Minhas impressões sobre a adaptação do mangá de maior sucesso de Yamane Ayano

Viewfinder AniMix

Viewfinder AniMix

Atenção: Este é um comentário sobre uma obra 18+, que contém sexo e temas controversos.

Após uma espera de longos anos, o AniMix de Viewfinder foi lançado (e caiu na rede – é peixe!) no Japão. Tive a oportunidade de assisti-lo hoje pela manhã e queria dividir as minhas impressões.

Bom, para começar, gosto muito de Viewfinder. Assumo que não é o mangá mais profundo do universo, mas na minha singela opinião, é o que há de melhor em termos de fantasia idealizada BL/yaoi, de modo que para o que se propõe ele me parece muito competente. É um ícone do gênero e seus personagens sempre aparecem nas preferências das fãs em pesquisas e os volumes de mangá costumam entrar nos rankings de títulos mais vendidos do Japão, uma proeza rara.

Em 2008 foi anunciada uma adaptação deste mangá para o formato AniMix, embora na época poucos soubessem do que se tratava e a notícia foi interpretada como sendo um anime.

Para quem não sabe, AniMix é um formato de mídia que consiste em ilustrações (adaptadas do mangá original e coloridas digitalmente) com dublagem, música e alguma animação limitada, como movimento labial.

As histórias escolhidas para a adaptação foram Finder no Hyouteki 「ファインダーの標的」(a primeira história, onde Akihito é estuprado punido por Asami – nem achei que iam ter coragem de colocar esta cena), FIXER 「FIXER」(quando Fei Long sequestra Akihito) e Love Surprise 「ラブサプライズ」( uma história extra de Reveillon).

No tocante à adaptação, o AniMix é bem fiel ao mangá, embora as histórias originalmente não estejam em sequência direta. Como o primeiro volume de Viewfinder,  mais parece uma coleção de oneshots  “calientes”. Acho que escolheram bem as histórias, sendo que as duas primeiras são fundamentais para a narrativa e a terceira serve como bônus.

Se comparado com Yebisu Celebrities, o outro único AniMix existente, Viewfinder ficou com uma arte bem caprichada, em especial em termos de cores, e a montagem é mais fluida também.

O traço é um tantinho irregular em algumas partes, apesar do grande cuidado no sentido de emular o desenho da sensei. Os cenários são mistos, alguns parecem pintados, outros pintados sobre fotos e outros são fotos com filtros quaisquer. Essa inconsistência não me causou uma impressão muito boa, embora seja apenas um detalhe.

Já quanto à dublagem (apesar de gostar mais dos seiyuus do drama cd), acho que ficou boa num geral, sendo que a melhor me pareceu a voz do Akihito. A voz do Asami me agradou, embora ele tenha parecido um pouco impassível demais na hora do lemon. Sei que normalmente os semes não se acabam de gemer feito os ukes, mas esperava um bocadinho mais de paixão.

Se teve uma coisa que posso dizer que ficou péssima, foi a dublagem dos diálogos em chinês. E ninguém escapou, muito menos o Fei Long (vergonha!). Se eu, que não entendo uma única palavra em chinês, achei sofrível, então deve ter doído nos ouvidos dos nativos.

E por fim, as cenas de sexo. Bem, elas foram… estranhas. Apesar de não terem sido cortadas da história ou subentendidas, elas são notavelmente censuradas, o que acredito ser um reflexo das novas leis japonesas. A cena da “primeira vez”  do Akihito e do Asami ficou bem truncada, eu não diria que não dá para entender o que aconteceu, mas ficou com jeito de material para “iniciados”. Aliás, os três “lemons” que são mostrados no AniMix perderam bastante com a falta de um toque ou outro de animação, já que não foi possível mostrar a ação completa, isto é nem penetração e nem genitália.

O mais curioso é que a equipe se deu ao trabalho de animar um ciclo de corrida do Akihito (nos 3 primeiros minutos), mas não um beijo!  Onde foram parar as prioridades, minha gente?

Apesar de saber o que esperar do AniMix, eu não consegui não me desapontar um pouco. A experiência não chega a “estragar” a obra, mas o vídeo passa muito depressa e me faz desejar que fosse um anime, ou que ao menos tivesse saído numa época mais feliz e sem censura.

Não acho que possa recomendar este AniMix, especialmente para quem é sensível a adaptações questionáveis. Mas sei que vocês vão assistir mesmo assim, afinal, como resistir à curiosidade de quatro anos de espera?  Então, fiquem à vontade para comentar o que acharam.

Imagens

 

Ficha técnica

Preço: 6,200 ienes
Tempo: cerca de 38 minutos
Lançamento: 29 de fevereiro de 2012
Site oficial: http://www.b-boy.jp/animix/
Bônus da primeira edição: Slip case especial, CD com freetalk da equipe (set de postais – na compra pela Libre).

Vendido exclusivamente pela Animate Japan e Libre Japan.

Seiyuus:

Takaba Akihito 高羽秋仁: Kakihara Tetsuya 柿原徹也
Asami Ryuuichi 麻見隆一: Kuroda Takaya 黒田祟矢
Liu Fei Long 刘飛龍: Tobita Nobuo 飛田展男



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

22 Comentários a Viewfinder AniMix

  1. Yuu

    Já saiu com legendas em português? :|

    • tanko

      Que eu saiba não, vi em espanhol porque estava ansiosa.

  2. Como ser humano sensível a adaptações questionáveis eu me pergunto se vale a pena tentar ver outro AniMix. Digo, a muito tempo atrás vi – ou tentei ver – Shounen Maid Kuro-kun que estava neste formato. E bem, não posso dizer que eu tenha me empolgado.. Me pareceu a mistura de varias coisas que poderiam ter dado certas sozinhas: um drama CD seria interessante, o mangá seria interessante e um OVA poderia ser interessante, mas que todas juntas se tornaram apenas uma dublagem estranha com cenas pobres, sem muito dinamismo.

    Talvez eu tenha ficado muito exigente ou talvez tenha perdido um pouco da 'indulgencia' que as yaoistas costumam ter com algumas coisas questionaveis (acho que é rabugice mesmo, haha! XD) mas sendo Viewfinder um classico prefiro me lembrar dele no formato sexy e dinamico que é o mangá e não me aventurar com a pseudo animação de um AniMix XD

    • tanko

      Bom, teve gente que gostou, eu achei meio decepcionante, mas não conseguiria deixar de ver.

      É um pouco diferente do Kuro-kun até onde lembro. Ele não é AniMix, creio eu.

      O Kuro-kun retirava as cenas direto do mangá e não tinha animação praticamente nenhuma, era como um slideshow elaborado… o AniMix é bem mais próximo de um anime nesse sentido.

      Mas ainda assim não tenho certeza se o AniMix é para você. Se você vir o trailer, terá uma impressão mais exata.

  3. Xeretinha

    Como um todo eu gostei e deu para matar a curiosidade.
    Sempre imaginei as vozes de ambos assim. Asami, a voz de uma pessoa fria e de uma calma que dá nos nervos e Akihito, impulsivo, fala o que dá na cabeça. Um ponto contra foi a voz de Fei Long, já tinha achado estranho no trailer, mas como tudo, a gente se acostuma. :)
    Gostei das músicas e em relação as cenas de sexo, vamos nos acostumar, daqui para frente, provavelmente os animes yaoi vão ficar nisso mesmo, tudo na "suposição". É pena.
    Falta ver a continuação de Ai no Kusabi, se vai ser tão pudico também.
    Ri quando vi o nome da câmera de Akihito: NINON, haha!!!
    Achei engraçado o extra, adorei os chibis. E que cama enorme é aquela, hein Asami !? Dá umas dez pessoa ali !!!
    Já tem uma versão do animix com legendas em inglês.
    Vamos torcer para que um dia saia um anime. Nós merecemos isso. :)

    • tanko

      Pois é, não sei, mas me pareceu que as cenas de sexo foram adaptadas depois, por isso ficaram com um ritmo meio esquisito. Será que a história da censura foi o que atrasou ainda mais o Ai no Kusabi e o Viewfinder? hummm…

      Até agora o Ai no Kusabi não teve nada tão explícito quanto no original… e acho que vai continuar nessa linha. =(

      As músicas soaram melhores num geral do que as músicas de elevador básicas que vemos na maioria das produções e até que ficaram boas na montagem.

      Quanto à cama, sim, sempre acho engraçado nos mangás e animes essa cama gigante. Vai ver é o sonho de consumo dos japoneses ou eles tentam basear a proporção em uma foto com alguém muito menor.

      Ai, que bom que saiu em inglês, desculpa se ofendo alguém, mas legendas em espanhol são estranhas para mim. Eu entendo, só que parece \”português embolado\” na minha cabeça. *maluca*

      • Xeretinha

        Eu acho que o atraso teve haver com isso. Foi um bomba essa lei.
        Também, não me acostumei com legendas em espanhol. Até para ler mangá em pt e/ou espanhol, acho estranho. :)

  4. Nano

    Onde já esta disponível para baixar ?

    • tanko

      Eu achei na Aino fansubs (espanhol). Em inglês deve ter no fórum da Aarinfantasy.

    • Xeretinha

      Nano, em inglês você pode achar no YaoiOtaku. Não sei se a Aarin já lançou a versão dela. :)

      • tanko

        Não sei também, quando eu peguei em espanhol ainda não tinha lá.

  5. Mimi

    Nossa, eu ri MUITO dos diálogos Chinês. E a cena de sexo… Se eu não tivesse lido o manga antes, não teria entendido nada!

    Mas ficou bom, esta 4 anos esperando pra ver ^^

    Ah propósito, que lei é essa? Estão proibindo hentais no Japão?

    • tanko

      Os diálogos em chinês, noooosssaaaa…. *cora de vergonha alheia*

      A lei é a lei 156 de Tokyo (tem matérias aqui no site sobre isso). Ela restringe bastante coisa. No caso, a lei não afetaria diretamente o produto, mas pode ser que os estúdios estejam se auto-regulamentando para evitar problemas.

  6. Ana

    Tem no youtube em espanhol: http://www.youtube.com/watch?v=-jECMcvphjM&fe

  7. Neko Neka

    Como era esperado, foi bem fraquinho mesmo…
    O pior foi a voz o Fei Long, ficou muito "uke" pra ele D:
    O melhor foi mesmo o Asami na cama TODO DESCABELADO >w< e que fisico é akele em?
    Só espero mesmo é que os OVAS yaoi não sigam a mesma moda, e virem tudo Animix.

  8. Pimenta Brava

    Eu ainda nao vi o animix de Viewfinder, mas estou com medo de me decepcionar tendo em vista os comentários que já li. O que eu realmente não entendo é como um mangá tão popular como Viewfinder não seja digno de ter um anime ao invés de um animix. Será que o senso de popularidade dos estúdios japoneses está com problemas???

    Vejam o caso de Ai no Kusabi, por exemplo (aliás, outra obra que eu adoro). Fizeram todo aquele filme de terror até lançarem de fato os OVAs para depois vir com um papo furado de avaliar se "compensa lançar mais do que os 4 OVAs iniciais". Gente, aja paciência!!! Pelo menos, uma coisa certa eles fizeram: lançar a obra em 13 episódios e dar a ela a devida atenção que ela merece. Será que com Viewfinder também não podia ser assim?

    Infelizmente, em relação à censura nos animes, é um fato. A tal lei citada pela Tanko existe mesmo e acho que não vamos voltar a ver tão cedo as cenas "na íntegra" que costumamos ver nos mangás. É uma pena mesmo!

  9. Tanko, minha alma gêmia, que seu noivo não veja isto! Risos
    Quero muito ver o animix de Viewfinder *__*, apesar dos seus apontamentos, principalmente do kd os beijos?! Realmente um yaoi sem cenas de beijos, quem já viu?! As vezes um cena de um bom beijo vale por qualquer cena lemon! ¬¬
    Ninguém mais da valor as preliminares!
    E ainda por cima as cenas lemons não são boas….Mas assim mesmo que quero ver!!!!!!!!!! O_O
    Asami lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Risos!

    Mega cheiros da Serena!
    My recent post TEM QUE LER: “AGNUS DEI – A IDADE DO SANGUE” DA JU COSTA

  10. Aqui tem a ova para Baixar em português *-* Pelo mediafire ainda!

    Bjinhus!
    My recent post E quando você vai embora..

  11. Isa

    Eu amei o animix, mas alguém poderia me dizer onde eu acho o mangá para baixar? Procuro procuro e não acho em lugar algum.

  12. Rodrygo

    Achei horrível. O menino passa o anime todo sendo estuprado. Em nenhum momento eu o vi concordo com o ocorrido. Nunca li o anime e nem sei como a história se desenvolve nele, mas não sei se leria. Achei muito ridículo. Cadê o amor? ¬¬

    • Rodrygo

      Eu comecei a ler o mangá. Achei bem parecido com o AniMix até onde eu li, fora algumas partes que foram excluídas da animação. Ainda tenho esperança que minha opinião mude. Veremos…

      Correção de palavras do post acima: *concordando no lugar de "concordo"; *mangá no lugar de "anime" Hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter