O site que noticia tudo o que é yaoi!

Fanworkando : Dimensões da página de quadrinho e template Boy`s Love HQ

Fanworkando : Dimensões da página de quadrinho e template Boy`s Love HQ

Aproveitando a ocasião da seleção para a coletânea Boy`s Love em Quadrinhos, resolvi criar uma coluna para ajudar não só os artistas que desejem enviar os seus trabalhos como também dar umas dicas para quem gostaria de começar a fazer fanworks e trabalhos originais mas não sabe por onde começar.

Vamos lá?

Nossa primeira conversa será sobre a página de quadrinhos, suas margens e formatos. Nesses anos todos em que trabalhei com desenho, muita gente me pediu – sem sucesso- uma template genérica que poderia encaixar seus quadrinhos em qualquer formato de publicação.

Infelizmente esse padrão universal não existe, e muito menos existe um padrão no Brasil (qualquer um que coleciona mangá sabe disso!). Então o mais recomendável é que a pessoa procure desenhar o quadrinho de acordo com o padrão da editora ou gráfica para a qual irá enviar o trabalho. Se não houver essa definição, o ideal é desenhar de forma proporcional a um padrão popular.

Você pode optar por um papel profissional com marcação, pode imprimir uma template ou criar seus próprios templates.

(Se precisar de mais ajuda para fazer suas próprias templates, pois não vou entrar nesses detalhes específicos, veja estas excelentes dicas passo a passo do Studio Seasons.)

Veja abaixo alguns formatos bastante usados (tamanho final). Essas dimensões podem variar, mas de forma geral, temos:

-Formato americano : 17cm x 26 cm
-Mangá : B5 ( 18,2cm × 25,7cm )
-Tankoubon:  B6 ( 12,8cm × 18,2cm )
-Doujinshi: A4 (21cm x 29,7 cm)

-Na coletânea BOY`S LOVE em quadrinhos, o formato será de 17 x 24cm. Você pode baixar a template em PDF aqui.

template-HQ-Draco

Acredito que essa template esteja auto-explicativa, mas não custa reforçar alguns pontos:

Sangria e Margens

Como podem ver na imagem, a página de quadrinhos tem algumas marcações específicas:

Sangria: É uma margem que vai além (para fora) do formato a ser desenhado e geralmente tem de 5 a 8 mm. (no caso 5mm)

A sangria é a parte que será cortada do papel na gráfica. Os desenhos que vão até o final do papel precisam ultrapassar o limite da sangria para o acabamento ficar perfeito.

Nunca – nunca mesmo – faça a borda de um quadrinho em cima da linha da sangria.

Mancha ou área de segurança

Esta é outra margem “imaginária” que delimita os elementos importantes da sua página. Claro que você pode e deve usar o espaço fora da mancha, mas é fundamental que os balões e textos em geral fiquem dentro dessa área. O motivo não é só não deixar a atenção do leitor “vazar” para fora da página, mas também evitar que textos e desenhos muito importantes fiquem perto da sangria e sejam cortados ou que fiquem cortados/colados no miolo entre uma página e outra.

Um exemplo tosco para visualizar um pouco melhor a função da sangria e da mancha e o que não deve ser feito:

exemplo_erros

 

 Outras dicas:

– O ideal é desenhar as páginas num formato maior do que o tamanho final do papel impresso. Sempre mantendo a proporção, é claro. Desta forma você terá um trabalho final de maior qualidade, já que poderá desenhar mais detalhes sem esforço. É também um truquezinho do artista:  a redução sempre elimina algumas pequenas falhas e imperfeições.

– Se você trabalha com materiais tradicionais, procure scannear sua página em 600 dpi. Caso aplique as retículas de forma digital, aplique-as apenas quando tiver sua página reduzida para o tamanho e resoluções finais.

-Mesmo que você vá fazer um webcomic e só planeje publicar no futuro, o seu “eu” do futuro vai agradecer se você fizer o trabalho já em boa resolução e pensando pelo menos na área de segurança/mancha, para que não tenha que adaptar TUDO para a versão em papel.

 

 



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

3 Comentários a Fanworkando : Dimensões da página de quadrinho e template Boy`s Love HQ

  1. Pookie

    Teria um exemplo de desenho certo na folha, porque ai só tem o erro mas ainda não entendi muito bem como seria o certo +_+

  2. steph

    Já montamos o roteiro e até preparamos um storyboard das páginas… mas na hora de desenhar seguindo o template, sinto-me bem limitada pela mancha… o padrão das bordas dos quadrinhos deve ser limitada pela mancha também (igual o quadro 2 de seu exemplo) ou posso vazar as bordas por 1cm, semelhante a borda superior do quadro 1 do exemplo (que mantem uma distância da sangria)?

    • tanko

      A borda do quadro pode ultrapassar a mancha. Apenas não deve ficar muito colada com a sangria para não ser cortada (quadros que vazam até o final da folha devem ultrapassar a sangria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

junho 2014
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter