Força, Nakamura!!
Classificação: 🍋
“Força, Nakamura!!” (Ganbare! Nakamura-kun!!, no original) é um mangá Boys Love de autoria de Syundei. Foi publicado em 2014 na revista Opera, da editora Akane Shinsha.
ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO MANGÁ
No mangá, conhecemos Okuto Nakamura, um garoto homossexual tímido. Nakamura é apaixonado pelo seu colega de classe, Aiki Hirose e durante o volume, testemunhamos as inúmeras tentativas de Nakamura de se aproximar de Hirose para que se tornem amigos. No futuro, sonha Nakamura, quem sabe, podem tornar-se algo mais que amigos…?
“Força, Nakamura!!” é um mangá que entrega exatamente o que promete: as aventuras bobas de um adolescente apaixonado. Nada mais, nada menos que isso. E é exatamente isso que o torna um mangá tão bacana. Extremamente bobo e atrapalhado, mas meio cheio de si em relação aos seus planos, Nakamura é um protagonista muito engraçado de se acompanhar. Tímido e honesto em relação a Hirose, mas também arrogante e com ideias constrangedoras típicas de um adolesncente apaixonado, ele é um menino que encara o mais desafiador obstáculo, temido por adolescentes e adultos: o de falar com a pessoa que você gosta sem parecer um idiota.
Em diversos pontos da história, você tem vontade de sacudi-lo para que ele vá logo falar com o menino que ele é afim, ao mesmo tempo que quer ver que bobagem sem noção ele vai inventar.
Mesmo que Nakamura e suas tentativas de fazer amizade com Hirose sejam o foco, Syundei nos oferece no seu mangá um universo escolar muito agradável de acompanhar, em que até os personagens que aparecem por um ou dois capítulos tem seu charme e contribuem para que vejamos outras facetas de Nakamura. A vida escolar de Nakamura, Hirose e de outros colegas é mostrada através de vários clichês conhecidos de fãs de anime e mangá, como viagens escolares, peças teatrais, clubes, entre outros. Todo o ambiente escolar e a própria empreitada do protagonista de tentar falar com seu crush ao longo do mangá criam um ambiente bastante divertido.
É impossível não nos vermos no lugar do Nakamura em alguns momentos, afinal quem nunca se sentiu meio bobo tentando fazer amizade ou se aproximar de alguém que gostava? É uma experiência única e que, vendo de fora, nos garante boas risadas, mas quem já passou sabe o quão tenso é. Independente do gênero ou sexualidade. Quem lê o mangá pode se ver no Nakamura, sentindo-se um pouco ridículo sempre, mas ainda sim querendo se aproximar daquela determinada pessoa.
Por torcermos para que Nakamura realize seu desejo de se aproximar de Hirose, pode ser que o fim do mangá deixe alguns frustrados. Afinal, nenhum relacionamento romântico foi confirmado. Que tipo de BL é esse??
O desejo do Nakamura de aproximar-se de Hirose se realiza no fim do mangá. Se no começo ele ainda nem conseguia falar com o menino, agora, no fim, eles são amigos, como Hirose mesmo afirma. Claro, Nakamura ainda quer que o relacionamento dos dois se torne algo romântico . E eu entendo um pouco a frustração com isso.
Mas, ao meu ver, Syundei queria primeiro fazer os dois tornarem-se amigos antes de possivelmente mudarem para um relacionamento romântico. É uma progressão que pode frustrar um pouco os apressados que querem logo um romance, mas é um desenvolvimento que me satisfaz e me deixou com um gostinho de quero mais das aventuras bobas do Nakamura.
O mangá foi publicado em fevereiro de 2022 no Brasil pela Editora NewPop. Com o valor de 29,90 e cerca de 200 páginas, devo dizer que o trabalho da NewPop me satisfez bastante na edição deste mangá. Só quero apontar que em determinado momento, quando vão explicar o que é uke e seme, já que o Nakamura está falando de um mangá BL que ele é fã, a pessoa que preparou o texto nos dá a seguinte definição:
“Uke, arquétipo de personagem em BL que é mais introvertido e passivo. É complementado pelo Seme, o ativo e extrovertido.”
A definição de uke e seme como passivo e ativos não estão erradas. A caracterização dos personagens que têm esses papéis como sendo introvertido ou extrovertido é que está errada. Quem lê mais BL sabe que o papel sexual que um personagem tem durante o sexo não diz muito respeito a sua personalidade. Existem semes extrovertidos, semes introvertidos, ukes introvertidos e ukes extrovertidos, assim como casais com personalidades similares. Tirando essa atribuição errônea de personalidade aos personagens, a edição está bem feita.
Força, Nakamura!! ganhou uma continuação, na mesma revista e editora, em 2017. Motto Ganbare! Nakamura-kun!! ainda é inédito no Brasil. Torço para que a NewPop decida trazer a continuação e possamos ler mais dos planos atrapalhados de Nakamura para conseguir se declarar para Hirose.
Você pode adquirir o volume de Força, Nakamura!! na Amazon através do link do Blyme. Através dele você nos ajuda sem pagar mais nada por isso!
Comentários via Facebook
3 Comentários
[…] Força, Nakamura!! ganhou uma continuação “Mais Força, Nakamura!!” publicada em 2017. Os dois volumes foram publicados aqui no Brasil pela editora NewPop. O Blyme fez a resenha do volume original de “Força, Nakamura!!” […]
Oii 😀
Gostei muito da resenha!
Sou novo aqui no site, vi algumas resenhas e elas tem essa classificação com limões, o que significa?
Fiquei curioso!
Significa o quão erotica é uma obra. Tipo, se tem um limão só, quer dizer que não tem sexo, ou bem pouco. Se tem os cinco limoes, quer dizer que tem MUITO sexo.