Há um tempo vinha namorando o teaser do curta-metragem Eu não quero voltar sozinho de Daniel Ribeiro e finalmente encontrei o filme na íntegra para ser assistido online, graças ao Pedro Monção, via Twitter.
O filme trata-se de uma produção de 2010 e não é o primeiro trabalho de temática homossexual do diretor, que ganhou o Urso de Cristal em Berlim pelo filme Café com Leite em 2008.
Eu não quero voltar sozinho conta a história de Leonardo, um adolescente cego, que tem como melhor amiga a protetora Giovana. Com a chegada de Gabriel, um aluno novo, Leonardo vai descobrir sentimentos diferentes… A sinopse é singela, dizer mais do que isso seria entregar demais sobre estes 15 minutinhos tão delicados.
Em Eu não quero voltar Sozinho os temas que poderiam gerar polêmica e situações melodramáticas são tratados de forma bastante leve. A idéia do protagonista cego me encantou, pois além de promover a inclusão, ainda reforçou o caráter de pureza deste primeiro amor e as inseguranças típicas da adolescência.
Embora não seja muito de fazer “imposições de gosto”, acho muito difícil alguém assistir este filme e não dar um sorriso. Se conseguir esta proeza você ganha o troféu “Coração Gelado” direto das mãos do Malvado (não se sinta culpad@ por não saber quem são esses. *risos*)
E gostaria de dizer, por fim, aos cricris de plantão, para que reparassem como uma história pode se passar no Brasil e ainda assim ser universal. E muito, muito fofa.
Ficha técnica
- Gênero Ficção, VCV 2010
- Diretor Daniel Ribeiro
- Elenco Fabio Audi, Ghilherme Lobo, Tess Amorim
- Ano 2010
- Duração 17 min
- Cor Colorido
- País Brasil
Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pela Crítica, no 3º Festival Paulínia de Cinema;
Ganhador do Troféu Mix Brasil “Coelho de Prata” e Top-10 nos filmes escolhidos pelo público no 21º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
Vi no youtube esse curta e nossa, a história é muito linda, e o mais legal é ver como o Leonardo vai descobrindo ao longo da história os sentimentos dele em relação ao Gabriel… o mais engraçado é a a parte final, muito fofo! Fora o ciúmes da Giovana rsrs.
Realmente esse curta é lindo lindo lindo! É de uma sensibilidade só! Há boatos que existem chances deste curta virar um longa. Oremos! Tem muita coisa ali que dá pra ser tratada em um longa. E vida longa ao Daniel Ribeiro!
Esse curta foi realmente uma graça *–*
Gosto de ver produções brasileiras que exploram o gênero dessa forma. Elas nos dão outra visão dos gays, bem diferente nas mostradas em novelas.
Não tem como não ficar encantada com a pureza desse curta.
Acabei de assistir ao curta e concordo com a Tanko: difícil alguém assistir e não sorrir nenhuma vez durante o filme. MUITO LINDO! ^-^
Olha, não sorri..Mas rolou AQUELA lágrima aqui… MUITO LINDO!!!
Eu já tinha me apaixonado pelo trailer dele, agora q tive a chance de ver o curta todo, sem dúvidas entrou para a minha lista de favoritos!
Já tive que fazer um curta e sei o quão complicado é compactar as ideias em apenas alguns minutos…E esse conseguiu de forma bem sublime mostrar o quão fofa pode ser a sensação de se estar apaixonado.
Gente, se isso virar longa e for parar no cinema, eu vou assistir nem que tenha que matar um!!!
Eu vi este curta e achei realmente lindo >_< espero mesmo que este curta vire um longa <3
nossa! q coisa mais linda
mt sensivel e bem colocado os dois temas ^^
adorei e tbm to na torcida para q vire um longa o/
Uau, muito obrigada por essa recomendação, Tanko!
Que coisa mais linda, é tudo tratado de forma tão doce e sensível *-* Eu adorei <3
Aii, muuito lindo mesmo. O sorriso bobo e as lágrimas nos olhos não faltaram. O curta realmente está de parabéns… conseguiu passar a mensagem de uma forma linda e quase inocente ^^
Sobre a possibilidade de virar um longa… ai, ai, realmente temos que torcer muuuito pra isso. Se bem que depois que fizeram de Do Começo ao Fim (do diretor Aluizio Abranches) e ainda passaram nos cinemas, minhas esperanças no Brasil aumentaram hehehe.
Eu não dei um sorriso, dei vários. E um gigante no final.
Achei fofo, achei lindo. Eu apoio e muito essa possibilidade de virar um longa! :3
Nossa, Nossaaaaaaa. Todo mundo falando super bem desse curta. Vou assistir e depois digo o que achei.
Não tenho outras palavras: muito fofo, lindo. Parabéns ao envolvidos. Seria interessante uma entrevista com os atores principais. Já que esse assunto é muito difícil de se debater nessa fase,a adolescência. 😀
Nossa adorei esse curta-metragem. Muito lindo!!
A história transmite muita sensibilidade, simplemente adorável.
uaa achei super fofo o curta :3
é bem doce e terno. E tem uma música que eu adoro de Los Hermanos^^
Mais que fofo o curta. Amizade + Amor – Pré-conceito
O brasil está chamando a atenção com esses filmes lindos e delicados. Junto com aquele filme dos irmãos que se amam (esqueci o nome) estão dando um show;
eu dei sorriso, lagrimei, me arrepiei e dei gritinho! mas que coisa LINDAAA… ai deus, lindo demais *começa a chorar*
Alguém sabe onde tem pra eu baixar?
Acho que tem lá no Intercine gay!
Que lindo *-*
Amei, realmente merece um longa D: