Fujoshi Eye: Hypnosis Mic -Division Rap Battle-
Mais uma edição da nossa coluna Fujoshi Eye! Para quem não conhece, essa coluna se propõe a apresentar animes, mangás, livros e outras obras não-BL e explicar porque elas caíram nas graças dos fãs de Boys Love.
Um Japão no qual armas de todos os tipos foram banidas. Em seu lugar, o partido que comanda o país entrega a todos os homens microfones para que eles lutem entre si através de batalhas de rap.
Parece uma ideia ridícula, mas é mais ou menos isso que é a história de Hypnosis Mic -Division Rap Battle- uma das franquias de maior sucesso do Japão no momento.
Hypnosis Mic -Division Rap Battle- é um projeto multimídia da King Records, pertencente ao selo EVIL LINE RECORDS da empresa. O projeto iniciou em 2017 em torno de quatro grupos diferentes.
No mundo de Hypnosis Mic, o governo do Japão sofre um golpe de Estado por um partido insatisfeito com os rumos do país. No meio da Terceira Guerra Mundial, o partido comandado por Otome Tohoten usa a tecnologia do chamado Hypnosis Microphone para retirar todos os homens do poder e estabelecer uma nova ordem na qual todas as armas são proibidas.
Os microfones são dispositivos criados usando tecnologia militar. Quando ativado, eles mudam para uma forma personalizada que reflete a personalidade do seu usuário. Com o microfone, seu usuário pode atacar seu oponente através de letras que infligem dano em sua psique e causam mudanças na mente da pessoa. Isso se reflete de várias maneiras na história, seja com ataques diretos ou com ilusões.
Nesse cenário, o governo agora comandado totalmente por mulheres, entrega os microfones para os homens competirem entre si pelos territórios do novo Japão, através de batalhas de rap. Cerca de três anos depois do golpe de Estado, o governo estabelece a Division Rap Battle, torneio no qual quatro grupos competem entre si para decidir qual o campeão. O vencedor pode tomar território dos perdedores e ganhar um grande valor em dinheiro.
É nos meses antes deste primeiro torneio que os quatro primeiros drama CDs focam, apresentando os quatro primeiro grupos.
O grupo que representa Ikebukuro, Buster Bros!!, formado pelos três irmãos, Ichiro Yamada (Subaru Kimura) , Jiro Yamada (Haruki Ishiya) e Saburo Yamada (Kouhei Amasaki).
O grupo que representa Yokohama, Mad Trigger Crew, é composto por Samatoki Aohitsugi (Shintaro Asanuma), um yakuza, Jyuto Iruma (Wataru Komada), um policial, e Rio Mason Busujima (Shinichiro Kamio), um ex-militar.
O grupo que representa Shibuya, Fling Posse, formado pelo estilista Ramuda Amemura (Yusuke Shirai), o escritor Gentaro Yumeno (Saito Soma) e Dice Arisugawa (Yukihiro Nozuyama), um jogador viciado em jogos de azar.
E o grupo que representa Shinjuku, Matenrou, com o médico Jakurai Jinguji (Sho Hayami), o host Hifumi Izanami (Ryuichi Kijima) e o salaryman Doppo Kannonzaka (Kento Itou).
Os dramas CDs que saíram de novembro a dezembro de 2017 focaram na formação desses grupos e em seus membros. Em 2018, começou a temporada dos campeonatos de batalha de rap que permitia participação do público. Através da compra dos cds referentes às batalhes entre dois grupos, os fãs podiam votar no seu grupo favorito e determinar quem iria para a batalha final.
Os números de votos nessa primeira batalha deixam claro o tamanho da popularidade do projeto.
Em 2019, dois grupos novos foram incluídos no projeto, com seus drama cds sendo lançados no mesmo ano.
Os representantes de Osaka, Dotsuitare Hompo, com Sasara Nurude (Ryota Iwasaki), um comediante, Rosho Tsutsujimori (Kengo Kawanishi), professor e Rei Ayamado, um auto proclamado vigarista (Takaya Kuroda).
E o grupo de Nagoya, Bad Ass Temple, com Kuuko Harai (Shota Hayama), um monge, Jyushi Aimono (Yuki Sakakihara), um cantor de Visual Kei e Hitoya Amaguni (Eiji Takeuchi), um advogado.
A história de Hypnosis Mic se desenvolve nos dramas cds. Com 17 CDs (excluindo aqueles que são extras das vendas dos mangás) que cobrem as histórias/músicas oficiais, as 28 faixas de drama cd de cerca de 20-30 minutos cada estão disponíveis internacionalmente através do Spotify.
Além disso, no Spotify também está disponível a nova temporada do programa de rádio da franquia, na qual cada um dos personagens vão no programa e respondem perguntas dos fãs. Em fevereiro, foram os 3 membros da divisão de Osaka, em março os 3 irmão da divisão de Ikeburo. Agora em abril serão os três membros de Nagoya, em maio será Shinjuku, em Junho será Shibuya e em Julho será Yokohama.
Além dos cds que cobrem o canon da história principal, Hypmic (como também é chamada a franquia) também existe em muitas outros formatos de mídia. No momento, já existem sete mangás da franquia, sendo três finalizados e quatro em andamento.
Quatro desses cobrem as histórias dos drama cds, enquanto os outros três contam histórias novas sobre os personagens.
Como também é comum acontecer com diversas franquias no Japão, uma série de peças de teatro foram produzidas. Com personagens únicos ao universo da peça, Hypnosis Mic -Division Rap Battle- Rule the Stage, teve sua primeira produção em 2019. Até o momento são quatro produções diferentes com uma história única àquele universo.
Em outubro de 2020 estreou no Japão a animação da franquia. Com 12 episódios e produzido pela A-1 Pictures, Hypnosis Mic -Division Rap Battle- Rhyme Anima, cobriu alguns acontecimentos dos primeiros drama cd, mesmo com algumas alterações no fim. O anime foi distribúido oficialmente nos Estados Unidos pela Funimation, porém não sabemos quando a versão com legendas em português será lançada por aqui.
Um jogo de ritmo para celular também foi lançado em 2020. Hypnosis Mic -Alternative Rap Battle– sai totalmente do cenário dos dramas cds, mantendo apenas a ideia original e os grupos.
Mesmo não fazendo parte do universo canon, o jogo é bastante popular por ter cenários muito divertidos para os fãs, que podem jogar suas músicas favoritas e tentar pegar as cartinhas de seus personagens e grupos favoritos.
De março a abril de 2021, período do primeiro aniversário do jogo, Hypmic-ARB ficou em segundo lugar como jogo com maior rendimento, ficando apenas atrás de Ensemble Stars!! Music e superando jogos como Twisted Wonderland, Mahoyaku e A3!
De Janeiro a Maio de 2021 está sendo realizada a segunda temporada de batalhas. Diferente da primeira, essa não conta apenas com a venda de cds, mas com shows entre os dois grupos se enfrentando ao vivo e batalhas de VR, programadas para acontecerem em maio.
Os shows foram transmitidos online e sem público devido à pandemia de COVID-19, nos dias 31 de janeiro, 14 de fevereiro e 21 de fevereiro. O período de votação através dos ingressos dos shows e da compra dos cds se encerrou na primeira semana de abril e agora os fãs aguardam ansiosamente pelos resultados preliminares, em 1º de maio, para votar de novo através das batalhas de VR, uma novidade nessa temporada.
O sucesso de Hypmic fica bem claro já com as vendas dos cds. O álbum com músicas exclusivas da animação,Straight Outta Rhyme Anime, vendeu cerca de 41000 cópias e ficou em primeiro no ranking semanal da Oricon na semana de 11 a 17 de Janeiro, tendo sido lançado no dia 13/01.
Os cds das batalhas que estão acontecendo, lançados nas últimas semanas, venderam todos mais de 70 mil cópias nas primeiras semanas, chegando aos primeiros lugares de venda da Oricon.
E o olhar Fujoshi nisso tudo?
Hypmic é muito popular com diversos públicos. Com seiyuus (dubladores) bastante populares dublando os personagens e músicas de estilos bastante variados, é um fenômeno. E lógico, tem uma parcela bem grande de fujodanshis que fazem parte dos fãs da franquia. O número de fanarts, doujinshi e fanfics é imenso, com inúmeras tags de casais no pixiv e no AO3.
Por ter 18 homens como personagens principais, Hypmic permite uma grande variedade de ships para os mais diversos gostos, com as tropes mais comuns até as menos comuns.
Entre os quatro líderes das divisões originais, já tem bastante material pra ships que são bem populares.
Temos o ship entre o Samatoki e o Ichiro, companheiros de batalha antes da história começar, mas que agora meio que se odeiam por causa de ~PLOT~.
Temos o Ramuda e o Jakurai, que também eram amigos, mas também por causa de acontecimentos passados não conseguem mais se aguentar. O caso deles é meio diferente dos outros dois, sendo os dois ships níveis diferentes daquele caso de Amigos-Que-Viram-Rivais/Inimigos
Do passado também tem o Ichiro e o Kuuko, que eram companheiros também, mas se separaram por uma série de motivos e até agora não se encontraram de novo no canon. O encontro deles novamente é um dos eventos mais aguardados pelos fãs.
Temos o Sasara e o Rosho, que eram colegas de profissão, mas devido a um evento traumático se separam, ficam anos sem se resolver e voltaram a formar um grupo depois de muito tempo. O ship deles é excelente pra quem gosta de casaizinhos que ~conversam para resolver os problemas~
Junto com o Sasara e o Rosho no grupo de “ship que é de um casal praticamente casado” temos o Hifumi e o Doppo. Amigos de infância, eles tem personalidades distintas mas nunca deixam de dar apoio um para o outro. Eles também moram juntos.
Tem o Dice e o Gentaro, membros da divisão de Shibuya, que são aquele famoso ship onde um parece ser inteligente e o outro nem tanto, mas na verdade os dois são muito burros e idiotas juntos.
Tem o Dice e o Rio, que interagem pouco no canon, mas tem umas interações muito fofas. O Rio gosta de cozinhar e é uma piada no mundo da história que ele cozinha coisas muito estranhas. O Dice não tem casa, então várias vezes ele acaba indo pedir comida pro Rio e as interações dos dois são muito fofinhas de ver.
Tem o Jyuto e o Doppo. O Jyuto, que é uma pessoa esquentada, por algum motivo trata o Doppo, um cara bem deprimido e ansioso, de uma maneira muito gentil e educada. As interações deles são… engraçadas, para dizer o mínimo.
Tem quem curta o ship do Gentaro e o Hifumi, que não se bicam depois da primeira batalha, mas tem muito material de fãs dos dois que curtem ver as personalidades distintas dos dois enfrentando.
Tem o Jyushi e o Kuuko, que tem duas personalidades bastante distintas e são muito fofinhos de ver juntos.
Tem o Hitoya e o Jakurai, que estudaram juntos quando jovens e parecem ter um ~passado misterioso~entre eles
E claro, como os grupos são formados por 3 homens, tem gente que não ignora o potencial de trisal das divisões e shippa os 3 membros juntos.
Tem ship pra todos os gostos e esses são apenas alguns.
Conclusão
Hypmic é uma franquia muito divertida de se acompanhar. As músicas são muito boas e cobrem muitos gostos diferentes, os seiyuus fazem um trabalho excelente e as diferentes formas de mídia deixam muito material disponível para os fãs se divertirem. Para nós fãs brasileiros, já é uma novidade bem grande poder consumir dramas cds de forma legal, com a playlist oficial da série no Spotify deixando praticamente todos os dramas cds e as músicas disponíveis internacionalmente.
O anime é disponibilizado pela Funimation, mas infelizmente ainda não está disponível na Funimation do Brasil.
Comentários via Facebook
Sem comentários