Fudanshi (atualizado)
Este post foi inspirado por uma pergunta que me fizeram há muitos anos no Formspring.me (o ask.fm , curiouscat ou o que quer que vocês usem hoje, da época). A pessoa queria saber se todo fudanshi era gay. Para dar minha opinião é preciso explicar antes o que é um Fudanshi.
Bom, acho que todo o mundo sabe o que significa Fujoshi:
Fujoshi (腐女子, Fujoshi) é um termo japonês usado para as mulheres fãs de Yaoi /Boy’s Love. A palavra significa literalmente “garota podre”. Vocês podem saber mais sobre o motivo e a origem do termo lendo esse post.
Muito simples, então:
Fudanshi (腐男子) é o masculino de Fujoshi, isto é, unindo o “Fu” que significa podre ou estragado com o “Danshi” que traduz-se como garoto ou rapaz, temos aí nosso rapaz podre.
Muitos perguntam se os fudanshi são gays. Embora o mais provável é que muitos sejam, não acredito que esta seja uma regra escrita em pedra. Afinal, boy’s love muitas vezes pode ser erótico e explícito, mas não é exatamente pornografia e engloba bastante variedade de gêneros, não vejo motivo para sair excluindo automaticamente os homens de outras orientações sexuais.
Há alguns anos observei um fenômeno de rapazes gays que se auto-denominavam “meninos yaoi”. Assim apenas os envolvidos com anime e mangá entendiam esse “código”. Essa tendência parece que acabou, mas ainda acredito que nem todos os que se apelidaram de “meninos yaoi” eram necessariamente fudanshis, assim como nem todo gay fã de anime é necessariamente um fudanshi.
Já o verdadeiro fudanshi pode ser gay, bi, pan, ace, ou quem sabe até mesmo hétero… mas o importante é que ele é um sujeito que gosta muito de consumir obras boy’s love/yaoi.
No mangá “Uchi no Aikata ga Kusa na Monde”, o BL uniu uma fujoshi e um fudanshi! Há muitos outros exemplos.
A palavra tem se popularizado com o surgimento de obras com personagens homens e fãs de boy’s love, especialmente dentro do próprio BL e em obras shoujo como Sasaki to Miyano e Fudanshi Koukou Seikatsu.
Isto é, os personagens fudanshi não apenas lêem BL como agora também os protagonizam!
Célebres fudanshis dos animes:
Miyano (Sasaki to Miyano – 2022)
Miyano é um tímido fudanshi que estuda em um colégio masculino. Um dia o senpai Sasaki ajuda a apartar uma briga envolvendo o colega de Miyano e assim acaba entrando na sua vida. Encantado pela aparência fofa de Miyano, Sasaki faz de tudo para aproximar-se dele e isso inclui pegar mangás BL emprestado e trocar impressões sobre a leitura. Sasaki to Miyano é uma obra bastante divertida e até didática para o público “fu”, pois aborda muito bem a cultura BL, os termos usados no fandom e, claro, os clichês do gênero.
Ryou Sakagushi (Fudanshi Koukou Seikatsu – 2016)
Fudanshi Koukou Seikatsu é uma obra de humor de situação com episódios curtos que trata diretamente dos ships e fantasias do protagonista Ryou (que é um estudante hétero) e da sua vontade de encontrar e se enturmar com seus iguais, o que eventualmente acaba acontecendo! A obra pode ser considerada datada, mas Ryou é o primeiro fudanshi a ter seu próprio anime.
Quando o fudanshi se torna o protagonista do BL:
Happy End wo Shinjiteru (Fujimine Shiki)
Fudanshi de coração puro, mas de mente “poluída”, Hanamoto se muda para Tokyo para encontrar o amor e imediatamente conhece o homem de seus sonhos, Tsuchiya. Mas por algum motivo a realidade do amor e do sexo não são tão simples e diretas como todos os mangás BL que ele leu o levaram a acreditar.
The Downstairs Resident is Mr. Fudanshi (Chihaya Kuroiwa)
Sokabe é um assalariado que mora longe do seu local de trabalho. Ele poderia ter encontrado um lugar mais acessível, mas uma razão o impede de se mudar: seus sentimentos por seu vizinho de baixo, Motoi.
Indo para casa uma noite após ter seus pertences roubados, ele bate na porta do zelador para pedir chaves extras, quando Motoi aparece para ajudar. Curioso com os livros espalhados pelo quarto de Motoi, ele fica surpreso ao descobrir que eram todos boy’s love. Motoi o pega bisbilhotando, o que deixa Sokabe em pânico e leva Motoi a supor que Sokabe é como ele – um fudanshi – quando na verdade, Sokabe é gay. Agora, Sokabe tem que manter a farsa de ser um ‘camarada fudanshi’ enquanto esconde seus verdadeiros sentimentos por Motoi.
Disponível legalmente em inglês no catálogo da Futekiya.
Ikenai Mousou Fudanshi (Mario Yamada)
Como alguém que lê mangás BL secretamente, Satou se pega com frequência fantasiando “situações” com outros homens o tempo todo. No entanto, como ele também tem namorada, Satou se convence de que não é gay e que BL é apenas um hobby. De repente, ele se vê companheiro de quarto com seu tipo perfeito, um homem chamado Arihara. Imaginando coisas cada vez mais indecentes, depois de uma guerra consigo mesmo, Satou acaba aceitando os sentimentos em seu coração.
Comentários via Facebook
2 Comentários
[…] pediram e aqui está! Além do já conhecido “Fudanshi”, temos outros termos para os fãs de BL em outros países da […]
[…] Fudanshi: homem que gosta de anime/mangá BL. Miyano se autodenomina dessa forma, e os outros apenas acompanham. Inclusive, está doido para conhecer o companheiro de quarto de Hirano para ficar fantasiando os dois juntos (não que ele já não fique antes de conhecer). Fujoshi é mulher que gosta de anime/mangá BL, mas até hoje há discussão envolvendo a denominação no Brasil e em outras partes do mundo. Quando tiver tampo, desenvolvo mais sobre o assunto. […]