O site que noticia tudo o que é yaoi!

Mangá de Higashino You tem lançamento simultâneo Japão-EUA

Mangá de Higashino You tem lançamento simultâneo Japão-EUA

A notícia já está um pouco velha e já comentei bastante no Twitter, mas vale o registro. A ANIMATE USA, além de levar mangás da LIBRE  para os EUA em formato digital, está fazendo um primeiro lançamento “simultâneo”, do título Hyper Loving A Maniac Part 1- Fundraising Version de You Higashino.

O que quer dizer que este mangá está sendo lançado agora em dezembro em tankohon no Japão, praticamente ao mesmo tempo em que os EUA estão recebendo o volume digital traduzido.

Além disso, também será lançado o capítulo 6 de Boku no Koe (Sound of my Voice) de Youka Nitta exclusivamente para o Kindle.

Esta iniciativa é muito importante, pois preenche a lacuna entre o lançamento do mangá no Japão, o processo de tradução, impressão, divulgação e distribuição até que os fãs que não lêem japonês possam ter o mangá em inglês. Assim evita-se as longas esperas pelos volumes oficiais e até em alguns casos, a espera pelo interesse de algum grupo de scanlation pelo título. O meio digital permitiria que o ocidente tivesse acesso quase instantâneo a virtualmente todos os lançamentos importantes de mangá e publicações afins. E, claro, este cenário ideal poderia ser acessível para o Brasil em alguns anos, quando tivermos opções móveis para a leitura de ebooks.

Como todo mundo deve ter notado, a iniciativa visa concorrer com as scanlations, mas ainda assim eu acharia justo, já que o “correto” seria que os ocidentais tivessem acesso legalizado a mais títulos.

Enfim, eu seria completamente favorável a este esquema se os preços fossem menos salgados e mais condizentes com a realidade. Por exemplo, um capítulo de Boku no Koe custa 2,99 dólares, o que no frigir dos ovos, isto é, juntando os 5 capítulos que compõem o volume, sairia mais caro do que um mangá impresso. E não há nada que justifique este valor, um impresso tem infinitamente mais custos do que uma “scanlation legalizada” como esta.

A questão é delicada, por um lado, poderia criar um novo mercado e tirar algumas editoras do pé na cova, oferecendo algo que é interessante para os fãs, mas por outro lado estaria fazendo com que estes mesmos fãs virassem reféns de lançamentos com preços abusivos e teoricamente sem a opção de recorrer a volumes impressos ou scanlations, já que os detentores da licença optariam por esta distribuição.

Então posso dizer que estas novidades mais me preocupam do que empolgam. Gostaria de dizer que não dependo dos EUA para ter minha dose de yaoi… acho bom eu começar a estudar japonês para valer. =.=



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

7 Comentários a Mangá de Higashino You tem lançamento simultâneo Japão-EUA

  1. Aline Barbosa

    Pois é, tbm fico meio preocupada com essas coisas já que dependo das scanlations em inglês ou da compra do impresso americano. Esse preço pra ter o mangá digital é mto tenso… Sabe-se lá qto tempo vai levar até que tenha esse tipo de coisa no Brasil com um preço melhor pra gente.

    Enfim, enfim…

    • É aquela coisa, dá para comprar e baixar para o Kindle de computador, mas é tão caro e tão sem graça que desanima mesmo! Para mim Kindle no pc vale só para aquelas coisas que a pessoa quer ler (tipo livro técnico) mas não precisa ter, colecionar, etc.

  2. Colecionar é no papel. Pelo menos para mim… então toda esse história de kindle e o preço elevado fazem com que esses produtos fiquem lá longe… voando… ou baleiando ^^

    E mais, com esses preços os scanlantions vão continuar, por debaixo dos panos, a fazer a alegria do povo sem grana…

    E aqui… nada nas bancas… como sempre!

  3. Esse mangá vai sair nos EUA em tankohon, se não me engano, em fevereiro. Até que vai ser rápido! Eu tinha procurado ele pra comprar uns meses atrás depois de ter lido por scans. Achei bem sexy e divertido XD
    Viu só? Se não fossem os scans eu muito provavelmente nunca teria conhecido esse título e eles perderiam uma potencial compradora! Go scans! XD

    • eheheh, o mercado americano é meio que baseado no fandom criado por scanlations mesmo, especialmente yaoi.

      Ah, não sabia/lembrava que vai sair… quando for assim acho que tudo bem, quem tiver pressa pega o digital!

      Mas tenho certeza que vários títulos devem sair só no digital, o que me deixa de cabelo em pé.

      Também gostei do título, achei muito sexy. =D Adoro nerds/geeks e otakus. eheheh

      • Ta em pre-venda no BD. Mas lá o título ta como Deeply loving a maniac. Não sei qual deles está certo afinal =/

        • Mal-entendido meu, mas já nos entendemos ehehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter