Atenção: o artigo contém spoilers.
Apresentação
Katekyo Hitman REBORN! é uma série shonen de autoria da mangaká Akira Amano (seu trabalho mais recente foi o design dos personagens da série PSYCHO-PASS). Foi um grande sucesso da revista Weekly Shonen Jump, sendo finalizada em novembro do ano passado. Conta com quarenta e dois volumes encadernados e duzentos e três episódios, além de um OVA. A série animada ficou ao encargo do estúdio Artland e foi exibida na TV Tokyo e no Animax Japan. Há esperança de que, com o final do mangá, o anime seja continuado.
Também com o encerramento do mangá, para a alegria dos fãs, a Panini licenciou o título e o primeiro volume já está nas bancas, com o nome “Tutor Hitman REBORN!” (particularmente, acho que poderiam ter mantido o original…)
História
Máfia, Poderosos Chefões, intrigas, golpes de estado, muita grana. Não, nada disso!
KHR!, abreviando, conta a história do “bom-em-nada” Tsunayoshi Sawada ( Dame-Tsuna ), um garoto preguiçoso, fracote e covarde que, de repente, não mais que de repente, é surpreendido por um estranho professor particular que lhe diz, sem meias palavras, que deverá se tornar o décimo chefe ( Jyuudaime ) da família mais poderosa da máfia, a Vongola. Esse tutor nada mais é que um bebê que se veste como um gangster, com direito a chapéu e armas que não são de brinquedo. O garotinho é Reborn, um famoso hitman. À partir da chegada do tutor, a vida de Tsuna torna-se um caos. Ele é obrigado a estudar mais do que gostaria, a fazer tudo o que não tinha vontade na marra e se envolver em problemas que até então não eram dele. Tudo isso sem reclamar, pois caso o fizesse, o castigo seriam bofetadas violentas.
Tudo vai de caos à tormenta quando Tsuna é apresentado, também contra sua vontade, à Shinu Ki Dan, ou seja, a “Bala do Último Desejo”. Como foram apresentados? O tiro foi à queima roupa e acertou em cheio a testa de Tsuna. Reborn soube nesse momento que Shinu Ki Dan e Tsuna foram feitos um para o outro.
Os efeitos da bala: caso a pessoa atingida tenha algum tipo de arrependimento à beira da morte, como por exemplo, não ter se confessado para a pessoa amada, ela recebe uma segunda chance para reverter tal situação. Se não houver arrependimentos, o que aguarda a pessoa baleada é a morte. Nada mais.
Tsuna felizmente tinha arrependimentos. E o primeiro deles foi justamente não ter se confessado para a menina à qual era apaixonado: Sasagawa Kyoko. Com essa segunda chance em mãos, ele correu até ela e se declarou, em frente ao colégio. A única coisa que ele não percebeu até a Shinu Ki Dan perder o efeito foi que estava só de cueca, com uma estranha chama lhe saindo da testa e que gritava enlouquecidamente enquanto uma platéia, além de Kyoko, o assistia boquiaberta. A garota fugiu e todos riram de Tsuna, que, à partir de então, tornou-se uma piada ainda maior entre os colegas da escola.
Arcos
Daily Life Arc (Dias Normais)
Esse arco é basicamente comédia e loucura! Nesses episódios/capítulos, Tsuna passa por situações cômicas, a maioria graças à Reborn que, volta e meia, causa algum problema proposital para que o pupilo resolva, e assim, evolua tanto como pessoa quanto em caráter e força, atirando nele a Shinu Ki Dan. No arco, Tsuna que antes era um menino sozinho e que sofria, literalmente, bullying, faz várias amizades , incluindo sua amada Sasagawa Kyoko.
Confesso que por pouco não abandonei REBORN! por causa desse arco. É um teste à paciência! O protagonista nesse começo de série é um chatoreclamãobundãoinsuportável! Minha dica para você que ainda não leu/assistiu: persista, pois a série fica realmente interessante a partir do próximo arco.
Kokuyo Arc
Os alunos do Colégio Namimori começam a sofrer ataques estranhos e violentos. As pessoas ficam, além de intrigadas, assustadas. Ninguém sabe o porquê desses ataques e Tsuna prefere manter-se afastado dos mesmos. Isso até seus amigos se tornarem vítimas e o mesmo ser obrigado por Reborn, a partir de ordens do nono chefe da Família Vongola, a conter os inimigos e trazer a paz de volta à Namimori. Hora de agir (contra sua vontade, claro). Nesse arco a série deixa seu lado totalmente cômico, tornando-se mais séria. Tsuna e seus novos amigos vão para a abandonada Kokuyo Land, lugar onde lhes informaram que estariam os causadores dos ataques. Os inimigos são fugitivos da “Prisão de Segurança Máxima” da máfia e são perigosos. São os primeiros vilões da série e dão muito trabalho para os mocinhos.
Varia Arc
Particularmente, foi nesse arco em que eu tomei realmente gosto por REBORN! Esses são os capítulos/episódios em que Vongola e Varia se enfrentam. O intuito dessa batalha é decidir com quem ficará os Anéis Vongola e, o mais importante, quem será o Décimo chefe da família mais poderosa da máfia: Tsuna ou Xanxus, o filho adotivo do nono chefe. A princípio Tsuna recusou-se a lutar, mas sem escolha, concordou. Concordou pelo bem de seus amigos, decidindo que os protegeria, não importa como. Nesse arco todos os personagens treinam bastante, cada um à seu modo e cada um com seu próprio tutor, evoluindo suas técnicas de batalha, habilidades e força.
Future Arc (Futuro)
Com toda certeza é o melhor arco da série. Nesses capítulos/episódios, Tsuna e seus amigos vão para o futuro, onde precisam deter a Família Millefiore e seu chefe, Byakuran, que têm causado caos por onde passam e perseguido a Vongola e seus aliados, os massacrando sem piedade. O objetivo de Byakuran é reunir todos os elementos do Tri-ni-set: as Chupetas dos Arcobalenos, os Anéis Mare e os Anéis Vongola. O chefe da Millefiore quer poder, quer se tornar um deus em todos os mundos paralelos em que vive e transformar o mundo num lugar ideal, que para ele é um mundo onde o caos prevalece. O interessante desse arco (PARA A NOSSA ALEGRIAAA! ) é que podemos degustar da forma adulta de alguns personagens e ver como eles se tornam extremamente fortes, habilidosos e mais lindos =3.
Choice Arc (Escolha)
Ainda no futuro, Tsuna e seus amigos precisam enfrentar os sete aliados mais poderosos de Byakuran, os Roku Chouka. Para isso eles vão para uma dimensão paralela e à partir de um sorteio feito com uma roleta, é decidido quem lutará contra quem.
O que é “Choice”? É um jogo que Byakuran e Irie Shoichi criaram quando mais jovens. Nele, cada time divide seus membros em dois grupos. Um dos times escolhe o campo de batalha e, cada um deles tem uma base fixa, onde um dos membros dá apoio aos outros, informando lugares no mapa, etc. Em cada time, um membro será o alvo que ficará marcado por uma chama. A chama que for apagada primeira perde, com isso, o time todo. É um jogo de perseguição. O time vencedor escolhe seu prêmio, que é decidir o que o perdedor deve fazer.
Future Final Battle Arc (Batalha Final do Futuro)
A Vongola perde na Choice, porém Uni (Yuni), uma das Arcobalenos da Millefiore que até então fingia estar do lado de Byakuran, escolhe ficar com Tsuna e pede para que ele a proteja, usando assim o prêmio e seu direito de escolha. Uni é a chave para que o plano de Byakuran se concretize. A batalha final traz lutas entre os Guardiões Vongola, com apoio da Varia contra os Roku Chouka. A luta mais esperada até então é entre Byakuran e Tsuna, que não deixa nada a desejar.
Os arcos seguintes constam apenas no manga.
Inheritancy Ceremony Arc (Cerimônia de Sucessão)
Nesse arco Tsuna finalmente tomaria posse da Vongola, se oficializando como o Décimo Chefe. Porém, a Família Simon e seu chefe Enma interferem na cerimônia com um ataque surpresa. Os Simon se sentem traídos pela Vongola desde a primeira geração até os dias atuais e buscam vingar seu orgulho.
Começa então uma batalha entre orgulhos, feridos ou não. A cada luta concluída, a Vindice (Guardiões que protegem as leis da Máfia) mostra partes do passado de ambas as famílias, revelando que eram grandes amigas desde o começo e que jamais houve traição alguma entre elas. Também descobre-se que os Simon estavam sendo enganados e usados injustamente por Daemon Spade para alcançar seus objetivos. O antigo membro da Vongola fez com que Enma e seus amigos acreditassem que, no passado, a Família Simon havia sido abandonada para morrer pela Vongola durante uma guerra, o que não era verdade. É um arco bem comovente onde, no final, os laços de amizade verdadeira prevalecem, se fortalecendo.
The Course of The Rainbow Arc (A Maldição do Arco-íris)
É o ultimo arco da série, onde tudo é revelado. Os mistérios sobre os Arcobalenos e sua maldição, o que eles realmente são, como tudo começou e como tudo prevalece até os dias atuais. As batalhas mais difíceis com certeza são as desses capítulos. A Akira Amano pregou muita peça e destruiu os corações das fangirls histéricas que viam seus amados personagens caírem, um a um, de maneiras que iam de cruéis à humilhantes, por um vilão totalmente bizarro e overpower.
Nesse arco Tsuna age decidido, nada comparado ao garoto “bom-em-nada” que víamos no começo da série. Ele evoluiu, sempre tendo em mente proteger seus amigos, agindo como um verdadeiro chefe, reunindo TODOS seus adversários anteriores e os convencendo a lutar à seu lado. Nesse último arco seu objetivo foi ajudar Reborn e os Arcobalenos, quebrando a maldição caída sobre eles e salvá-los da morte certa.
Curiosidade
No anime temos dois arcos que não constam no mangá. O “Desafio dos Arcobalenos” e o “Desafio da Primeira Família Vongola (Sucessão)” que basicamente mostram testes e treinamentos que buscam polir as habilidades e aumentar o poder de Tsuna e seus amigos, para estarem preparados para as batalhas que seguiriam.
Mas o que é isso Mah-chan? Mutia informação, eu não entendo! Calma, vou explicar tudinho.
As Famílias
KHR! é recheado de famílias da máfia, seguem algumas delas.
Vongola
Surgiu com a idéia de dois amigos e foi continuada por Giotto, o Vongola Primo. De início a família era formada por um grupo de vigilantes que buscavam proteger as pessoas. Eram eles: Giotto, G, Ugetsu, Lampo, Alaude, Knuckle e Daemon Spade. Com o tempo, a família precisou ser sucedida e novos chefes tomaram posse. Corrupção, ganância, maldade. Durante dez gerações a Vongola sofreu mudanças, indo de um pacífico grupo de vigilantes com boas intenções para uma família com histórico sanguinário. Porém, com o surgimento da décima geração que são herdeiros diretos das novamente para o caminho do bem. É uma família com grande influencia e seguidores.
Varia
Formada por um grupo de anti-heróis psicopatas, é uma organização independente da Vongola responsável por todo o tipo de assassinato. É formada por assassinos geniais, que gostam do que fazem e fazem com perfeição. Agora, não me pergunte o que é perfeição para cada um deles, já que são sádicos. Formada pelo líder Xanxus e seu amigo de infância Squalo, além de Belphegor, Leviathan, Mammon, Lussuria, e, no futuro por Fran, eles se dão bem do jeitinho especial deles que vai de “idiota” à “lixo”.
Cavallone
Com o brasão de um majestoso cavalo empinado, a família tem como líder o tatuado italiano Dino Cavallone. Assim como a Vongola, ela é uma poderosa e conhecida família da máfia. Foi de extrema importância e de muita ajuda para Tsuna e seus amigos em todos os arcos. Dino sempre esteve presente nas batalhas, seja participando delas ou apenas dando algum tipo de apoio ou treinamento. Com ele sempre estava Romario e seus homens, já que sozinho o chefe dos Cavallone é um cara desastrado que consegue tropeçar no próprio pé. (Dino, meu amor eterno <3)
Simon
É a família que tem ligação direta com a Vongola, desde a sua criação. Cozart e Giotto eram mais que amigos, eram como irmãos. Numa grande guerra da máfia, um dos Guardiões da Vongola, Daemon Spade, criou uma armadilha para que os Si mon e seu chefe fossem mortos. Graças à sua Hyper Intuição, Giotto conseguiu prever que algo ruim aconteceria ao amigo, enviando outros guardiões para salvá-lo. Então, para prevenir trazer novos problemas para a Vongola, Cozart resolveu, junto com Giotto, mentir sobre suas mortes levando todos os sobreviventes de sua família até um lugar isolado, longe, onde ninguém pudesse encontrá-los. Uma decisão muito difícil para amigos tão apegados. Durante todas as gerações seguintes acreditou-se que Cozart e sua família haviam realmente sido mortos.
Millefiore
É a família mais poderosa da máfia no futuro, sendo dividida em dois grupos: Black Spell e White Spell. O primeiro sendo formado pela Família Giglio Nero e o segundo pela Família Gesso. O único objetivo de seu líder, Byakuran, é poder.
Nota da editora: Como o artigo ficou enooorme e muito compreensivo, decidi dividir em duas partes. Aguarde a conclusão desta matéria na semana que vem!
Pra mim, Katekyo Hitman Reborn! é um dos melhores mangás/animes da atualidade. Comecei a gostar bem no inicio do lançamento do anime e de cara me apaixonei. Ao contrário de muita gente, eu acho o primeiro arco (Daily Life) muito legal, pois adoro animes de comédia … e nesse arco boas risadas são garantidas (Principalmente por causa do Lambo).
Fiquei muito surpresa quando se transformou em um "battle shounen" , mas como eu tbm adoro esse tipo de gênero, fiquei muito empolgada. Sou uma das pessoas que torce (e muito) pela continuação do anime.
Realmente, o Katekyo Hitman Reborn é um prato cheio para as fujoshis de plantão (Eu o/). Existe a possibilidades de muitos casais (muitos meeesmo), e sempre surge uma situação ou outra que vc pode achar que tem algo (ou não XD).
Meu casal favorito é o Yamamoto x Gokudera (conhecido tbm como 8059), eles são lindos e eu acho que eles combinam muito (Gokudera seria o típico uke Tsudere *-*). Também adoro Dino x Hibari (D18).
Fiquei super feliz com o anúncio da Panini e estou colecionando como uma boa Fã. Até o momento eu achei a adaptação deles aceitável (Li somente o primeiro volume da edição nacional), mas pelos comentários eu vi que perdemos o famoso "Kami kuroso" do Hibari (Que só aparece a partir do volume 2).
*P.S: Também gostaria que eles mantivessem o titulo original, não consigo falar Tutor, fica meio estranho XD
Nyaah :3 Reborn! Amo esse anime, apesar de que eu não gosto de tanto yaoi no anime, principalmente porque não shippo D18 mesmo amando yaoi ( porque shippo o Kyoya com a Chrome, sim, desculpem, e eles são minha OTP), mas eu shippo Tsuna x Mukuro e alguns outros. Gostei da materia :3