É tempo de retrospectiva e como não podia deixar de ser o guia japonês Kono BL ga Yabai! 2015 (Este BL é perigoso!) desse ano lançou a lista dos melhores mangás BL de 2014.
O ranking engloba os títulos lançados entre outubro de 2013 e setembro de 2014, e foram eleitos por voto popular.
Confiram:
1º – O.B. 1 – Nakamura Asumiko
2º – Soredemo, Yasashii Koi o Suru – Yoneda Kou
3º – Ten Count – Takarai Rihito
4º – Toshishita Kareshi no Renai Kanriguse – Sakurabi Hashigo
5º – Dakaretai Otoko Ichii ni Odosarete Imasu – Sakurabi Hashigo
6º – Sneaky Red – Tanato
7º – 10 Dance – Inoue Satou
8º – Saezuru Tori wa Habatakanai – Yoneda Kou
9º – Kuroneko Kareshi no Aishikata – Ukyou Ayane
10º – Yuutsu na Asa – Hidaka Shoko
11º – Nennen Saisai – Hideyoshico
12º – Yatamomo – Harada
13º – Niini no Mori – SHOOWA
14º – Seinen Hakkaten – Amagakure Gido
15º – Shinjo-kun to Sasahara-kun – Koshino
16º – In these Words – Guilt|Pleasure
17º – Utsukushii Yasai – Matsumoto Miecohouse
18º – Afureteshimau – Arai Yoshimi
19º – Koi suru intelligence – Tange Michi
20º – Etrangé de la plage – Kii Kanna
De toda a lista, somente Saezuru Tori wa Habatakanai, In These Words e Soredemo, Yasashii Koi o Suru (spin-off de Doushitemo Furetakunai) possuem versão em inglês.
Sobre a lista em si, não há grandes surpresas no geral em comparação ao ano passado. Nakamura Asumiko no topo não é surpresa para ninguém, que já conquistou o pódio com Sora to Hara em 2012. A popularidade da Yoneda Kou não para de crescer, conquistando a medalha de prata e a oitava posição. Ten Count foi um sucesso de popularidade esse ano e sem espanto conseguiu o bronze no ranking.
Saezuru Tori wa Habatakanai e Toshishita Kareshi no Renai Kanriguse foram os títulos que continuaram na lista de favoritos das fujoshis junto com o divertidíssimo 10 Dance.
Sobre o restante, alguns títulos estão sendo traduzidos por fãs enquanto outros ainda nem chamaram a atenção dos scanlations. Tomara que agora eles apareçam no radar das tradutoras de plantão porque Seinen Hakkaten e Niini no Mori me chamaram muito a atenção.
Meu Deus! Eu tava ontem mesmo pensando quando viria o ranking de melhores mangás do ano! <33
Realmente, muito obrigada!
Houve muitos títulos dos quais não esperava que entrassem na lista. Tanto positiva quanto negativamente. kkkk
Não pensei que Ten Count ficaria numa posição tão boa. Sabia que tava fazendo um puta sucesso, mas mesmo assim esperava entre 5º ou 6º… 3º é um grande lugar.
Comentários a Yoneda e Nakamura são dispensáveis… O que mais ou poderia falar? Mas eu fiquei super feliz por 10 Dance! Sou meio desinformadinha, então não sabia que tinha caído tanto no gosto da galera! hahahaha
Shinjo-kun to Sasahara-kun também foi uma surpresa muito feliz! LOL E eu nunca esperaria a SHOOWA com esse título. Eu topei com ele umas duas vezes já, só que acabei nunca lendo por falta de gente traduzindo… (Será que traduziram já?) Mas a capa é super chamativa mesmo, não consigo nem imaginar de que tipo de história se trata.
Eu esperava a Hideyoshico e a Hidaka Shoko antes da Sakyo Aya, principalmente por Yuutsu na Asa, tanto que um tempinho atrás você não conseguia achar o mangá em lugar nenhum (os raws eram horríveis nuss kkkkkk) e então… BUM! Yuutsu na Asa em todo lugar! XP kkkkkk
AH! Mais uma coisa, alguém por aqui tá lendo In These Words? O Sukinime tava traduzindo ano passado, se me lembro bem, mas a própria editora descobriu e brigou com eles e pá hahaha #Bad.
Queria saber se alguém poderia me dizer como progrediu (se pra melhor ou pior) e se a situação tá tensa na história, uma opinião pessoal mesmo…
E muito obrigada por ter compartilhado o ranking, Pachi! Em qual site você o achou? Eu sou muito burrinha pra me atualizar nas coisas… hahaha
Vou procurar os mangás que não conhecia hehehe
Desculpem o texto grande (e desinteressante HSUAHSUAHSAU).
@MexericaBlue
Ah, de nada 😀
Não parece, mas a SHOOWA tem mais fama do que se pensa e tem alguns mangás muito bons.
Hideyoshico também é bem popular, apesar de não gostar muito dos mangás dela. E Yuutsu no Asa parece que anda perdendo combustível ao longo do tempo…
Eu não leio In These Words, então não faço ideia de como anda a história 🙁
Na verdade eu achei o ranking no tumblr e depois fui procurar uma fonte "oficial" de um site chinês 🙂 Eu sigo várias fujoshis que sabem japonês então acabo descobrindo algumas coisas antes de chegarem aos scans.
E eu adoro textos grandes, tá de boa 😀
Abraços o
O gosto das japas sempre será incompreensível para mim… e_é' Tem uns ai bem wtf
Dei uma chance para um desses mangásw . Fui ler Nennen Saisai . Amei . É muito lindo . Recomendo a todos .