catálogos
Na parte de artistas internacionais, se no último Ressaca Friends tivemos a banda Centimillimental, tocando os sucessos de Given, nesta edição do Anime Friends contamos com Survive Said the Prophet, performando as músicas de um dos shoujos mais aclamados também pelo fandom de BL, Banana Fish.
Sendo realistas, o BL ainda é um conteúdo nichado dentro da comunidade otaku e, como na maioria dos eventos de anime, ainda ocupamos um pedaço muito pequeno no evento. No entanto, temos notado, além do aumento na oferta de obras da demografia, cada vez mais abertura e atrações que interessam ao nosso nicho nesse tipo de evento mais amplo. Esperamos que o Boys Love continue expandindo cada vez mais pelo Brasil!
Comentários via Facebook
Sem comentários