Comiket (コミケット Komiketto, Comike) ou Comic Market é a maior feira de quadrinhos independentes (doujinshis) do mundo, além de ser uma das maiores feiras cobertas do Japão, ultrapassando a marca de 500 mil participantes em diversas de suas edições.
A feira é realizada duas vezes ao ano, em agosto e dezembro, no centro de exibições Tokyo Big Sight, e existe desde 1975. Este ano, a 81ª Comiket será realizada dias 29, 30 e 31 de dezembro.
Presente até em episódios de animes como Genshiken (com o nome fictício Comifes) e Lucky Star, a feira foi criada por um grupo que estudava o trabalho de Hagio Moto e também é apontada como o local de origem do termo “yaoi”.
Na Comiket os criadores independentes vão tentar vender seus trabalhos, não apenas com a intenção de lucrar, mas principalmente para ganhar visibilidade. Muitos artistas famosos como o próprio grupo CLAMP começaram como desenhistas de doujinshis.
A coisa mais interessante sobre a Comiket é que ao contrário do que se pode pensar, a maior parte dos seus participantes e, principalmente doujinkas estandistas são mulheres. Segundo o site oficial da feira, nas pesquisas demográficas mais recentes (de 2008), 71% dos membros de círculos de doujinshi eram mulheres com idade média de 28 anos, enquanto o público geral era 57% feminino e cerca de 2 a 3 anos mais jovem. Entre os cosplayers, a proporção entre homens e mulheres é de 1 para 4 ou 5. Acredita-se que o público tenda a se tornar equivalente, mas ainda existe uma boa diferença entre os gêneros na produção do material vendido na feira.
O que nos leva à conclusão óbvia: um notável domínio fujoshi!
O site Sankaku Complex publicou as estatísticas dos círculos de doujinshi da Comiket 81 e elas apenas confirmam esta conclusão. Apesar do principal fandom masculino, Touhou, liderar o ranking com folga, a maioria dos outros “cheira a yaoi”, como você pode ver abaixo:
- Touhou: 2690
- Tiger & Bunny: 1170
- Hetalia: 1000
- Sengoku Basara: 842
- Vocaloid: 492
- Prince of Tennis: 460
- Reborn: 458
- Gintama: 438
- Blue Exorcist: 428
- IdolMaster: 417
- Inazuma Eleven: 398
- Madoka: 350
- Tomodachi ga Sukunai: 322
- Nintama Rantaro: 298
- Arashi: 282
- Durarara: 278
- Lyrical Nanoha: 271
- One Piece: 254
- Naruto: 244
- Magi: 227
- K-ON!: 200
Também é notável a explosão de popularidade de Tiger and Bunny, série de ação recheada de fanservice da temporada passada, em comparação ao Comiket 80 que foi realizado em agosto:
- Touhou –2808
- Hetalia – 1302
- Basara – 870
- Reborn – 572
- VOCALOID – 558
- Gintama – 486
- Prince of Tennis – 468
- IdolMaster – 418
- Inazuma Eleven – 408
- Durarara - 380
- Lyrical Nanoha - 370
- Nintama Rantaro – 308
- One Piece – 288
- NARUTO – 286
- K-ON! – 246
- Madoka – 236
- FMA – 202
- Big Windup! – 200
- BLEACH – 181
- Gundam 00 – 178
- Code Geass – 150
As mulheres na história da Comiket:
75 ~81
-Boom do Shoujo Mangá – Moto Hagio (Coração de Thomas), Keiko Takemiya (Kaze to Ki no Uta) e outras autoras do grupo das 24 são adotadas pelas fãs femininas.
–Space Cruiser Yamato (77) e Mobile Suit Gundam (79) crescem em popularidade tanto entre homens quanto mulheres.
– A criação do termo Yaoi é atribuída a Yasuko Sakata e Akiko Hatsu no final dos anos 70.
81 ~86
-Mega-boom de Captain Tsubasa (Super Campeões) entre as mulheres (85)
86 ~90
-Boom de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) entre as mulheres (87)
-Mega Boom de Samurai Troopers (Samurai Warriors) entre as mulheres (89)
91 ~95
-Boom de Yuyu Hakusho entre as mulheres (93)
-Boom de Slam Dunk entre as mulheres (94)
-Boom de Gundam Wing entre as mulheres (95)
-Boom de Sailor Moon entre as mulheres e homens (92)
96 ~99
-Por algum motivo, o material para as mulheres perde um pouco de força.
2000 ~2006
-Crescimento da popularidade de títulos da Shounen JUMP entre as mulheres, como Naruto, One Piece, Reborn, Prince of Tennis ( 2003 )
-Boom de Gundam Seed e Fullmetal Alchemist entre as mulheres
2007
-Boom da internet, Hetalia e Vocaloid ganham popularidade.
Saiba mais sobre a Comiket:
What is the Comic Market? (em inglês)
The Comic Market Today and Overseas Participants (em inglês)
Adorei o post, muitas curiosidades bacanas principalmente para quem gosta de doujins.
Acho engraçado que mesmo com a grande popularidade de T&B esse ano, conheci poucas pessoas que gostam aqui no Brasil, não sei se sou isolada ou se ainda não chegou a moda por aqui, porque o anime é realmente muito interessante e quando a imaginação rola solta fica melhor ainda. ^^
My recent post Dez coisas sobre mim.
T&B não fez muito sucesso por aqui, talvez por ser Mecha, mas é bem diferente do costume brasileiro, que é dado por Naruto, Bleach, Fairy Tail e assim vai… Ainda bem que alguém valoriza uma obra que nem T&B, não sei do porque não gostar xD
E obrigada por nos informar, Tanko! Agora deu vontade de visitar o Comiket… Talvez ano que vem ^_^
Eu mesma não ligo para mecha/whatever, mas gosto bastante deste anime. Ele é bem mais simples e focado nos personagens do que parece. ^^
E a explosão de popularidade entre as mulheres tem motivos bem óbvios: os personagens principais estão em um bromance danado, têm uma super química e são atraentes.
O padrão de sucesso é meio diferente aqui no Brasil mesmo… mas acho que está bem popular entre as fujoshi que eu conheço.
Agora com o anúncio da segunda temporada, pode ser que cresça o número de fãs. Eu estou ainda mais ou menos na metade do anime porque ando meio sem tempo, mas ele é muuuuito cheio de fanservices. ^^
Espere pra ver o final então… O destino deles já está decidido XD (bunny papa!!)
Visitar o Comiket é um sonho de consumo, junto com a Otome Road.
Acho que o doujinshi que o CLAMP produziu de Saint Seiya deve valer uma nota hoje em dia. Vi scans de uma meia dúzia de páginas, e olhe lá, há uns bons anos – o negócio é raríssimo.
Vejo o Comiket como um campo fértil para a descoberta de boas mangakás. Nekota Yonezou, que assinava doujins como Yamada D. Yonezou, começou desenhando Naruto, Prince of Tennis e Death Note.
Acredito que começar como doujinshika propicia o amadurecimento das autoras. Como exemplo, cito a Yamane Ayano, cujo traço em sua época de doujinshis (ela fez alguns de Slam Dunk) era horroroso (quem diria!).
A Kodaka Kazuma, que até hoje produz doujinshis sob o nome "K2Company", também foi outra autora que se aperfeiçoou dessa maneira. O humor em suas estórias tornou-se ainda mais afiado, e seu traço melhorou inacreditavelmente – é só comparar os primeiros volumes de Kizuna com os atuais.
Como fujoshi, só tenho a agradecer a existência de um evento como o Comiket. xD
Excelente post, Tanko!
Obrigada pelo comentário, Kotsuki! Eu sou louca pra visitar estes points fujoshi. Minha amiga vai ao Japão ano que vem, mas que pena que não vai pegar esta época da Comiket. Espero que ela possa dar seus depoimentos ao Blyme. ^^
Não sabia que a Nekota Yonezou tinha começado com estes doujinshis, já sobre o doujin da CLAMP eu conhecia… *fã de CLAMP? Não! Saint Seiya fan detected*
A desenhista de Lost Canvas, Shiori Teshirogi era doujinka… muitos dizem que ela fazia BL de Saint Seiya, mas nunca tive acesso a estes trabalhos. Morro de curiosidade.
Ahhh, eu não acho os doujins de Slam Dunk da Yamane Ayano tão horríveis assim… claro, a maioria é muito inferior a seus primeiros trabalhos profissionais.
E o fenômeno que eu acho mais curioso é quando as mangakás fazem doujins de suas próprias obras, lol.
Seu comentário me fez querer ampliar nosso artigo sobre doujinshis, vou fazer isso uma hora dessas.