Um pouco sobre o costume japonês de celebrar o amor com chocolates

Valentine’s Day (no Japão)

Valentine's Day (no Japão)

Hoje, dia 14/02, é celebrado o Valentine’s day em diversos países do mundo, uma data que pode ser comparada grosseiramente ao nosso Dia dos Namorados.

Mas enquanto no Dia dos Namorados os presentes são trocados apenas entre os casais, no Valentine’s Day são presenteados também os amigos próximos e em alguns casos até os colegas de trabalho.

São Valentim, segundo a tradição católica, era um bispo romano que se rebelou contra o imperador Cláudio II que proibira o casamento dos militares, acreditando que seriam soldados melhores se permanecessem solteiros. O bispo passou a realizar casamentos em segredo, mas eventualmente foi descoberto e condendado à morte. Durante o cárcere, teria recebido bilhetes e flores dos jovens que ainda acreditavam no amor.  Neste período, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro, devolvendo-lhe a visão em um milagre, antes de finalmente ser executado em um 14 de fevereiro, aproximadamente em 269 DC.

Na roma antiga, o 14 de fevereiro era a data das lupercalias (de 13 a 15 de fevereiro), festividades em honra à deusa Juno e dedicadas à purificação e à fertilidade. Então possivelmente a data do dia de São Valentim foi escolhida para sobrepujar a comemoração pagã. No entanto, afirma-se que não havia nenhuma ligação entre o Dia de São Valentim e o amor romântico até o século XIV.

Contrariando os costumes internacionais, o Dia dos Namorados no Brasil é dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado “casamenteiro”. Mas certamente foi uma data muito bem escolhida pelo comércio para aquecer as vendas de inverno (com ou sem trocadilho).

Eu só quero chocolate

O Japão adotou o Valentine’s Day e, assim como na maioria das vezes em que vemos o Japão “importar” algum costume ocidental, o fez de forma bastante peculiar.

No Japão a data também teve um dedo do comércio, mais precisamente dos fabricantes de chocolates.

A ideia de levar o costume do Valentine’s Day para o Japão surgiu em 1958, mas só pegou mesmo em 1960, quando uma grande campanha da fabricante de chocolates Morinaga promoveu a data como “Uma chance de presentear quem você ama.” Por volta de 1975, o hábito de mulheres darem chocolates aos homens da sua vida, se consolidou, seja como uma forma de cortesia, agradecimento ou confissão de amor. OValentine’s Day é responsável por cerca de 20% da venda anual de chocolates no Japão.

Existem dois tipos de chocolate:  honmyo-choko ( algo como “de coração”, verdadeiro), que é um chocolate mais caro ou feito em casa, dado apenas às pessoas que se ama, giri-choko (de obrigação), geralmente mais simples ou baratos, dados aos chefes e colegas de trabalho como uma espécie de retribuição por algum favor ou gentileza.

Recentemente se criou o hábito do tomo-choko, o chocolate que se dá aos amigos, o family-choko para os familiares e até o gohobi-choko, que se compra para si mesmo. (Do jeito que as coisas vão, quem sabe um dia não se cria um 2d-choko, para dar para seus personagens 2d favoritos? =.= )

A retribuição dos chocolates acontece um mês depois, no White Day (14 de março) , onde os homens devem dar doces ou outros mimos para as mulheres.

Nos mangás BL, algumas vezes vemos o uke dar chocolates (ou preparar chocolates) para o seme no Valentine’s Day. E adivinhem quem dá (chocolates, oras) para quem no White day?

A imagem que ilustra este post é do jogo Dramatical Murder da Nitro+Chiral. Clique aqui para baixar em forma de wallpaper.

Fontes: Blog Japantimes | About.com | Wikipedia 



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

10 Comentários a Valentine’s Day (no Japão)

  1. blyakko

    Eu queria dar um 2d choko pro Kotetsu, Barnaby, Natsume, Tanuma (gosto do Natori também mas ele já deve ganhar demais das fãs XD ) Satou e Yoshida de Aitsuno Daihonmei, Alfred, Arthur e Kiku de Hetalia, Ban e Ginji de Get Backers, nossa, desse jeito ia gastar todo o meu salário, hehehe…

    Post bacana, não sabia que a Morinaga estava por trás de tudo… :3

    • tanko

      O Kotetsu merecia uns chocolatinhos. ^^

  2. Neko Neka

    ai, q papel de parede lindo! Muito legal, bem explicativo, sim, kero poder dar chocolate para meus personagens preferidos *3*

    • tanko

      ahahahah, pelo visto minha ideia tem potencial, alô indústria da augmented reality!

  3. J_chan

    Waaa! *–*
    Acho SUPER fofo quando o uke dá CHOCOLATE para o seme (e depois vem o sexoselvagem)
    KKKKK xD
    Brincadeira!
    Muito legal o post, não sabia que podia dar chocolates para amigos, colegas de trabalho etc, pensava que era apenas para namorados, amantes ou amores platônicos (canso de ver isso em shoujos XD)

    • tanko

      Ehehehehe, também gosto destas histórias… =D Sexo selvagem COM chocolate!

      Sim, é legal, mas já pensou o prejuízo de dar chocolate pra esse povo todo porque esperam isso de você? Ao menos no White Day você recebe alguma coisa, mas aposto que é igual a amigo secreto, você dá o cd do artista favorito da pessoa e ganha um par de meias!

  4. Lika

    Ri alto com o "2d-choko" HAUHAUHAUHAHA ^^

    • tanko

      Devido ao sucesso do conceito, ano que vem as Empresas Blyme & Associados. ltda irão oferecer 2d-choko exclusivos. XD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter