Esta não é uma palavra exclusiva de yaoi/BL, mas fala de uma tendência japonesa que tem cativado as Otome e Fujoshi.
歴女
Rekijo (歴女) refere-se às garotas apaixonadas por história japonesa, conhecidas também por “sengoku otome” por gostarem especialmente da era Sengoku (período de guerras civis). A palavra é nova, foi cunhada no ano de 2009, mas o interesse das mulheres japonesas por história já vinha de 2004. Antes do “boom” Rekijo, a grande maioria dos fãs de história eram homens mais velhos.
Três fatores desencadearam este súbito “descobrimento” da história japonesa por parte das mulheres. O primeiro foi o surgimento de franquias de jogos muito populares inspirados em história, como Sengoku Basara da CAPCOM, onde os personagens históricos são representados de forma bastante elogiosa, como no exemplo abaixo.
O segundo fator foi a escalação de ídolos do público feminino para papéis importantes nos Taiga Dorama (novela histórica) exibidos pela emissora NHK. Atores como Shingo Katori (Shinsengumi – 2004) e Hideaki Takizawa (Yoshitsune – 2005) certamente fizeram as novelas de época bem mais interessantes de se ver. Atualmente o Taiga Tenshijin atraiu bastante interesse em torno do personagem histórico Naoe Kanetsugu.
Tanto que mesmo o arroz com o desenho de Naoe Kanetsugu protagonizou uma situação no mínimo surreal: foi vendido na ANIMATE ( a famosa loja de produtos de anime.)
O terceiro fator foi a inauguração de uma livraria chamada Jidaya, especializada em livros de história, que também vende mangás e diversos merchandisings relacionados ao período dos samurais, como bolsas e figures. E, claro, a loja conta com um agradável café, tipo de conveniencia que parece especialmente convidativa para mulheres japonesas. ( Quem não gosta de conversar em um lugar bacana comendo um bolinho, hein? ^^)
Mas as mulheres não são apenas atraídas pelo charme de rapazes bonitos num contexto extremamente homoerótico, elas vão fundo em pesquisar o seu objeto de interesse, chegando a comprar armas e espadas que são réplicas perfeitas e muito caras das usadas por seus personagens favoritos, como Souji Okita e Toshizou Hijikata. Em uma determinada loja de armas históricas em Akihabara, 40% da clientela é feminina. Mas se o seu negócio é moe por guerreiros históricos japoneses, você tem um (武将萌え) bushou-moe.
Com tanto interesse feminino em História, naturalmente hoje em dia os otome game e shoujo manga sobre o tema se multiplicaram. O exemplo atual mais popular é o game/manga/anime Hakuoki, que possui uma quantidade bem expressiva de merchandisings.
Algumas idols são consideradas Rekijo e por conseguinte são chamadas de Reki-dol.
E para finalizar, aposto que estas cuecas de samurai fizeram a cabeça de muita gente.
Fontes: MangaJet e Japanese Words
Ah fala sério, me diz q garota n gosta de um samurai?
Q garota n tem pena de ver o Okita sofrer (isso em qq anime sobre o shinsengumi)? Q garota n fica facinada pela 'frieza calculista' do Saito(shinsengumi é um 'baú de tesouros' :X)?
Pelo menos eu, começo gostando do personagem no anime, e quando vou pesquisar mais afundo fico ainda mais maravilhada com as fotos dos reais samurais q foram.
Agora ca entre nós, imagina seu namorado com uma cuequinha estilo Tokugawa XDDD auhahuhuahua muito bom!
Samurais são atraentes… ^^ Mas sempre que penso em Shinsengumi penso em Gohatto (Taboo), ahahaha! Tava vendo o Peacemaker Kurogane mas nunca terminei. ^^
Eu acho interessante ver fotos históricas… fico viajando na aparência das pessoas, se são pessoas com jeito “antigo” ou “moderno”.
Boa tentativa, mas a cuequinha de samurai aqui em casa deve ficar só na imaginação!
Ahahaha será que eu poderia ser considerada uma Rekijo? 8D Meus períodos preferidos são a Era Sengoku e a Era Heian, tho, Edo não me atrai muito (apesar de TER muita coisa interessante sobre os Shinsengumi…).
A Era Heian imagino que não vá ter muito atrativo para as fujoshi, com toda a ênfase em courtly love que obras como Genji Monogatari apresentam. A graça dela pra mim é o florescimento das artes, a intriga política e personalidades como Abe no Seimei e o Clã Fujiwara (algo como os Médici do Japão).
…a não ser que você conte os filmes Onmyouji, que dão um BELO fanservice entre Abe no Seimei (o fantástico Mansai Nomura) e Minamoto no Hiromasa (Hideaki Ito), ohoho.
IMO a Era Sengoku tem caldo pra BL de SOBRA, haha. Monte de homens distintos? Check. Tensão política e bélica? Oh so check. Alianças? Check. Rivalidades? Oooh yeah. Não vamos esquecer da devoção dos samurai a seus respectivos daimyo, coisa que eu acho que Tenchijin demonstrou muito bem com a relação entre Naoe Kanetsugu e Uesugi Kagekatsu (hnnngh, Kitamura). <del>Só não sei se tenho tanto moe pela era Sengoku quanto overdose de testosterona mesmo, lol.</del>
…aliás, a porta de entrada para os Taiga Dramas de muita gente foi Fuurin Kazan, não foi? Graças ao Gackt interpretando Uesugi Kenshin. Eu que não costumo curtir o Gackt tenho de admitir que ele no papel ficou realmente atraente. Definição de bishounen, pra mim.
Antes de mais nada, poooouxa, esqueci do Gackt! (até porque não acompanhei, só vi umas lindas fotos e olhe lá)
Mas pelo que você tá falando, se não é rekijo é o quê? *risos*. Eu pessoalmente conheço muito pouco, me interessei pelo assunto pois não sabia de onde estava vindo esta febre de produtos otome relacionados a História.
Acho que o único filme de shinsengumi que assisti foi Gohatto, mas naturalmente vi o anime do Genji Monogatari. ^^ Acho legal homens maquiados com mega cabelos *futilidade mode on*.
Vc me passa o site que vc assistiu Genji Monogatari??? Pq, em todos que eu entro, só tem até o 6, nao acho os outros episódios… Mas tem que ser um site que possa se assistir online, pq nao da pra eu baixar… ^^
Só consegui o filme, não a série. Desculpe. Vou dar uma olhada e ver se encontro.
Humm, então eu sou uma bushou-moe. Adoooro essa era. Vivo atrás de animes, mangás e filmes sobre isso. Veja o mangá Vagabond.
Queria uma cueca dessa, são muito fashions, só não tenho volume na parte da frente, bawawawaw.
OMG!! Jidaiya é loucuura!!!Lindoo. Eu morria se fosse lá, ia ter uma ataque. O manga Vagabond é mostrado no vídeo, ahhhh. Por que só no Japão tem isso!!?? (Buáá).
Eu achei até engraçado que a Jidaya seja a pioneira ou ao menos a primeira a ter destaque neste ramo… achava que tivesse muitas outras, já que os japoneses são bastante interessados em sua própria história. ^^
Mas para mim, cueca Japão Feudal true é FUNDOSHI, ahahaha.
Eu já não viajo taaaaanto assim. *foge*
Acho lindo, mas não entendo/reconheço nada dessas coisas. xD
Eu entendo as mulheres que gastam tempo e dinheiro nisso. É tudo tão bonito e deixa a gente tão feliz possuir algo do que gostamos~
*Pessoa que entende o sentimento pois faz até que parecido, só que em vez de gostar de coisas dessas eras do Japão, é uma pessoa apaixonada por coisas antigas históricas, e as militares, tais como as insignias, medalhas, armas, miniaturas e replicas, etc… Principalmente as de origem Germânica.*