Recomendações BL para novatos
O aniversário é do Blyme, mas o presente é para vocês! A equipe se reuniu e montamos uma lista de recomendações de mangás BL para fujoshis e fudanshis novatos. Ou para aqueles que começaram pelo mundo dos BL coreanos/chineses e agora quer conhecer mais mangás. Ou se você só está afim de achar novo para ler.
Cada integrante escolheu 3 mangás BL para recomendar e espera que tenha algo para todos nessa lista!
Pachi
Kurayami ni Strobe (2011)
Hayakawa Nojiko
Classificação: 🍋
Arata está apaixonado pelo seu amigo de infância Miyamoto e sempre escuta escondido as declarações de amor que seu amigo recebe das garotas da escola. Porém, Miyamoto sempre rejeita todas dizendo que já gosta de uma pessoa. Um dia Miyamoto pega Arata de surpresa bisbilhotando e pergunta, “Você quer saber de quem eu gosto?”.
Eu não exagero quando digo que Hayakawa Nojiko é uma das melhores quadrinistas no mundo do BL. A história de Kurayami ni Strobe não tem nada de novo, mas a forma como a história é contada é um espetáculo em si mesmo. Você consegue sentir o que os personagens sentem, a ansiedade, o nervosismo, o medo e o primeiro amor de Arata estão expostos de maneira clara e frágil nas páginas, igual a uma fotografia.
Koi Ga Ochitara (2018)
Ueda Aki
Classificação: 🍋🍋🍋
Na noite que levou um pé na bunda do namorado, uma cueca caiu na cabeça de Ise. Quem derrubou a peça de roupa foi um homem chamado Hishimoto e que ele não consegue ignorar. Os dois acabam trabalhando juntos para tirar a roupa de Hashimoto que acabou pendurada na árvore embaixo da janela da casa dele. Como forma de agradecimento, Ise é convidado para a casa do outro e que tudo foi uma desculpa de Hashimoto para conseguir conversar e flertar com ele. Será que Ise será seduzido pelo charme de um homem mais velho?
Esse mangá foi destaque tanto no Kono BL ga Yabai 2020 quanto no Chil Chil BL Awards e com certeza não foi à toa. Os personagens são duas pessoas que já cometeram erros e sofreram na vida amorosa, então todo o romance deles é visto como uma tentativa de aprenderem com o próprio passado e darem chance a um novo amor. É uma daquelas histórias que te conquista aos poucos e fecha o volume com chave de ouro.
Calling (2007)
Ootsuki Miu
Classificação: 🍋🍋🍋
Um assalariado exausto chamado Kazuaki Hinamura voltava para casa depois do trabalho e passou por um parque onde trocou olhares com o ator pornô Kira Aratani durante a gravação de algumas cenas no local. Morrendo de vergonha, Kazuaki foge, mas, no dia seguinte, Kira o esperava na frente do parque e confessa que se apaixonou à primeira vista por ele.
Eu adoro a Ootsuki Miu e defendo a arte dela com todas as forças incluindo os olhos cheios de detalhes que são característicos do seu traço. Calling foi um dos primeiros mangás dela e o primeiro BL lançado no Brasil que eu realmente gostei. A história é adorável e ganha pontos extras por não julgar de forma negativa a profissão de Kira.
O mangá está disponível na Amazon (compre aqui) e no site da Editora NewPop.
Arisusagi
Kazoku ni Narou Yo (2016)
Kurahashi Tomo
Classificação: 🍋🍋
Chiaki e Kazuma são namorados desde o ensino médio, e seguiram com a relação até a vida adulta. Tomoe, amiga de infância dos dois, aparece de repente depois de passar um tempo no exterior a trabalho. Para a surpresa dos dois, Tomoe está grávida e não sabe quem é o pai da criança. Pouco depois de dar à luz, Tomoe pede para que os dois cuidem de sua filhinha, Ayumi, para que ela possa voltar a trabalhar em outro país. Chiaki e Kazuma concordam, e assim começa a vida dos dois como pais.
Eu particularmente sou uma grande fã dessas histórias em família. Sempre são bem leves, engraçadas e, às vezes, com um pouquinho de drama. É legal ver a dinâmica deles como família, a amizade forte que eles têm com Tomoe. É um mangá que recomendo pra todo mundo.
Lucky Number 13 (2009)
Yamamoto Kotetsuko
Classificação: 🍋
Tsumabuki Kazumi se apaixonou à primeira vista por Satou Hiroshi quando o viu na faculdade. Ele logo descobre que Satou é constantemente atormentado por acidentes e contratempos, e que todo esse azar é imediatamente transferido para a pessoa com quem Satou namorar. Por isso, ninguém nunca namorou com ele por mais de uma semana. Será que Tsumabuki sobreviverá a esse namoro?
Esse é um mangá extremamente engraçado e cheio de situações inusitadas. O romance entre os dois personagens vai crescendo conforme eles se conhecem melhor e tentam encontrar uma solução para o problema de Satou (e enquanto Tsumabuki tenta não morrer).
Mainichi Seiten! (Clear Skies!) (2000)
Sugano Akira e Ninomiya Etsumi
Classificação: 🍋
Obinata Taiga é editor de uma revista de ficção científica e mora com seus três irmãos mais novos. Desde que seus pais faleceram e sua irmã mais velha viajou para longe, Taiga assumiu o papel de líder da família. Um dia, um visitante inesperado aparece na porta da casa dos Obinata: Asuou Shuu, colega de sala de Taiga na época do colégio, acompanhado de um garoto de 16 anos chamado Yuuta. Shuu diz que se casou com Shima, a irmã mais velha desaparecida, e pede para morar na casa do cunhado. Sem saber o que fazer, Taiga permite que os dois morem com eles até que sua irmã mais velha volte e resolva tudo.
Esse é o primeiro mangá de uma série que narra as histórias de Shuu, Yuuta e os irmãos Obinata. A história dessa família tem comédia e também tem drama, os personagens são carismáticos e bem engraçados, e os casais têm dinâmicas bem interessantes.
Cristieko
Rutta to Kodama (2009)
3 volumes
Fujitani Youko
Classificação: 🍋🍋🍋
Miyagi Kodama vive mudando de cidade por causa do trabalho do seu pai. No segundo ano do Ensino Médio, ele se transfere para um colégio com dormitórios e encontra seu colega de quarto, Ruizaki Takao. Sem querem, Kodama acaba o chamando de “Rutta” e esse acaba virando seu apelido. Rutta é mal-encarado e seu hobby é brigar, mas é um cara legal e os dois acabam virando amigos. Tudo parecia extremamente normal até que, um dia, Rutta se confessa para Kodama.
Este é aquele tipo de mangá de 2009 que a gente precisa relembrar de tempos em tempos, porque ele é muito amor pra ficar esquecido nesse mar de BL que existe. A história gira em torno da vida escolar deles e das inseguranças que aparecem nessa época. Todos os personagens são uns amores, até os secundários. Não é uma série inovadora e nem surpreendente, mas se você quer um negócio bem light pra ler e aquecer o coração, vai fundo.
Merry Checker (2009)
1 volume
Suzuki Tsuta
Classificação: 🍋🍋
Shiomi é um assalariado que, virtualmente, é conhecido como Shio, um blogueiro famoso. De vez em quando, ele e seus amigos virtuais marcam encontros na “vida real”, mas dessa vez ele descobre que uma pessoa inesperada confirmou presença no próximo: Miya. A verdadeira identidade de Miya é desconhecida, mas, por causa de suas postagens, todos acreditam que é uma jovem meiga e fofa. Pra surpresa de muitos, Miya na verdade é Yamaoka Mutsumi, um homem enorme.
Ele é um spin-off do mangá “Sangen Tonari no Tooi Hito”, mas pode ser lido separadamente sem problema nenhum. Vários BL de antes de 2010 tem semes babacas, mas Merry Checker é um daqueles BL que está aqui para mostrar que NEM TODO SEME, porque o Miya é 0 defeitos.
Ameiro Paradox (2010)
5 volumes (em andamento)
Natsume Isaku
Classificação: 🍋🍋🍋
Onoe Satoshi é um jornalista de uma revista semanal que acabou sendo transferido para a sessão de “emboscadas”, onde precisa stalkear celebridades e conseguir algum furo jornalístico. Por causa disso, ele é obrigado a formar uma dupla e trabalhar com o fotógrafo Kaburagi Motoharu. Por vários motivos, como supostamente ter sua namorada roubada por ele, Onoe sempre odiou Kaburagi e o viu como um rival.
Agora, ele se vê tendo que trabalhar em uma área que não tem afinidade, com uma pessoa que ele não suporta.
É um mangá engraçado, com personagens carismáticos e o casal é ótimo. Usa vários clichês, mas também consegue fugir de outros de uma maneira bem natural. É uma leitura super agradável, não tem como não gostar dessa série. Um dos meus BL favoritos.
Yane
Life: Senjou no Bokura (2016)
Miya Tokokura
Classificação: 🍋🍋🍋
Nishi e Itou se conhecem brincando de tentar não cair de linhas brancas que encontram nas ruas. Encontrando-se todo o dia, o relacionamento deles cresce e evolui à medida que eles ficam mais velhos.
É um mangá excelente para acompanhar a evolução de um relacionamento de duas pessoas que se encontram por acaso e resolvem ficar juntas. Porém, nem tudo são flores. O mangá trata de questões sérias, como homofobia, casamento e heterossexualidade compulsória. Ao ler o volume único, acompanhamos a vida dos dois rapazes e os problemas que eles enfrentam, com desfechos que aquecem o coração e muitas vezes podem trazer às lágrimas quem lê.
Umibe no Étranger (2013)
Kii Kanna
Classificação:🍋🍋
Shun é um escritor iniciante que mora em Okinawa e por acaso conhece Mio, um estudante nos anos finais do ensino médio que ele vê todo dia observando a praia. Os dois se envolvem, mas por diversas circunstâncias, Mio desaparece. Anos depois, Mio retorna à ilha, declarando seu amor por Shun.
O mangá é um prato cheio para quem gosta de comédia e histórias de amor fofinhas. É um volume único, mas vemos o desfecho da declaração de Mio, a reação de Shun e a evolução da relação dos dois. As inseguranças e os sentimentos do casal são tratados com muita delicadeza de modo que você termina a leitura muito satisfeito.
JOY (2016)
Etsuko
Classificação: 🍋🍋
Go Okazaki é um desenhista de mangás shoujo e tem como assistente Yuusuke Akune, outro desenhista que ele descobre ser homossexual. Recebendo a proposta de desenhar um mangá Boys Love, Go pede a Akune que eles finjam ter um relacionamento para conseguir material para produzir sua obra.
História bem levinha e bacana para quem gosta de histórias sobre mangakás e seu trabalho. Os dois personagens são fofinhos e é muito bacana observar o modo como eles se relacionam, sendo antes de tudo amigos e colegas que importam-se um com o outro.
O mangá está disponível na Amazon (compre aqui) e no site da Editora NewPop.
Cipher
Rumspringa no Joukei (2018)
Azuma Kaya
Classificação: 🍋🍋🍋
Pensilvânia, década de 80. Oz é um rapaz que trabalha como garçom após abandonar seu sonho de ser dançarino na Broadway. Em uma noite de trabalho, Oz conhece Theo, um jovem Amish passando pela tradição da Rumspringa. Após uma série de mal entendidos embaraçosos os jovens se despedem, sem ter ideia que iriam se reencontrar em breve e que este reencontro mudaria a vida de ambos para sempre.
Um mangá que ao ler passa a sensação de se estar assistindo a um filme de romance clássico. Bastante acessível, divertido e emocionante, o mangá faz um excelente trabalho em amarrar a história em apenas um volume.
Ganbare! Nakamura-kun!! (2014)
Syundei
Classificação: 🍋
Nakamura é um estudante do ensino médio tímido que nutre uma paixão secreta por um de seus colegas, o popular e extrovertido Hirose, com quem Nakamura nunca sequer conversou.
Divertido, engraçado, fofo, leve e com um dos traços mais únicos que já encontrei em BL, Ganbare! Nakamura-kun!! é um mangá muito fácil de se apaixonar. Impossível não torcer ou se identificar em algum nível com o protagonista desastrado e sua crush pueril.
Boku no Omawarisan (2017)
Niyama
Classificação: 🍋🍋🍋
Seiji é um ex-policial de 40 anos que vive uma vida tranquila como dono de uma loja após abandonar o antigo ofício. Shin, de 30 anos, conhece Seiji desde jovem e, por influência dele, também se tornou policial.
Shin por muitos anos foi apaixonado por Seiji, sem nenhum plano de algum dia se confessar. Porém, após Seiji comentar de bobeira que pensava em considerar relacionamento com homens para escapar do status de solteiro, Shin vê uma chance de finalmente revelar seus sentimentos.
Boku no Omawarisan é tecnicamente spin off de outro mangá da Niyama, mas não precisa se intimidar. Não é necessário ter lido seu antecessor para acompanhar a história.
De novo, é um mangá muito fácil de se gostar e é sucesso entre fãs veteranos e novatos de BL. Destaque para os personagens amáveis e para a química do casal.
Comentários via Facebook
6 Comentários
é o melhor, e tem um monte em português
Manhastro é o melhor, e tem um monte em português
oieee, tem muitos que só achei pra ler em inglês, algm sabe um site bom pra ler?
Vou ler todos , obrigada !!!
onde posso ler?
Acho que Cristieko é minha alma gêmea 😭😭😭😭😭😭😭😭😭💕
Amei o Post! Gracias!