Análise: Slow Damage (Demo)
Em 20/11/2020 a NitroplusCHiRAL disponibilizou o download da versão de teste de Slow Damage no site oficial do jogo. Eu joguei e vim aqui contar para vocês, com exclusividade em português, sobre os mecanismos do jogo – que está bem diferente dos outros games da empresa – e minhas impressões.
A Cara da Empresa
Ao observar os outros jogos da CHiRAL (Togainu no Chi, Lamento, Sweet Pool e DRAMAtical Murder, em ordem cronológica) nós vemos alguns padrões que são “marcas registradas” da empresa, desde o seu debut, 15 anos atrás. Uma dessas marcas que eu observei ao longo da trial de Slow Damage é a trilha sonora: uma BGM responsável pela ambientação do jogo, que consegue, combinada com os cenários, trazer mais impacto para os sentimentos e sensações que a narração nos traz, proporcionando maior imersão. As músicas de fundo estão muito bem alinhadas ao clima e ao estilo do jogo, o que não é nenhuma novidade – desde Togainu esse sempre foi um ponto forte da empresa.
Outra coisa que eu senti ter voltado com mais força em SloDame é o clima mais “sombrio”, que ficou um pouco mais de lado em DRAMAtical Murder, se restringindo aos bad ends. Quando digo “sombrio” não falo de algo mais sinistro, como acontece em Sweet Pool, mas um clima mais depressivo que sempre esteve presente em todos outros jogos, em maior ou menor grau. Eu descreveria esse e alguns outros aspectos do game como uma junção de DMMd com Togainu – e esse era, inclusive, um palpite que eu tinha do que seria “Slow Damage”, desde o momento de seu anúncio.
Vale comentar que, assim como os outros jogos da empresa, Slow Damage também é narrado em terceira pessoa e os cenários foram escritos novamente pela Fuchii Kabura – mesma escritora de todas as outras obras da CHiRAL. A arte original é de Yamada Uirou, responsável pela direção de gráficos 2D em Sweet Pool e DMMd.
O que há de novo?
Aqui começam as surpresas: SloDame chegará para nós com um mecanismo bem diferente dos outros jogos – mas que talvez tenhamos vislumbrado sutilmente em Sweet Pool (lembram das escolhas entre “razão” e “emoção”?). O BL game terá “partes psicológicas” e “partes exploratórias”, que demandarão muito mais habilidades do jogador do que apenas escolher entre a opção A ou B – embora não deixem de ser escolhas, mas vou explicar.
Para facilitar, eu traduzi o tutorial que aparece dentro da trial, durante um momento específico da gameplay:
A “parte exploratória” se refere aos momentos em que um mapa se abre e você pode, livremente, escolher lugares para ir, antes de partir para o “destino final”, que é o lugar que você precisará ir para dar sequência à história. Se você fizer alguns desvios e resolver dar uma volta pela cidade, antes de se dirigir ao destino final, poderá interagir com outras personagens, coletando “inspirações” que podem te ajudar na “parte psicológica”.
Pela trial, fica a impressão de que o jogo terá vários “casos” para você, como Towa, investigar e preencher a “felicidade” e “loucura” das pessoas. Talvez seja algo parecido com Tokyo Onmyouji ou Absolute Obedience, onde você precisa cumprir diferentes “missões”, com historinhas diferentes em cada uma.
Além do novo sistema de gameplay, foram adicionados recursos nunca utilizados antes nos jogos da CHiRAL: os sprites dos personagens piscam e movem a boca ao falar. Além disso, a “parte exploratória” do jogo é apenas parcialmente dublada – o que é comum em jogos com esse tipo de sistema com maior jogabilidade (provavelmente devido ao grande volume de falas e possibilidades).
As dinâmicas de transição entre as cenas e eventos do jogo também me agradaram bastante. Tínhamos alguns recursos visuais bem legais em DRAMAtical Murder, que contribuíam para a imersão do jogador naquele mundo futurista, e o mesmo acontece com Slow Damage. Os backgrounds, no entanto, se alternam entre mais escuros – como becos, certas partes do mapa e o próprio quarto do protagonista – e coloridos, em outras partes da cidade (o que novamente me remete a uma mistura de Togainu e DMMd).
Interesses Românticos
Após nos dar uma palhinha de como será o mecanismo do jogo, a versão de teste nos entrega pequenas “amostras” de cada um dos 4 personagens que Towa poderá conquistar – ou, como se costuma dizer no japonês, “capturar”.
O primeiro deles é o Taku, médico e amigo de Towa, que o permite morar em sua clínica em troca de seu trabalho como recepcionista no local. Ele aparenta ser gentil e responsável. Particularmente, acho que ele é o primeiro “tiozão” da CHiRAL que me realmente parece me agradar, rs
O segundo personagem é o Rei, outro amigo de Towa e Taku, que faz bicos na clínica e trabalha num bar chamado “Roost”, durante a noite. Rei é lutador de rua e parece mudar completamente durante as brigas. É um bom cozinheiro e está sempre cuidando do Towa.
E há outros dois personagens “capturáveis”, ainda envoltos em mistério, que tiveram uma pequena aparição:
Madarame, um cara de aparência intimidadora, que possui alguma conexão com Towa, estava desaparecido há alguns anos e reaparece para perseguir o protagonista;
E Fujieda, um cara que aparenta ser frio e inexpressivo, e olha para Towa com desdém. A trial mostra pequenas cenas de interação para cada um, mas não deixa clara a identidade deles nem as circunstâncias por trás do envolvimento desses dois com o protagonista.
Por enquanto, o que sabemos é que Fujieda parece ser o indiferente, enquanto Madarame é o bruto, que não hesitará em fazer coisas horríveis com Towa.
E os dubladores?
Nosso personagem principal, Towa, será dublado por Ono Yuuki – que apesar de já ter atuado em outros grandes jogos BL (como Tachibana Youji de Omerta ou, mais recentemente, o tão amado Agatsuma Taiga de Tokyo24-ku), terá seu primeiro papel como protagonista. Para quem não o reconhece pelo nome, foi ele quem dublou o Junta de DakaIchi, o Kuroda de Hybrid Child e o Kagami de Kuroko no Basket.
Os dubladores dos demais personagens se dividem em seiyuus novos e com pouca ou nenhuma participação prévia em BL game. Destacamos, entre eles, o Miyabi Shou, que protagonizou o “BL Político” Tokyo24-ku, e atuará como Fujieda – um dos interesses românticos de Towa. Em geral, a maioria dos dubladores são mais desconhecidos.
Considerações Finais
Jogar essa trial me deixou empolgadíssimo para o game, e não vejo a hora de jogar a versão completa. Não só pelo sucesso estrondoso de DRAMAtical Murder, mas também pelo marco na história da maior e mais conhecida empresa de BL Game do mundo, minhas expectativas estavam altíssimas – e estão sendo muito bem correspondidas até o momento. Certamente nenhum fã da Nitro+CHiRAL se decepcionará!
Slow Damage teve sua versão japonesa lançada em 25/02/2021, no aniversário de 16 anos do debut da empresa. Aqueles que compraram durante a pré-venda, no site oficial, receberam o jogo com uma semana de antecedência.
Um mangá com a história da common route está sendo lançado semanalmente, em diversas plataformas (com os 6 primeiros capítulos gratuitos). Nas últimas sextas do mês, ocorreram lives informativas nomeadas de “Honki de Slow Damage” (Slow Damage Pra Valer), que cobrimos parcialmente na conta do Blyme do twitter.
O jogo será lançado em inglês pela Jast Blue, porém a única previsão que temos é para “alguns meses após o lançamento da versão japonesa”.
Comentários via Facebook
2 Comentários
oi, eu amei esse post e pretendo jogar o jogo, mas não sou muito bom em inglês… será que vc tem alguma informação de tradução para pt br desse jogo?
[…] Confira também nosso post de análise da versão de teste do jogo. […]