O site que noticia tudo o que é yaoi!

Maurice

Maurice

Maurice foi dirigido por James Ivory, e lançado em 1987. O filme, baseado no romance homônimo de E. M. Forster, narra alguns anos da vida de Maurice Hall e o conflito entre seus desejos e a sociedade da época. Estamos na Inglaterra, no fim do século 19, num cenário em que a homossexualidade é crime. Maurice acaba de entrar na faculdade, e, muito rapidamente, conhece Clive Durham, um jovem aristocrata muito talentoso, e a identificação é imediata. Clive apresenta Maurice a seus amigos, e os dois ficam cada vez mais próximos. Apesar da intimidade já existente no relacionamento entre os rapazes, Maurice surpreende-se ao ouvir de Clive uma declaração de amor, e tenta fugir da situação de todas as formas possíveis. Percebendo que isso seria inútil, ele passa a entender a si mesmo, e permite que Clive saiba que o sentimento é recíproco. A partir desse ponto, as coisas se invertem. Clive acredita que a paixão entre dois homens deva permanecer no plano ideal, e as coisas que não iam muito bem pioram quando um amigo é preso por “corromper valores” ao tentar um relacionamento com outro homem. Clive decide, então, terminar o romance por medo, e foge do país a fim de encontrar uma noiva e seguir pelo o que ele considera ser o “caminho certo”.

Quem apenas lê resumos ou vê  fotos do filme antes de vê-lo pode pensar que se trata de uma história de amor, mas o nome do personagem principal titulando o longa já dá sinais de que não é esse o caso. O filme gira em torno tão e somente de Maurice, e de como ele enfrenta a situação sem que possa, ao menos, compartilhar suas dúvidas e incertezas com outra pessoa.

O cenário recriado da época dá  uma clima charmoso ao filme, assim como o figurino muito bem trabalhado (inclusive, indicado ao Oscar do mesmo ano). James Wilby, que interpreta Maurice, faz um excelente trabalho, assim como Hugh Grant como Clive, num dos seus primeiros papéis. Helena Bonham Carter também faz uma pequena (pequena mesmo xD) aparição, a primeira de sua carreira.

O filme aborda não somente as angústias do personagem principal, como também lida com conflitos envolvendo famílias e classes sociais.

As críticas que podem ser feitas, pelo menos na minha opinião, são referentes à sequência de cenas. Algumas começam de pontos mal terminados, como se fossem erros de continuidade. A Anna também assistiu ao filme, e chegou a comentar que às vezes ficava perdida por conta disso. Bem, não sei ao certo se são, de fato, erros de continuidade ou se é alguma característica peculiar dos filmes do Ivory.

Pessoalmente falando, fiquei surpresa em ver o tema ser abordado num filme de época, coisa rara de acontecer, se bem me lembro. Também fiquei surpresa em ver alguns atores famosos num filme que é tão (injustamente) desconhecido. O final também me agrada muito. Cheguei a pensar que terminaria em tragédia, mas não é o caso.

Enfim, quando conheci o filme, fiquei surpresa por nunca ter ouvido falar da história. Desde então, recomendo que assistam, não somente os fãs de BL, mas qualquer pessoa interessada em ver um bom filme.

httpv://www.youtube.com/watch?v=vUz0vwQkqWY



Sobre Aline

Aline mora em Salvador e tem 21 anos. É uma estudante de Letras, Shawol (com uma inofensiva obsessão pelo Key), fã de David Bowie e Depeche Mode, movida a música e a yaoi. Follow me: @kurai_sama Ver todos os tópicos de Aline

13 Comentários a Maurice

  1. Nossa, resenha de Maurice!! Tava passando hoje de manhã no Telecine…. e eu vi de novo, mas já tava no finalzinho =/

    Ah, nem tenho o que dizer… a Aline já disse tudo e muito bem!

    • Nossa, não sabia, não tenho TV muito menos por assinatura… mas dou um jeitinho de baixar!

      • Aline Barbosa

        É, sempre passa no Telecine!
        Eu conheci Maurice porque um amigo meu tinha assistido ao filme na TV e veio me dizer "Aline, vi um filme ontem no Telecine Cult que acho que vc ia adorar!"… xDD

  2. Eu preciso dizer que eu gosto muito das suas resenhas Aline! Vou baixar este filme!

    • Concordo, estou baixando também!! *o* Eu ficava enrolando para ver, mas a resenha me animou. *o*

      • Aline Barbosa

        Brigada, Pedro! :3

        Eu gostei demais, acho que vale a pena baixar. xDD

  3. Gaybow

    Line, já sabe que adógo né? XD

    Hugh Grant está uma graça e totalmente FDP *-*

    Esse filme é uma delicia :33

    • Aline Barbosa

      É, a gente já trocou impressões sobre alguns personagens do filme, hohohohoho…
      xDDD

  4. EU ASSISTI! Tá até passando pelos Telecines esses dias.

    Eu gostei do filme, achei razoavelmente ousado considerando a época que foi feito.

    Mas…

    Hugh Grant sem ser em comédia romântica é MUITO estranho XD

    Parabéns, Aline ^^

    • Aline Barbosa

      HAUHSUHAUhsuHAUHSUAs
      É verdade, Hugh Grant é tipo a Sandra Bullock.
      A gente sempre estranha em dramas e coisas do tipo. xDD

  5. SEME-CHAN! <3
    Eu acho que tenho esse filme baixado mas ainda não assisti. *tapas*
    Vou assistir depois dessa resenha linda. <3

    Te amo, minha frô. <3

    – como eu sou gay, cara, pra quê tanto coraçãozinho, porra? – Q

    • Aline Barbosa

      Relaxe, Nan. Quanto mais gay e quanto mais coraçãozinho melhor!
      *apanha*

  6. KKKKKKKKKKK, EU AINDA NÃO ASSISTI. *FOJ*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter