Quando os papéis se invertem

Riba (reversible) e Seke

Riba (reversible) e Seke

Embora seja uma ocorrência relativamente rara em mangás BL/yaoi, algumas vezes os personagens não se encaixam nem na definição de seme nem de uke . Estes personagens que revezam os papéis na relação sexual são chamados pelo fandom de seke, uma gíria que (obviamente) combina as palavras seme e uke.

Até bem pouco tempo eu nunca tinha ouvido falar em seke, então acho que é uma invenção relativamente nova (me corrijam se estiver errada). Acho até engraçado existir um termo de fandom para um comportamento que deveria ser predominante nos personagens, se considerássemos a vida real. Mas como falamos de yaoi/BL, a figura do seke é algo que ainda foge um pouco da “regra”.

A definição de seke se aplica tanto a personagens que trocam de posição com um mesmo parceiro (1), quanto àqueles que podem ser seme ou uke dependendo de quem é seu parceiro (2) .

No primeiro caso (1), temos um exemplo de relacionamento Riba ou reba (reversible). Como por exemplo Iwaki e  Katou em Haru wo Daiteita (Youka Nitta), que eventualmente saem da rotina e trocam suas posições  (segundo a lenda,  os personagens foram criados pensando em como seria uma relação seme x seme).

Encontramos também o tema de casais riba em mangás como The Cornered Mouse Dreams of Cheese (Mizushiro Setona) e Ikenai Otoko (Takao Hiroi e Kamui Akira)

No fandom um par é considerado Riba quando as fujoshi/fudanshi decidem que a troca de papéis é plausível.

O segundo caso (2) é um pouco mais comum e quase obrigatório em triângulos amorosos e threesomes que não sejam do tipo sando (dois semes para um uke, como em Groupie). Também muito frequente em BL Games onde o jogador pode escolher com quem o protagonista irá se relacionar. Embora o protagonista geralmente seja uke, há pelo menos um personagem com o qual ele pode ser o seme, na maioria das vezes um rapaz mais jovem. (Gakuen Heaven, Togainu no Chi, etc.)

Um bom exemplo de seke é o personagem Fei Long, de Viewfinder (Yamane Ayano), que é seme em relação ao Akihito Takaba, mas uke em relação ao Asami.

Os critérios para o papel assumido pelo seke em cada relacionamento acabam sendo muito parecidos com os clichês de seme e uke, como a “regra da altura” ( o ativo é o mais alto) e a heteronormatividade ( o passivo é o mais feminino), o que é um pouco decepcionante para os adeptos do “total flex”.

De qualquer forma, o tema do reba aos poucos está se tornando cada vez mais frequente nos mangás BL, o que pode ser comprovado com a existência de coletâneas dedicadas inteiramente ao assunto, como a Reversible.



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

14 Comentários a Riba (reversible) e Seke

  1. Neko Neka

    UAUUU *O* Muito esclarecedor, eu não conhecia esse termo para as relações em q seme e uke trocam de papel. Iwaki e Katou são um exemplo perfeito, mas me recordo quer no manga eles só trocam umas 2 vezes…

    • tanko

      Verdade, eu citei Haru porque é um dos exemplos mais populares. Muito difícil encontrar um mangá onde os personagens trocam de papéis regularmente, porque estão com vontade, de acordo com o humor ou o clima, etc.

      • hellscythenodoka

        Talvez não o Katou e o Iwaki, mas o escritor do livro da primeira série televisiva que eles atuaram no mangá e o seu primo são um ótimo exemplo eu diria

  2. Ludie

    Eu já conhecia o termo seke, mas os outros não :)
    Eu ouvi falar uma vez de alguns outros termos, como por exemplo o Suke:

    "A Suke is someone who on the outside, would look or act like a Seme. Would be a more dominant personality, and think that they are a 'total Seme' but in bed, will basically submit and be the Uke."

    acho que também ouvi sobre o termo que seria equivalente ao contrário de Suke (uke que no final é seme) mas não me lembro agora >_<

  3. NHAW eu adorei esse post mano o/
    Muito esclarecedor, e ainda cita exemplos…
    Eu como uma yaoísta meio fujoshi já, li VÁRIOS mangás que eles trocam, e claro, às vezes tem aquela coisa do Seme que virou Uke falar algo como "haha, eu te treinei bem!" -qqqq
    Enfim, esse assunto eu acho que nem é mais padrão no yaoi, visto que ele tem se expandido (ou algo assim)….
    Eu vi alguns de triângulos que tinha um uke pra dois seme… // E um jogo que pode-se ser citado como exempo é tbm o Kichiku Megane, né? Ele tá sendo mais conhecido ultimamente -q
    E que tem vários que o protagonista é seme, mas depois que ele tira o óculos vira uke O_O''
    NHAW, me desculpa pelo comentário grande, adorei esse post o/
    Ciaossu! -q

    • tanko

      Também já li vários, mas ainda acho que são a minoria, embora seja mais comum que quando há a troca de papéis, isto seja definitivo.

      Só acho complicado quando o uke passa a ser o seme porque ficou mais alto, ehehehehe.

      Quando tem um uke para dois semes, muitas vezes ninguém vira o seke e fica, erm, no meio. ^^ Mas tem vezes que rola.

      Ehehehe, engraçada essa concepção de óculos que algumas obras têm.

  4. mahlenneth

    uhahuahuauhauhhua
    legal XD
    conheço vários sekes entao XD

  5. Ana

    Sempre gostei mais de casais que trocam de posição. Espero que fique mais popular! *-*

  6. yamimi

    Não sabia que existia um termo pra isso! São meus casais favoritos, sai um pouco do lugar comum.

  7. Kirara

    Eu pensava que o termo era flex. Tipo personagemAxpersonagemB são flex, ou personagemC é um flex
    mas bom saber que tem um termo próprio
    eu realmente queria que o fandom parasse de dizer um é uke o outro é seme e que tivessem mais mangás sekes, seria bem mais divertido(e como disse, compatível com a vida real) *-*

  8. ShiryuForever94

    Olha, desde que comecei no yaoi que acho que ser total flex tem muito mais a ver com personagens como os de Saint Seiya. Fica meio difícil imaginar um Shura da vida sendo eternamente uke… Radamanthys é outro que pode ser o que bem entender, aliás para mim ser total flex é a regra em quase tudo que é yaoi, mas enfim, gostei demais do post. Parabéns.

  9. Eu sei que o Seke é bem popular em fanfics, foi dessa forma que descobri o termo, só não sei se ele é recente porque não sou mais velha e não cheguei a pegar o BL no seu começo sabe? Mas acho que começou a partir de Haru Wo Daiteita mesmo isso nos mangás

    Concordo que é bem menos popular nos mangás do que em games e outras midias com BL, mas eu até que acho alguns, e se não chega a rolar uma troca pelo menos ela é citada e tal!

    Interessante que eu não sabia que chegavam a apelidar os tipos de relações (que nem isso de um triangulo entre um seme, seme e uke ser chamado de sando) eu queria é ver uma relação seme/seme/seme XD

  10. Reh

    ahhh me passem algum mangá, anime, qq coisa q tenha personagens seke u_u

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter