Há algum tempo atrás, o site The Yaoi Review postou uma entrevista (em inglês)com HamletMachine, a criadora do webcomic Starfighter e permitiu que os leitores lhe fizessem perguntas nos comentários. Por isso, gostaria de dividir com vocês as respostas que recebi desta artista maravilhosa, que além de tudo é uma pessoa muito amável. Sei que estas respostas são mais pessoais do que propriamente uma entrevista, mas é muito legal saber mais sobre a criadora deste ótimo GloBL. Segue uma tradução rápida:
Estou tão feliz ao ver que a Asami Girl entrevistou a HamletMachine! Tenho acompanhado o webcomic e claro que tenho minha cópia impressa. ^^
Olá! Muito obrigada por ler e apoiar o quadrinho! Estou muito feliz que você tenha gostado, querida!
Hamletmachine, os seus leitores são de maioria feminina, como no yaoi?
Oh! Haha, você sabe, agora que mencionou isto, não sei qual a proporção (de leitores homens e mulheres)! De qualquer forma, muitos dos leitores que conheci em eventos eram mulheres, então sinto-me inclinada a pensar que representam a demografia… mas vai saber?
Fiz alguns posts no Blyme sobre Starfighter e muitos leitores começaram a acompanhar a história. Aparentemente, agradou aos fãs homens gays também. Normalmente eles são bastante exigentes com o yaoi que lêem.
Ah, muito obrigada! Estou honrada que esteja blogando sobre Starfighter e muito grata que você e seus amigos gostaram dele! O maior motivo para meu quadrinho estar online é que assim alguém pode ter diversão e prazer com ele, por isso estas palavras são muito encorajadoras! (desculpe ser emotiva, mas vem do meu coração).
Também é interessante ver que seu personagem Abel parece ser um uke, certo, mas ele é gay e sempre quis transar com um homem, o que é bem raro no yaoi. O que você pensa do clichê heteronormativo no yaoi/bl? Gosta, não gosta, não se importa?
Que legal que você gostou desta característica (do Abel)! Eu também gosto bastante dela! :’D
Oooh, é uma boa pergunta! Para ser honesta, eu tento olhar o quadrinho como um todo, e se o tema funciona na história, combina com os persongens, etc. Às vezes dá certo (na minha opinião!) em um quadrinho e em outros nem tanto!
Também adoraria ouvir mais sobre suas influências artísticas. Poderia nomear alguns artistas ou quadrinhos/mangás/filmes que considera que influenciaram seu trabalho? Você tem um mangaká favorito?
Quanto às influências artísticas, eu humildemente, como um pequeno marisco do lado de uma baleia, diria: Tsutomu Nihei, Gustave Dore, Yoshitaka Amano, H. R. Giger, and Disney.
Não posso dizer que tenho um favorito, mas Uki Ogasawara, Tarako Kotobuki, Uchida Kaoru, Suzuki Tsuta, e Kamura Akira são todos artistas incríveis para mim!
E é isso, desculpe por fazer tantas perguntas!
Muito obrigada por sua gentileza e simpatia!
Curti muito essa entrevista. Que simpática a Hamletmachine! Eu conheci este gloBL pelo blyme mesmo e curti bastante, acho que é devido ao casal protagonista Cain e Abel que são ótimos e lindos. O Cain é rebelde e um grande mistério e o Abel é sensível, justiceiro e o tipo de loiro que eu acho atraente (com olhos castanhos). A única coisa que eu acho que falta pra STARFIGHTER ser uma HQ excelente são cenas de ação fodas.
Enfim, vou torcer para o Blyme conseguir trazer uma entrevista maior e mais reveladora da Hamletmachine.
O site tá de parabéns!
Ela é muito, muito adorável. Como nunca tinha lido nenhuma entrevista da mesma, pensava se não era do tipo "estrela misteriosa" ou algo assim, mas não tem nada disso, ela é super humilde.
Tanto que apoiou nossa loja e mandou brindes que nem estavam no acordo.
Bom, vamos ver se conseguimos uma entrevista mais longa, que tal ajudarem a formular perguntas?
Adoro as entrevistas ^^. Alimenta a nossa curiosidade e essa aproximação com o artista é muito saudável para todo mundo. Eu gosto da parte das influências, hehe. Também queria uma entrevista maior, esse foi mais para um teaser, mas tá valendo ^^ Entendi que "estavam lá" outras pessoas também. Gosto muito de Starfighter e acho que as cenas de ação não vão ficar de fora!! Espera, eu tava falando da ação mesmo, não da outra ação… Enfim, vocês entenderam ^^; Valeu pela entrevista Tanko!
Eu adoro as entrevistas também, espero conseguir falar com mais artistas!
Bom, tem mais perguntas e respostas no site The Yaoi Review. Eu ainda pretendo fazer uma entrevista exclusiva com a Hamletmachine.
Tem alguma coisa que você gostaria de perguntar a ela?
Gente, que fofa! *0*
Adoro qdo as autoras são simpáticas assim! *lembra da Miyamoto-sensei e seus "presentinhos" pro scanlation group*
Eu adoro Starfighter, isso todo mundo sabe. Ela desenha muito, e a história é muito legal. Fico super ansiosa pra próxima página sair, demora taaaanto… xDD
Adoro saber quais são as influências dos autores, adorei a lista de mangakas dela. xD
Enfim, espero que role uma entrevista maior depois, mas gostei muito desse "teaser", como disse a Estela. xD
o
Quando eu li as respostas eu fiquei "awwww". ^^ Falando em Scanlations, a HamletMachine costuma autorizar scanlations de Starfighter, tinha uma em russo! XD~
Pois é, por ser página colorida demora mesmo, espero que as vendas de doujin ajudem ela a ter um pouco mais de tempo para o Starfighter.
Bom, entrevista acho que rola sim, se vocês me ajudarem com perguntas. =D
Vamos lá com as perguntas!
1- O Abel é loiro natural ou tingido?
2- Porque um BL? Como Hamlet se identifica com sua própria HQ? Ou autora e sua obra não tem nada em comum?
3- Na hora da criação do roteiro, HamletMachine se preocupa somente com o que acha bom para o enredo ou leva em consideração a opinião dos fãs?
4- Suas fãs são na maioria mulheres?
5- Starfighter tem alguma inspiração nos gays.
6- HamletMachine é fã de que tipo de filmes?
7-HamletMachine gosta de pornô gay? Faço a pergunta por causa das cenas de sexo esplícitop que existem em STARFIGHTER.
8- STARFIGHTER vai ter mais cenas de ação?
9- Existe a chance de surgirem mechas em STARFIGHTER?
10- Gostaria de saber um pouco da HamletMachine sobre sua rotina, desde quando desenha e suas inspirações para o roteiro.
Obrigada, Pedro, são perguntas interessantes, mas algumas delas foram respondidas lá na entrevista do The Yaoi Review. Mas tem umas considerações que eu nunca fiz, acho que seria legal perguntar.
Ah, foi mal tanko! Eu sou muito desligado rs
é mais para não ficar redundante demais pro entrevistado, embora algumas perguntas sejam inevitáveis. ^.^ E agora, será que Abel é loiro natural?