Joy
Classificação: 🍋🍋
Joy é um mangá Boys Love publicado entre 2016 e 2019 na Honey Milk. Escrito e desenhado pela autora Etsuko, Joy tem apenas um volume de 8 capítulos e um extra.
Joy conta a história de Go Okazaki, um autor de mangás shoujo, e seu assistente e também desenhista de mangás, Yusuke Akune.
Assim que o mangá é aberto, nos deparamos com a surpresa de Go que invade a casa de seu assistente e o encontra na cama com outro homem. Akune é um homem gay e Go não sabia disso. Go começa a se interessar por Akune como objeto de pesquisa, pois ele escreve mangás de romance e Akune parece ter mais experiência que ele. Logo, a curiosidade e interesse de Go em Akune aumentam ao receber uma proposta de escrever um mangá Boys Love. Onde melhor achar inspiração para uma história de romance entre dois homens do que em um homem próximo que é gay? Provavelmente é o que Go pensa.
O grande ponto principal que me atraiu para Joy em primeiro momento foi a sinopse. Eu adoro histórias que falam sobre autores de mangás. Já tivemos outros mangás com essa premissa aqui no Brasil, como Spicy Pink, mangá josei lançado pela Panini, e Bakuman, shounen lançado pela JBC. Fiquei muito curiosa ao ver um mangá BL com essa premissa e devo dizer que minhas expectativas foram superadas. Não apenas pela questão do trabalho de autor de mangá, que serve como pano de fundo na história, mas também pelos personagens principais.
Go e Akune são personagens muito charmosos. É fácil ficar um pouco irritado com a ignorância do Go ao descobrir que o Akune é gay, mas você logo percebe que as questões bobas dele são por falta de conhecimento mesmo do que por malícia. Go realmente considera Akune um amigo e fica um pouco chateado por descobrir que ele não sabia algo assim. Akune é mais na dele e não fala dessas coisas nem muito da própria vida por não gostar mesmo. Mas ele não é uma pessoa fria e fica claro que ele também se importa com Go.
Ao longo do mangá somos apresentados aos desejos e medos dos dois personagens principais. Ambos gostam muito de mangás e de trabalhar com eles, mas os dois tem carreiras em estágios diferentes, o que gera conflitos simples mas interessantes no mangá. Ao começar a trabalhar com mangás BL, Go não consegue evitar de olhar para a vida de Akune como uma possível fonte de inspiração. Por isso, ele acaba se envolvendo com Akune de formas inusitadas e o resultado são diversos momentos muito engraçados e até meio amargos sobre o que é realmente gostar de alguém.
O relacionamento dos dois é muito bonitinho e acima de tudo satisfatório de ler. Gosto de histórias de casais que já estão juntos há muito tempo e ainda se amam enquanto lidam com as dificuldades do dia a dia, mas também amo histórias de casais que antes de serem um casal descobriram mais um sobre o outro e tornaram-se amigos. E então o romance vem depois. Esse é o caso de Joy. Quando terminei o mangá saí muito satisfeita, mas também com uma sensação de “quero mais!!” sobre o casal. Por sorte, temos Joy Second, continuação lançada em 2019.
Joy foi uma agradável surpresa que a editora NewPop trouxe para o Brasil em 2019. Com um volume apenas e com uma história bem simples, mas com personagens muito divertidos, o mangá certamente vale o investimento. Aguardo ansiosa pela continuação do mangá, Joy Second, que foi anunciado em maio pela NewPop como futuro lançamento.
O mangá de Joy pode ser adquirido na loja da editora NewPop, assim como em livrarias e lojas especializadas online.
(Você pode comprar JOY pela amazon.com.br usando esse link e ajudar o Blyme sem pagar nada a mais por isso!)
Comentários via Facebook
1 Comentário
[…] Editora NewPOP também publicou os mangás “Joy” e “Joy Second” da autora […]