Um pouco sobre a autora e seu mangá mais "polêmico"

New York New York de Marimo Ragawa

New York New York de Marimo Ragawa

Marimo Ragawa que é mais conhecida na área shoujo, pelo mangá Baby&Me, também deu sua contribuição para o Boy’s Love com seu maravilhoso projeto em quatro volumes, chamado New York, New York, no qual somos apresentados a dois personagens carismáticos e extremamente cativantes.

São eles Kain Walker e Mel Frederics, o primeiro, um policial do distrito de Nova York e o segundo, um garçom. Quando eles se conhecem, em um bar gay situado em Manhattan, Kain vê no atraente rapaz de cabelos loiros uma chance de não passar a noite sozinho, mas ao abordá-lo, recebe a seguinte resposta: “eu não faço essa coisa de uma noite só”. Mesmo com tal revelação, o jovem policial não desiste e leva Mel para sua casa, onde eles passam a noite conversando. Ali surge uma amizade que aos poucos dá lugar ao amor.

É necessário frisar aqui o quão minuciosa Ragawa é ao expressar os sentimentos de ambos os lados do relacionamento, contrapondo o jeito ciumento e explosivo de Kain, com o comportamento pacífico e tranquilo de Mel. Um casal que aparentemente não pode dar certo, mas pelo que vemos no decorrer da história, tal constatação mostra-se implausível.

No desenrolar dos volumes, muito bem estruturados, diga-se de passagem, vemos os principais problemas que um jovem casal gay encontra ao se assumir e viver junto, como por exemplo: rejeição dos pais, da sociedade, dos amigos, o fantasma da AIDS, casamento e adoção e tudo isso complementado pelo passado traumático e nebuloso de Mel.

New York, New York, que foi inspirado pela musica homônima de Frank Sinatra, é  do ano de 1998 e foi o primeiro projeto lançado por Marimo, tornando-se assim um dos marcos históricos do boy’s love, abrindo portas para futuras manga-kás. E pelo fato de se tratar de um mangá publicado em uma revista seinen,  as cenas de sexo (sim, elas existem), são extremamente atenuadas, mas é o suficiente para deixar a imaginação do leitor correr solta.

Um dos momentos mais marcantes de New York² (como é conhecido entre os fãs) é quando Kain pede Mel em casamento. Tal pedido é impulsionado por um acontecimento trágico envolvendo um amigo de Kain, o que o faz pensar em como seria se ele perdesse Mel para sempre e no quanto gostaria de poder dividir uma vida com ele.

Sem duvida trata-se de uma obra única, pontuada pelo traço delicado de Ragawa, além de um roteiro impecável, repleto de reviravoltas. À partir do terceiro volume, a trama toma um rumo mais policial/investigativo, mas sem perder a doçura dos sentimentos dos personagens e o envolvimento dos mesmos com o leitor.

Infelizmente o mangá não é muito conhecido por aqui, como aconteceu com tantas outras manga-kás, tão amplamente difundidas pelos grupos de scanlations, mas eu garanto a vocês uma coisa:  ler New York² é quase como assistir a um drama antigo, torcendo sempre pelo melhor para o casal principal e se entristecendo com as provações impostas aos dois.  Por isso, se você tiver a chance de colocar os olhos sobre estes volumes, não a desperdice ok? Tenho certeza de que não irá se arrepender.

Sobre Marimo Ragawa:

Nascida em 21 de setembro, na cidade de Aomori – Japão; começou a entregar projetos de mangás para editoras, muito cedo, com apenas 12 anos de idade. Em 1999 ela recebeu o Prêmio Shogakukan Manga para o shoujo “Baby&Me” e no ano de 2011 celebrou 20 anos de carreira, sendo homenageada pela revista “Betsuhana” que trouxe uma coleção de cartões postais desenhados pela própria Ragawa,  retratando seus principais personagens.

Recentemente ela foi indicada ao 4º Taisho Award pelo seu mangá shounen “Mashiro no Oto”. Atualmente está trabalhando em um mangá shoujo de tênis, Shanimuni-Go na revista Hana to Yume.


Sobre Persefone Tenou

Ficwritter, tradutora de mangás Yaois, seguidora assidua dos comentários do Yaoi Writters no facebook, sempre que pode dispensa um tempinho para dedicar a sua paixão numero um, o Yaoi. Ver todos os tópicos de Persefone Tenou

7 Comentários a New York New York de Marimo Ragawa

  1. Xeretinha

    Arff!!!! Esse mangá é show!!! É bom demais. Toda vez que eu releio, não deixo de me emocionar. O final da estória é muito bonito e poético. :) Taí um manga que eu faria questão de comprar, desde que fosse traduzido, é claro. :)
    Sempre disse que daria um bom live-action ou um seriado. Não sei porque ainda não foi feito. /:

    • tanko

      Depois de tantas recomendações eu vou ler com certeza.
      Deixei o post programado e esqueci de trocar o autor, quem fez a ótima resenha foi a Perséfone Tenou. My bad. ^^

  2. Gaaaaah!! Eu indico demais esse mangá! Ele é lindo e te envolve de uma maneira que não consegue parar até ler tudo!_Ah, e por precaução, deixe um pacote de lenços de papel ao lado, pois eu usei…… tudo… TT^TT_Ótima dica! <3_P.S. Me contive ao extremo para não soltar spoiler!!! *baka*

  3. J_chan

    Nossa depois desse post me deu vontade de ler agora msm!!
    Mas vou esperar a Tenou terminar o projeto antes XD

    • tanko

      É, também prefiro não ler ongoing. ^^ Mas vou ler!

  4. Steh

    AAh, Marimo-sensei comemora o aniversário junto comigo (pela primeira vez encontro alguém que também nasceu no dia da árvore) HAHAHA.
    Então, o trabalho de New York&sup2; é incrível, bem estruturado, com uma arte bastante competente e bonita e uma estória imersiva. Não posso comentar muito já que faz um bom tempo que li e a estória já não está muito "fresca" na minha memória, mas bem me lembro que tive uma ótima leitura (e quando comecei não consegui mais parar). Esse título é um dos que eu não pensaria duas vezes antes de reler, e certamente farei isso.
    Ótima resenha e ótima recomendação! (:

  5. Perséfone Tenou

    Aos interessados, New York, New York está sendo traduzido pelo meu blog, Tenou's House (www.tenoushouse.blogspot.com), fiquem de olho para as atualizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter