O Swimming Anime que está dando o que falar

Free! De polêmicas do estúdio KyoAni ao Iwatobi Swim Club!

Free! De polêmicas do estúdio KyoAni ao Iwatobi Swim Club!

Boa noite galera! Ou bom dia, boa tarde, não sei, vai da hora que vocês estão lendo o artigo, hehe. Acho que já estava na hora de um review bem com a cara do Blyme, né? Demorou, mas aqui vão as minhas primeiras impressões sobre Free!, o queridinho das fujoshis nessa temporada, com o máximo esforço possível para não conter nenhum spoiler, o que é difícil.

Vou começar dizendo que Free! cresceu no meu coração ( ?? ) após o terceiro episódio mais ou menos, coincidindo com a entrada do Rei na série ( não é spoiler nenhum dizer que o Rei se junta ao grupo, é absolutamente óbvio se você de fato assistiu à abertura do anime! ). Não por alguma empatia em especial com o personagem, mas a entrada dele certamente deu um pouco mais de rumo e objetivo ao anime.

Então vamos lá. Free! não tem um manga original em que se baseou, vou dizer que a produção do anime em si me foi uma total surpresa, então para isso vou falar um pouco do estúdio que produziu o anime para esclarecer algumas coisas a quem estiver “voando” no assunto todo. Acredito que alguns de vocês tenham visto todo o alvoroço com relação ao curta periódico da Kyoto Animation, responsável central pela produção do anime.

isUrPd6xjoUzq

 

A Kyoto Animation é bem conhecida pelas séries com uma pegada mais Moe, sendo responsável pelos megahits K-ON, Lucky Star e Suzumiya Haruhi no Yuutsu em temporadas anteriores e mais recentemente por Hyouka, Nichijou e Chūnibyō Demo Koi ga Shitai!, esse último um hit tão intenso no ano passado quanto Free! está sendo agora, você vê memes da série por toda internet. Apesar de seu históricocom a produção de animes com meninas fofinhas fazendo coisas fofinhas, o KyoAni também é responsável por duas séries de Full Metal Panic!, algo mais distante do “eixo kawaii” corriqueiro, sendo essa uma de suas primeiras produções como estúdio de animação.

Kyoto-Animation-Logo-KyoAni-Awards-01

De tempos em tempos é lançado um curta da KyoAni que não tem nenhuma temática ou enredo definidos, apenas mostra-se algo bacana e com uma boa trilha sonora, divulgando assim em propagandas a marca e a qualidade de animação do estúdio no mercado japonês. Normalmente estes curtas são coisas de todo tipo, não dá para precisar muito bem uma temática restrita, e por isso são até um tanto aguardados pelo fandom mais hardcore.

Mas eis que esse ano não temos um vídeo primando pelo estereótipo do fofo, e sim com 4 jovens nadadores de corpos torneados, o que significa CAOS! Afinal, “a KyoAni faz coisas fofas e o forte é o moe, como podem meus animadores favoritos fazer YAOI ( cadê?? ) e continuarem pisando na mesma Terra em que eu habito?!” – parece insano, mas foi essa a reação de muito marmanjo ao ver que esse ano não tinha moe no curta, e sim um bom fanservice inverso para quem quisesse ver!

free

 

Era visualmente bonito e bem sincronizado com a trilha sonora, um dos melhores comerciais deles na minha opinião ( ok, meu favorito ainda é o Umbrella ), maaaas… Haters gonna hate. Não importa, se foge do usual, eles sempre estarão lá prontos para criticar seja lá o que for. Anime de garotinha do primário querendo pegar o professor: pode ( vish… ). Anime que não precisa de roteiro, só peitão e calcinha: pode ( né? ). Anime da fazendinha: pode ( adoro esse, assistam Gin no Saji! ). Então não vejo motivos para tanta crítica em cada lugar em que o vídeo original do comercial era listado ( nem era o anime ainda, hein. ), acho que tem espaço para tudo, pra quê assistir ao vídeo se é só pra criticar? Deve ser pra lavar algum recalque, sei lá, esse povo da internet por aí me assusta cada vez mais. Partindo daí, acredito que nós fãs devemos uma também a todos aqueles que odiaram o vídeo “Natação Sexy do KyoAni“, afinal eles disseminaram toda a sua raiva pela rede e tornaram o vídeo ainda mais viral – se a intenção era só criticar, saiu pela culatra, hein? Com toda a popularidade e pedidos da galera, logo mais surgiu um vídeo preview do que seria o então anime de “Free!” ( “Natação Sexy” era péssimo, mas valeu como um paliativo nacional… ) a partir do curta Ore To Omae No Sa o Oshiete Yaru Yo. Valeu, haters.

Nos deparamos aqui então com um anime bem colorido, com uma animação de qualidade e com um plot bem básico, mas que se sustenta: Um grupo de rapazes que tem em comum o interesse pela natação e, portanto, correm atrás de reabrir o clube de natação da escola ( talvez alguns estejam mais animados que outros, mas vou deixar para você descobrir assistindo ) e voltar aos velhos tempos de quando nadavam juntos no clube durante a infância. Porém há um pequeno ocorrido que faz com que nem todos estejam de acordo com retomar as coisas como antigamente, surgindo então o impasse que leva nossa trama central adiante… Fora isso, apesar da maioria das coisas parecer caminhar da melhor forma a contornar algumas desavenças, o número de participantes para o clube é insuficiente. Então o primeiro desafio dos meninos é realmente conseguir formar um clube com uma quantidade mínima de participantes para que entre em funcionamento. Será que rola?

 

tumblr_mq5adva29L1rpaixqo1_500

 

Uma brevíssima apresentação dos personagens do nosso amado Iwatobi Swim Club:

 

 MED-CD2-12935Nanase Haruka- Cidadão desesperado para nadar em qualquer lugar que possa surgir, seja uma banheira, um aquário, uma piscina suja ou limpa, esse cara vai estar lá, louco para cair na água. Com uma personalidade mais fria e calma, Haru é o nosso protagonista central, o rapaz de cabelos negros que só nada freestyle. Algo em seu passado interfere hoje em uma relação 100% com o Rin…

 

 

 

free-chara-cd-vol-02-makoTachibana Makoto- O maior, mais amigável e o personagem ‘irmãozão’ da galera. Apesar do tamanho é o mais medroso e parece ser o mais sensível do grupo. Racional e prendado, sempre pensando no bem do grupo. Existe algo que o incomoda em relação ao mar aberto, algum trauma talvez? Makoto tem os cabelos castanhos e os olhos verdes, se você sentir alguma semelhança no timbre desse belo rapaz e do Takao de Kuroko no Basuke, não é mera coincidência, o seiyuu é o mesmo!

 

 

MED-CD2-12976Matsuoka Rin- De gênio forte e intensidade, Rin é o grande antagonista da série até então. Quando menor nadou junto dos outros ( exceto o Rei, que conhece o pessoal só depois de ingressar no Iwatobi Swim ) e juntos venceram alguns campeonatos. Ainda nesse momento da infância, Rin vai para a Austrália com o objetivo de melhorar ainda mais as habilidade na natação. Retornando ao Japão se reencontra com a antiga equipe, mas as coisas já não são como antigamente. Com cabelos entre o magenta e o escarlate, Rin é dono de uma personalidade mais seca hoje em dia, porém ainda explosiva em certos momentos. Não é membro do Iwatobi Swim, treinando em um clube rival, o Samezuka Gakuen Swim.

 

MED-CD2-12977Hazuki Nagisa- Como se estivesse constantemente ligado à tomada, Nagisa é o membro mais agitado e responsável por boa parte das tiradas mais engraçadas da série. Junto a Makoto, Haruka e Rin, nadava em um clube durante a infância, mas após o término das atividades do clube não mantiveram mais contato até o então retorno de Nagisa para estudar agora na mesma escola. Nagisa é o maior entusiasta do clube de natação do Iwatobi, sem dúvida! Seu jeito mais infantil e meiguinho vai cair no seu gosto, assim como o visual fofinho e loiro dado ao personagem.

 

 

MED-CD2-12978Ryuugazaki Rei- Diferente dos outros integrantes, Rei não fazia parte do clube onde todos nadavam previamente. Aliás… Ele já foi de um clube de natação? Junto de Nagisa, é responsável por grande parte dos momentos mais cômicos da série após sua aparição como último membro do Iwatobi Swim. Super perfeccionista, Rei chega a extremos buscando o melhor em cada uma de suas atividades. Vale lembrar que, dos protagonistas, Rei é o único que não aparece no comercial original da Kyoto Animation, muito provavelmente sendo um personagem planejado depois. Seus cabelos azuis fazem um contraste interessante com os óculos de armação vermelha. Personagens de óculos sempre são legais, heh.

 

O character design chama bastante atenção logo de cara por realmente delinear bem os corpos dos personagens mostrando os músculos, e não é Hokuto no Ken ou Dragon Ball, vitória ( não que eu não adore ambos, mas eu não ia curtir muito um anime com um elenco de MMA nadando freestyle, peralá ).

Um segundo ponto interessante é que todos os nossos protagonistas têm o nome um tanto feminino- Talvez nem todos saibam, mas existem certos nomes no Japão que servem tanto para mulheres como para homens, mas ainda existem aqueles que ficam melhor em mulheres mas que também podem ser dados a homens e vice-versa… É o caso dos nossos personagens aqui. Acho uma combinação acertada além desse pequeno toque ser divertido.

Free-Iwatobi-Swim-Club-1

As cenas de fanservice são   distribuídas de forma bastante homogênea pela série e, na minha humilde opinião, não têm nada demais, acho que tanto exagera o lado de quem reclama “que anime é esse?? fim dos tempos esses moes inversos!” quanto a galera que baba e perde a linha demais nos shippings da vida. Tem um toque ou outro? Claro que tem, e enche os olhos! Mas olhar para cada ângulo, cada coisinha vendo além da conta já é demais já né, sem piração. Existem algumas cenas bem ‘propositais’, mas se você não curte um lance assim não vai te afetar também, são coisas sutis que não influenciam o desenrolar do anime ou que possam fazer dele shonen-ai ( se era isso que você procurava, pode tirar o jegue do toró, Free! não é a pedida certa ).

Quando comecei a assistir, realmente não coloquei muita fé, achei que ia ser mais um anime de clubinho de escola ( êta tema super-saturado ), mas a trama é bem montada e os personagens apesar de não serem os mais extraordinários da história da animação japonesa, se completam muito bem como um time e fazem a história progredir de forma bem fluida, ou seja, faz com que a gente espere toda semana por um episódio novo… E posso dizer que é um dos mais bacanas da temporada, vale a pena uma olhadinha sem preconceitos, mesmo se você não curte os meninos torneados, tem bem mais pra curtir no anime, que não tem grandes pretensões, mas diverte e é bonito de se ver além de ter uma trama diferente de praticamente tudo que já se viu.

 

-free-iwatobi-swim-club-35073926-680-383

 

 

Outro lance que me deixou suuuuuper feliz é que as figures de Free! vem pela Alter ( em parceria com a Hobby Stock ), meu fabricante japonês favorito de PVCs em escala. Já temos umas figure 1/8 torneadíssima do Haruka programada para 2014, stay tuned!

wasabimiso1374850499

 

Por agora já temos chaveirinhos, pastas, marcadores de página, CDs dos seiyuus dos personagens etc etc. Isso vai render, e euzinha aqui tô amando, mas aí já é assunto pra outra postagem huhu…

 

Então, tá esperando o quê pra conferir? A gente recomenda!!

 

 



Sobre Imanov

Imanov é fã confessa de BL oldschool e seinen manga, dividindo o tempo entre a correria do mundo real e as maravilhas 2D. Não nega uma balada e uns drinks, mas também não nega uma jogatina como todo bom gamer. No auge dos 23 anos e correndo atrás do diploma! Ver todos os tópicos de Imanov

15 Comentários a Free! De polêmicas do estúdio KyoAni ao Iwatobi Swim Club!

  1. "As cenas de fanservice são distribuídas de forma bastante homogênea pela série e, na minha humilde opinião, não têm nada demais (…) Tem um toque ou outro? Claro que tem, e enche os olhos! Mas olhar para cada ângulo, cada coisinha vendo além da conta já é demais já né, sem piração." – NOSSA, MUITO ISSO TUDO!
    Vou te dizer, desde que ouvi o pessoal falando do tal "swimming anime" lá por meados do ano passado, eu fiquei meio sem entender o motivo do alvoroço todo…. O anime finalmente estreou, eu assisti (e assisto toda semana), mas ainda assim não entendi o hype. É bacaninha pra passar o tempo e assistir quando não tiver nada melhor pra fazer, mas não me empolgou muito não. O tal do fanservice é mais pelos garotos de roupinha apertada do que por motivos yaoi… Acho que é por isso que eu não me animei muito com Free!
    De todos eles, eu gostei mais do Makoto. Acho ele um fofo!

    • Imanov

      Aw, o Makoto também é o meu favorito hahah~ Acho que o hype foi excessivo mesmo, principalmente por parte do fandom moemoe ( a maioria hater do Free! né ), mas foi graças a isso que a série tomou impulso também, digamos que tenha sido um… "marketing inverso". Vale uma olhada sem compromisso, não é uma pérola, mas não é nada mau, diverte ^^

    • Mari

      Ano passado? Mas o comercial saiu em março desse ano. qqqq rs

      • Anna

        Ahahaha olha eu perdida no tempo…. XD

  2. João

    Adorei o post muito interessante .

    Eu realmente espero que free tenha uma 2 ° temporada …

    Você sabe me dizer se essa figure do Haru já esta disponível em pré venda ? ou a pré venda só vai começar em 2014 ?

    • Patty

      Pelo que eu vi, nada ainda. Só saiu o anuncio mesmo… Nada sobre a arte na qual a figure vai ser baseada, muito menos um protótipo. =/
      Pela experiência que tenho com a Alter, chutaria um protótipo pro final do ano e pre order no começo do ano que vem. Agora, a figure mesmo se abusar só em 2015, pq eles atrasam que é uma beleza! Tô na espera de duas que estão super atrasadas! xD

  3. Imanov

    Oi João. A figure só tem anúncio, não tem protótipo ainda, então acredito que tenha a preorder aberta em dezembro para lançamento em meados de abrir de 2014 :)

  4. "As cenas de fanservice são distribuídas de forma bastante homogênea pela série e, na minha humilde opinião, não têm nada demais" Não sei se concordo com isso porque pra mim anime moe com fanservice em cada episódio dá na mesma que Free! e tá começando a me enjoar já.

    Tanto que ando focando mais em personagens sem ser o quarteto (quinteto com a Gou, uma personagem que acabei adorando) principal. Não sei, talvez seja uma opinião minha, mas eu esperava um pouco mais de Free, eu sei que o foco principal é comédia, mas isso só me faz pensar "Poxa, o roteiro é tão vazio no começo e ainda falta muito pra se tornar pelo menos algo interessante além de engraçado" porque não vi nada demais em Free! até agora além do passado do Rin. Estou até preferindo ele e os rapazes da Samezuka Gakuen .

    Mas é um bom anime pra vc assistir e relaxar, gosto muito pelo menos do desenvolvimento da relação entre os personagens, sendo meu favorito o Nagisa com o Rei, tmb só dei mais atenção pro anime com a entrada dele, sei lá o Rei é um personagem que pode colocar a parte que sempre quis ver nesse anime, a parte de treinamento.

    Porque Free! pode ser um anime de comédia, mas tmb é de esporte e acho que é o que principalmente me irrita no anime, perderem o foco disso. Porque cara, natação até agora é só um motivo pra juntar os personagens e fazerem eles se confrontarem, queria ver a natação sendo mais que uma ferramenta de roteiro ali.

    Enfim, tenho lá minha criticas com Free! Mas admito que sempre recomendo ele pras amigas que querem um bom fanservice BL, um monte de rapazes de sunga quase o anime todo e muitas risadas. Free pode não ser o anime mais interessante, mas vale a pena ver um pouco, sem levar a sério (só se realmente pensarem em elevar o nível, o quê to torcendo pra acontecer)

  5. Patty

    Só pra informar: Free! é baseado em uma novel: "High☆Speed!". Eu ainda não li ela, mas pelo que entendi é sim base pro anime atual e aparentemente conta a história dos meninos ainda novinhos, na época que o Rin nadava com eles.

    • Imanov

      High*Speed ganhou a menção honrosa pela KyoAni e com isso destaque inicial, também deu algum pano de fundo à Free! ( leia-se temática ), mas a relação realmente não é grande coisa, a novel saiu de fato junto com o anime praticamente, no mesmo embalo. O que se tinha antes era quase um capítulo de 4 randômicos que nadam em um clube ( e sem o Rei ), o que caracteriza no máximo um plot rasteiro para o comercial, dizer que a série se monta daí é querer vender a novel a qualquer custo na minha opinião :'DD…

  6. mahlenneth

    Ótimo texto =)
    Eu assisti o PV quando lançou, aquele primeiro que causou maior alvoroço hehehe
    E concordo com você, anime de peitão, calcinha, prof. pegando aluna pode, mas anime pra nós mulheres não né! Humpf!!

  7. Ah, eu descobri Free! na Anime>DO, mas já me apaixonei pelo Haruka!!!! Free! vai terminar me fazendo voltar pra natação, sério. “Abrace a água”, né, Haru-chan?

  8. Amane

    Eu concordo bastante com você, só porque agora é com os meninos, os garotos começam a criticar chamando eles de gay, ai quando é com menininha com o peitão maior que sua cara ou mostrando sua calcinha parecendo que nem tem saia de tanto aparecer, eles nem reclamam, e nós garotas, tem que ficar superando essa merda, eu em meninos, coopera um pouco com agente '-' (Essa é minha opinião)

  9. Gou-chan

    Adorei o texto!
    Acho ótimo que tenham feito esse moe inverso para meninas, para as produtoras sacarem que as garotas também gostam de anime besta e despretensioso, e tomara que lanceeeemmm muuuuiiiitttoooossss outros nesse gênero, porque né? Chega de machismo! Cansei de ver saias flutuantes na brisa, tava na hora de fazer girl service! E tomara que Free! tenha umas 20 temporadas e outros estúdios imitem! Um beijo pro recalque!

  10. biiapanddi

    Quais serão os seiyuuns de cada um?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter