O próximo anime BL em tempos de reparação histórica
Em homenagem a vitória das leis do mercado sobre uma das maiores injustiças no meio otaku de todos os tempos, que era a até então regra de não-correlação entre vendas e possibilidades de animação nos mangás BL, trago aqui uma lista, ou melhor série de listas, de possíveis próximos animes BL.
Devo ressaltar alguns pontos antes de apresentar minha seleção e a explicação pela qual acredito que estes em específico são os favoritos: algumas opiniões minhas podem e vão ofender uma parcela significativa, pois estarei lidando não apenas com os campeões de audiência no Ocidente (são poucos os casos como o de Dakaretai Otoko-Ichii Ni Odosarete Imasu, Dakaichi não possuía fã-base fora do Japão e Taiwan quando foi anunciado, tanto que alardeei sua iminência de virar o juggernaut nipônico e a total ausência de publicações no ocidente E MESMO EM SCANS), mas porque tocarei em alguns pontos sensíveis: estilo da(o) autor(a) e temática.
Sem mais delongas, vamos as listas
ANIMES PARA TV
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CHANCES IMINENTES
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CHANCES LÓGICAS
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CHANCES – MEUS PITACOS (HugoBoleyn)
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CHANCES MÉDIAS
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SÃO TOMÉ (milagre)
FILMES
ANIMES PARA TV
CHANCES IMINENTES ★★★★★
- KURONEKO KARESHI (Aya Sakyou) – 90%
Aya Sakyou não precisa provar nada para ninguém: é a segunda mangaká BL que mais rankeou dentro da Oricon depois de Shungiku Nakamura nesta década. A dama dos gatos emplacou um bem sucedido “Neko-verse” e já teve uma animação confirmada: o lendário in-motion DVD da Dear+ que foi adiado mais vezes que o hexa do Brasil até ser cancelado. Mas agora, com a consolidação da meritocracia e com mangá mais explícito já confirmado, absolutamente NADA impede os homens-gato, seja da história principal (Kuroneko Kareshi) ou os spin-offs, ou ambas recebam uma adaptação nos próximos tempos.
2. 10 DANCE (Inoue Satou) – 90%
Não fosse pelo poder e direito de Aya, essa seria a óbvia primeira opção. Não preciso falar muita coisa: história multipremiada, eleita por fãs e que migrou para uma revista Seinen na tentativa de angariar um público mais geral. Não duvido que Sayo Yamamoto seja a diretora e muito menos que se iguale ou supere Banana Fish no fujoshi world nos próximos anos.
3. OGERETSU TANAKA (Ogeretsu Tanaka) – 90%
No milésimo de segundo seguinte ao anúncio de Yarichin Bitch Bu ficou claro para todo o universo que Ogeretsu Tanaka terá pelo menos mais 2 obras adaptadas, seja para TV,seja para o cinema. Se a campeã de vendas online ganhou, as de vendas físicas não podem ficar de fora. Aposto em Escape Journey ou Hadakeru Kaibutsu para TV e Neon Sign Amber para cinema. Não está descartada a possibilidade do shoujo da autora, Oretachi Magikou Destroy, vir a ser adaptado (uma versão hétero/assexual de Yarichin), mas ninguém tá afim de uma Junko 2.0 né? kkkk
4. KOISURU INTELLIGENCE (Michi Tange) – 81%
Essa obra noir é um sucesso no Japão e acredito que já esteja fazendo sucesso pelas scans ilegais ou na França. Múltiplas vezes rankeando na Oricon, quase sempre nas mesmas semanas que Dakaretai e Ten Count (não dá pra negar a confiança da editora, não é mesmo?)
5. CASTE HEAVEN (Ogawa Chise) – 80%
Acreditem, é bizarro também para eu imaginar que esse mangá, que vende menos que Hidoku Shinaide e Sankaku Mado no Sotogawa wa Yoru, óbvios mais dotados de pontos meritocráticos esteja na lista principal. E o que faz ele estar na frente desses 2 adversários? A possível penetração no novo meio fujoshi japonês, o que o faz um prato cheio para o estúdio Grizzly. Os dois adversários diretos competem com os gigantes, colocando-os em desvantagem.
CHANCES LÓGICAS – ★★★★
- HIDOKU SHINAIDE (Nekota Yonezou) – 67%
Nekota merecia mais, admitam. Você pode não gostar de suas histórias, mas sua popularidade (só perde para Rihito Takarai, Ogeretsu Tanaka e a titã chinesa Old Xian) e múltiplas obras emplacadas nos charts da oricon a fariam brigar no pelotão de cima. Hidoku Shinaide, seu carro-chefe, é o único BL longo de primeira grandeza que ainda não recebeu anúncio de animação. Pela lógica, deveria estar na iminência. Portanto, ele deve ser lido como um meio caminho entre a primeira e a segunda lista. Tenho para mim que a razão de ter sido preterido é por ser muito genérico, logo talvez estúdios, que estão pensando em inovação, tenham acendido um sinal amarelo. Confesso que quero MUITO ver o Maya em cores e animado :p
2. HONTO YAJUU (Yamamoto Kotetsuko) – 59%
Admito meu erro: nem no mais positivo dos pensamentos eu imaginaria que esse mangá conseguisse. As japonesas então me deram um sinal de fumaça: liderou uma enquete importante sobre próximas animações. É universalmente aclamada, conheço poucas pessoas que dariam menos que um 7 pra essa história fofinha da Yamamoto. Então podemos dizer que suas chances subiram consideravelmente. PORÉM, ainda não tem as mesmas credenciais que os líderes da enquete anterior. Se servir de apoio, ele não concorre com Hidoku Shinaide, portanto, seria um líder nesta categoria.
3. KASHIKOMARIMASHITA, DESTINY (Sachimo) – 55%
Tem Omegaverse com chances? Sim! Mas vou deixar comentários mais aprofundados sobre esse subgênero para uma análise mais abaixo. A obra conta com BLCDs nas listas dos mais vendidos de CDs da Oricon, merchandising popular e claro, boas posições no chart de mangás. Por ser um omegaverse mais “palatável” ao público geral (mas não tanto quanto o meu amado Tadaima Okaeri), creio que seja um candidato razoável para um estúdio disposto a inovar.
4. AMEIRO PARADOX (Nastume Isaku) – 51%
Encerra-se aqui a lista dos mangás que eu dou mais de 50% de chances de conquistar sua adaptação. Ameiro JÁ TEVE anúncio, assim como Kuroneko, no mítico DVD da Dear+. Historinha divertida e passível de comedy winner.
5. REDEMPTION – Finder, Yami no Matsuei, Under Grand Hotel, New York New York, etc – 50%
ATENÇÃO MOÇADA MAIOR DE 30 ANOS. Sabe aquele mangá que teve adaptação no passado ou aquele que foi injustiçado por estar à frente do seu tempo? Como Banana Fish e Ai no Kusabi, creio que seja possível uma reabertura das tumbas para um remake de obras como Yami no matsuei ou Finder (agora em anime pra TV) ou então, com uma mãozinha da globalização, da Netflix (que tem parte das receitas com anime) e das fãs, uma adaptação de mangás sucesso de crítica como New York New York.
CHANCES – MEUS PITACOS (HugoBoleyn) – ★★★
Minhas apostas de anúncio pros próximos 12 meses:
- 10 DANCE (Inoue Sato)
- KURONEKO KARESHI (Aya Sakyou)
- AMEIRO PARADOX (Natsume Isaku)
- KAZUKI NI NAROUYO (Tomo Kurahashi) 48%
O fofíssimo mangá rankeou nos charts japoneses em 2017 e recebeu muitos elogios. Num Japão tentando ser friendly, essa seria a melhor escolha fora da panelinha.
- HINEKURE CHASER / NOVO DA ICHIJINSHA 45%
Hitorijime my Hero foi o último BL a receber anime pela velha ordem: grana da editora. O fato dos tempos terem atualizado os critérios não impede que os antigos continuem sendo utilizados. Em tempo, seu colega de Ichijinsha, Hinekure Chaser (recomendo, é adorável pra caralho e o uke é insistente e quer, que orgulho!!) é o favorito e eu já o havia citado no post antigo. Se não ele, outro BL da mesma Ichijinsha.
2. OTOUTO NO OTTO (Tagame Gengoroh) – 44%
Apesar de não ser necessariamente um BL, a adaptação live-action abriu um precedente para que uma versão animada venha a ser lançada na TV. Não aposto num futuro próximo como em 10 Dance, mas talvez antes de um anime original LGBTQ+.
CHANCES MÉDIAS – ★★
- HARADA (Harada)
Ela pode ser premiada, ter emplacado múltiplos mangás na mesma semana (um feito e tanto) e até tido exposições com sua arte, mas Harada ainda tem um calcanhar de Aquiles: seu próprio estilo. Se eu tivesse que enumerar mangás com chance de adaptação, seriam Yatamomo com uns 40%, (um valor considerável e dentro da realidade), Niichan (SIM, VOCÊ LEU CERTO), com 35% e correndo por fora, Yoru to Asa no Uta menos de 30%. Achou pouco ou desanimador? Lembre-se que as chances de Saezuru eram similares, porém este vendia o dobro.
2. SCARLET BERIKO (Scarlet Beriko)
Embora colecione mangás com mais chances que os Harada (a média da diva das livestreams é de 40%), Scarlet não dispõem dos mesmos achievements da colega. Enquanto a “mãe” Momo já é debatida em círculos artísticos gerais, a criadora do “Yondaime-verso” caminha para entrar no hall onde estão divas como Tanaka e Yonezou, uma líder do nicho. Os mais prováveis são Jackass! (probabilidade próxima dos 50%) e Yondaime/Jealously (entre 35-40%).
3. SANKAKU NO MADO NO SOTOGAWA WA YORU (Tomoko Yamashita)
Para a surpresa de todos, japonesas (de pontinha decepção, pois é um querido por elas) e para ocidentais (de surpresa literal, já que poucos conhecem) o fortíssimo mangá da Be x Boy está numa posição não muito honrosa para quem lidera o segundo pelotão de vendas (que vai de Dakaretai até Hidoku Shinaide). Mesmo assim, eu não descartaria uma adaptação em OVA. O mangá que vende bastante fisicamente não parece ter o mesmo fervor nas redes. Talvez eu esteja sendo prejudicado pelos algoritmos…
4. BARBARITIES (Tsuta Suzuki) – 25%
Não é um campeão de vendas, rankeou pouquíssimas vezes, no pelotão de baixo, mas dispõe de uma certa popularidade. Está numa posição ligeiramente inferior que se encontrava Love Stage!!, que na época só ganhou anime porque era da milionária Emerald.
5. COYOTE – 25%
Responsabilidade gigantesca para Zariya Ranmaru. Se Coyote ganha, mesmo que não seja omegaverse, todos os bem-sucedidos ferais omegaverses, dentre os quais meus adorados lobinhos de Pendulum e Remnant, disparam como apostas pra década de 2020. A obra da autora cheia de referências ocidentais pode ser uma das beneficiadas com uma investida da Netflix por animes pouco convencionais que irão servir de estratégia contra a concorrência da Disney e da Warner.
SÃO TOMÉ – preconceito ainda existe – ★
- ULTRA HARDCORE
Duvido que obras com gore ou muita mindfuckness recebam adaptações tão cedo. Harada pode ter sido reconhecida a ponto de fazer arte possivelmente encomendada pelo próprio autor de Made in Abyss, mas daí pro BL é só pra caso de OVA. Homofobia still huge.
- OMEGAVERSE PADRÃO e FERAL
Ao contrário da maioria das fujoshis ocidentais, eu AMO DE PAIXÃO o subgênero criado pelas slashers aqui no ocidente e importado pelas japonesas e coreanas. E ainda assim, triste admito: não vejo os estúdios com coragem de adaptar algo que passe dos excelentes, porém pouco ortodoxos Kashikomarimashita destiny e Tadaima, Okaeri. Para isso ocorrer, obras como Kuroneko, Coyote e pelo menos um Yatamomo da vida precisam se concretizar, só aí terei firmeza em acreditar que não falta espaço para eles. Sabemos que público eles tem: O OmegaverseProject, uma iniciativa praticamente independente colocou pra trás gigantes como ichijinsha (Hitorijime my hero) e takeshobo (casa de Harada, Chise e Ishikawa Kei) e só tem menos títulos individuais ranqueados que as colossais Be x Boy, Dear+ e Emerald.
- TOO PORNISH
Sem comentários. A gente ama a Owaru, mas tem noção das possibilidades kkkk só o Grizzly na causa, e um OVA bem OVAstico ou um curta de 5 minutos que nem aqueles pornôs shoujo dos últimos 3 anos.
- ORIGINAL LGBTQ+
Talvez a maior esperança do fandom Ocidental. Se as mangakás ainda estão em processo de produzir obras com apoio da comunidade LGBTQ+ japonesa, creio que pelo menos uns três ou quatro anos ainda serão necessários para realizar esse sonho. Torçamos para que seja bem feito e um sucesso nível Yuuri!!! On Ice.
- BARA/GAY-Mangá
Um misto do original LGBTQ+ e do too pornish: se for de longa duração, sem perspectivas pros próximos anos. Pode entrar no radar mais rápido apenas se for um seinen como Otouto no Otto ou um curta minúsculo de 5 minutos.
FILMES ★★★★★
NAKAMURA ASUMIKO (Nakamura Asumiko)
Seja uma continuação de Doukyuusei, seja a adaptação de outros mangás, acho de longe o mais óbvio dos futuros anúncios: já emplacou top3 no ranking BL, já teve filme e liveaction. Somente uma questão de tempo.
YONEDA KOU (Yoneda Kou)
Embora já tenha liveaction, não descarto uma animação para o cinema de Doushitemo Furetakunai. É um querido de público e a autora, que já tem seu gladiador Saezuru tori wa habatakanai à caminho, sabe disso.
SEVEN DAYS (Tachibana Venio e Rihito Takarai)
SÓ DEUS SABE PQ ESSE MANGÁ AINDA NÃO TEVE ANIME. Extremamente popular mesmo com anos de encerramento, era de se esperar, especialmente agora que Rihito agora está sentada numa relativa renda inimaginável pra 90% dos artistas, já fez arte oficial e produtinhos pra milionária franquia hetero-top Fate Series, inclusive com rumores antigos de ser a chamada para adaptar o traço de uma das 239298384 versões da jogo/novel/mangá/desculpa-pra-vender-boneco/anime e está sem novo mangá no radar. Admito que por muito tempo pensei que a KyoAni adaptaria. Agora com toda essa tragédia, espero que outro estúdio com o mesmo fervor artístico o escolha.
HIDAMARI GA KIKOERU (Yuki Fumino)
Fechando a pequena lista de possíveis (óbvios?) anime filmes, temos esse bem sucedido e querido da crítica. Assim como todos dessa categoria, não tem muito o que falar, é aguardar e ver, pois os requisitos já foram preenchidos.
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3 Comentários
Não vou mentir, quero todos esses!!! Hahahaha, em especial, quero muito 10 Dance, Escape Journey, Honto Yajuu, Otouto no Otto, Seven Days e Hidamari ga Kikoeru. Acho outros mangás yaois que merecem (e DEVEM) ganhar adaptação para anime e eu muito apreciaria, seriam Koi Monogatari, Canis Series, Shimanami Tasogare (não é yaoi exatamente, mas fala muito da comunidade LGBT+) , Omairi Desu Yo, Harukaze no Etranger, Itoshi no Nekokke, Acid Town, Blue Sky Complex, Endou-kun no Jikken Note e Aitsu no Daihonmei.
E também Kinou Nani Tabetta, ainda mais agora, impulsionado pelo live-action rsrsrs.
Isso ia ser o máximo, embora tenha ficado imensamente feliz com o live-action.