Não conheci o outro mundo por querer!

Fujoshi Eye: 20 anos do anime Yu-Yu Hakusho

Fujoshi Eye: 20 anos do anime Yu-Yu Hakusho

Um dos maiores fenômenos do mundo otaku completa agora em 2012 exatamente 20 anos de existência. Claro que estou falando do anime Yu-Yu Hakusho, que para muitos (incluindo esta que vos fala) foi a porta de entrada para o maravilhoso mundo das animações japonesas.

Apresentação

Feito em cima da série de mangá de mesmo nome assinada por Yoshiro Togashi (e que aqui no Brasil foi publicada em 38 edições pela JBC), a animação apresenta a história de Yusuke Urameshi, um jovem delinqüente que é atropelado para salvar uma criança. Este é o pontapé inicial para uma virada na história de Urameshi, já que para voltar a viver ele tem de provar que merece reencarnar e então, assumir o cargo de detetive espiritual.

O anime, que é originalmente um shonen (feito para o publico adolescente masculino), foi dirigido por Noriyuki Abe e contou com 112 episódios, mais dois O.V.A.s (Original Video Animation) e dois filmes.

Teve sua estréia na TV japonesa em 10 de outubro de 1992, terminando em 07 de Janeiro de 1995. Aqui no Brasil foi exibido quase na mesma época, entre os anos 1994 e 1997, sendo reprisado mais tarde pelo canal a cabo Cartoon Network.

Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com quatro boxes lançados nesse mesmo ano. Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal para o mundo das trevas ou Saga do capítulo negro) e da saga de Makai (Saga dos três demônios). Totalizando nove boxes, 30 volumes separados.

O anime ganhou o prêmio de “melhor anime” nos anos de 1994 e 1995 na premiação “Anime Grand Prix” e em 94 venceu o Shogakukan Manga Award na categoria shonen – Música, pela abertura “Hohoemi Bakugan” (Sorriso explosivo)

História e personagens

Yu-Yu Hakusho, que em uma tradução livre pode ser lido como “O Livro em Branco do Poltergeist”, trabalha em cima do mundo espiritual e das diversas criaturas místicas que vivem nele, os Youkais. A série costuma ser dividida em quatro sagas.

Detetive Espiritual (episódios 1 a 25): Como foi dito anteriormente, “Yusuke era o herói da história, mas… morreu”. Esta saga aborda todo o processo que ele enfrenta para tentar voltar ao seu corpo e após conseguir, reencontra a deusa da morte, Botan, que o informa que ele agora será um detetive espiritual, resolvendo casos do mundo sobrenatural para Koenma, filho do rei Enma. Esta parte apresenta os primeiros casos de Yusuke como detetive e introduz os personagens principais da trama, Kazuma Kuwabara, Kurama e Hiei.

Torneio das Trevas (episódios 26 a 66): Toguro Ototo, que luta com Yusuke na mansão de Tatsume, quando o detetive espiritual, a mando de Koenma, vai salvar Yukina, a mulher das neves, o desafia para se enfrentarem no “Torneio das Trevas”, uma competição onde participam humanos e demônios. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai, que até o momento se disfarça como “a Mascarada”. Na minha opinião, este aqui é um dos melhores arcos da série, pois apresenta diversos conflitos que os personagens tem de passar em cada luta.

Portão do Inferno ou Saga do Capítulo Negro (episódios 67 a 94): Yusuke recebe a missão de derrotar Shinobu Sensui, um ex-detetive espiritual que deseja abrir uma porta dimensional entre o Makai e o Ningenkai para que todas as criaturas possam invadir o mundo dos homens. Esta parte é pontuada por incertezas e duvidas que fazem com que Koenma se preocupe em relação a Yusuke.

Makai ou Saga dos Três Reis (episódios 95 a 112): Yusuke descobre que é descendente direto de um demônio e vai até o Makai para encontrar seu pai (um dos três reis), mas quando seu pai morre e o Makai perde o equilíbrio, Yusuke organiza um torneio para decidir quem será o Rei Supremo. Esta parte é pontuada pelas mudanças na vida do jovem delinqüente que com o passar dos episódios se tornou mais maduro e consciente de seus atos.

Os quatro “heróis” da história:

Yusuke Urameshi tem 14 anos e apesar de estar no colegial, gosta de matar aulas no telhado da escola e irritar sua amiga de infância, Keiko. Inicialmente é um garoto despreocupado e malandro, mas vai amadurecendo com o passar da história. Recebe o titulo de “detetive espiritual” de Koenma e sua arma principal é Lei-gun. (Tiros de energia).


Kazuma Kuwabara: também tem 14 anos e dizia ser o mais brigão da escola, mas sempre perdia nas lutas para Yusuke. Sua meta é vencer Urameshi na frente de todos e provar que é o cara mais forte da escola. É meio cabeça dura, mas tem um grande coração. Sua arma é a Lei Ken (espada de energia espiritual).


Kurama Youko: idade real desconhecida. Um Youkai milenar que nasceu no Makai e tinha originalmente a forma de uma raposa, perita em roubar tesouros. Após ser ferido gravemente por um caçador, se refugiou no mundo dos homens, habitando no corpo de uma criança ainda em gestação. Shuichi Minamino, que tem 15 anos. Seus planos eram voltar para o mundo das trevas após estar fortalecido mas desenvolveu laços com sua mãe humana e por isso permaneceu. Tem uma personalidade calma e tranqüila e sua arma é o Rose Whip (Chicote de rosa).


Hiei: idade desconhecida. Filho de uma Koorihime (mulher de gelo) foi descartado ao nascer pelo fato de que a tribo de sua mãe acreditava que os meninos traziam má sorte. Foi criado por ladrões e mais tarde implantou o Jagan (terceiro olho) com o intuito de encontrar sua irmã gêmea perdida, Yukina e também encontrar o país de gelo e matar todas as Koorihime que ali houvessem.  Sua arma é a katana e seus ataques “Chamas negras mortais” (Jao Ensatsu Rengoku-Shou) e “Chamas Mortais do Dragão Negro” (Ensatsu Kokuryu-ha), que o deixou com seqüelas.

 Fujoshi Eye

Onde o Yaoi entra neste anime que foi um marco para toda uma geração? Bem, de forma subentendida e muito sutil é possível notar diversas ligações entre personagens durante todo o enredo, que vão se apresentando aos poucos e podem ser percebidos pelos olhos mais atentos.

Primeiramente vamos falar da famosa cena do sonho para despertar Yusuke, no primeiro arco da série. Este sonho é enviado para duas pessoas próximas do garoto. Uma delas é Keiko, com quem Urameshi fica no fim do anime e a outra é Kuwabara. A cena, bastante cômica, é um prato cheio para as fujoshis shiparem este casal “incomum” deste fandom. Na cena, o momento em que os lábios dos dois se juntam no beijo aparece uma tarja preta e o sinal de “censurado” em seguida, Kuwabara acorda apavorado.

Agora focando nos ships propriamente ditos, começarei pelo relacionamento entre Kurama e Hiei, amplamente explorado em fanarts e fanfics. Enquanto o primeiro demonstra preocupação de forma explicita, o segundo se faz de durão, mas se incomoda ao ver Youko sendo subjugado na arena ou intimidado.

O possível envolvimento entre Kurama e Hiei é algo extremamente complexo e que teve inicio quando eles e Goki se juntam para roubar os três tesouros das trevas, cada um tendo em mente um uso para o artefato que furtou. No começo era apenas um acordo em troca dos objetos, mas após a briga com Hiei no galpão, quando Kurama se coloca na frente de Yusuke para salvá-lo, alguma coisa parece mudar entre eles.

Quando os vemos novamente, no primeiro caso de Yusuke como detetive sobrenatural, ambos aparecem juntos e assim permanecem. Pode-se notar que eles tem algum tipo de ligação nas pequenas conversas que as vezes acontecem, quase sempre sendo iniciadas por Kurama, pontuam uma cumplicidade subentendida que olhos atentos de fujoshis podem captar uma possibilidade de shipagem.

Em seguida temos outras duas possibilidades de shipagem, ambas envolvendo Kurama Youko.
A primeira é com o personagem Karasu, do time Toguro. Durante os encontros dos dois, o mascarado demonstra um quê de ciúmes e inveja da beleza de Kurama em sua forma humana, o que se torna mais explicito após ele se tornar a Raposa Youko.

Ocorre uma série de troca de provocações para lá de suspeitas durante a luta, até Karasu ser derrotado.

 

Na ultima saga, Kurama reencontra Yomi, um amigo da época em que ele era um ladrão milenar. É apresentada outra parte do passado do Youkai, até este momento oculto, e aos poucos vemos que Yomi guarda mágoa e ressentimento do outro após descobrir que ficou cego a mando do mesmo.

 

Por fim, o ultimo “casal” apresentado neste anime é Sensui e Itsuki. O ex-detetive espiritual, na época em que conheceu o demônio, ainda trabalha para Koenma e decide não matar Itsuki, que passa a nutrir sentimentos por aquele homem tão complexo. No fim do arco “Capitulo negro” Itsuki leva o corpo desacordado de Sensui para uma das dimensões que ele manipula, onde segundo ele mesmo “ninguém os incomodaria”. Este é o único par explicitamente “yaoi” da série.

Além de que Togashi criou diversos outros personagens secundários com traços bishounen, que servem para serem shipados como, por exemplo: “Touya – o homem-gelo”, “Mitarai – waterman” e Shishiu Wakamaru.

Bem, espero que tenham gostado deste Fujoshi Eye – Yu-Yu Hakusho. Confesso que foi muito nostálgico escrevê-lo e até me deu vontade de pegar os 112 episódios para rever. E como dizia Yusuke Urameshi… “Não conheci o outro mundo por querer!”

Galeria


Sobre Persefone Tenou

Ficwritter, tradutora de mangás Yaois, seguidora assidua dos comentários do Yaoi Writters no facebook, sempre que pode dispensa um tempinho para dedicar a sua paixão numero um, o Yaoi. Ver todos os tópicos de Persefone Tenou

1 Comentário a Fujoshi Eye: 20 anos do anime Yu-Yu Hakusho

  1. Diego

    Qual foi a classificação indicativa de todos os episódios de Yu Yu Hakusho no Cartoon Network com censuras realizadas?
    1 – 16 anos
    2 – 12 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter