O site que noticia tudo o que é yaoi!

Sobre gatos e ratos encurralados

Sobre gatos e ratos encurralados

Os comentários do Blyme se mostram cada vez mais valiosos. Foram muitos mangás indicados por aqui que li e pelos quais me apaixonei. A última dica valiosa partiu da Kaa, em seu comentário no primeiro post do Meme 35 dias de Mangá BL. Ela disse que The Cornered Mouse Dreams of Cheese e sua sequência, The Carp on the Chopping Block Jumps Twice, da Setona Mizushiro, haviam marcado sua memória. Fui conferir, e fiquei bastante satisfeita.

O mangá começa com uma chantagem: Wataru Imagase, detetive particular, foi contratado pela esposa de Ootomo Kyouichi para descobrir as traições do marido. Ao encontrar provas de sua infidelidade, Imagase o chantageia. Entretanto, o rapaz não está interessado em dinheiro, e sim, no corpo de Kyouichi, e propõe um encontro para omitir as provas. A verdade é que os homens já se conheciam. Eram senpai e kouhai na época da faculdade, mas Kyouichi não sabia que o calouro Imagase nutria uma paixão por ele, e que, pelo visto, esta paixão não desapareceu.

Bem, posso dizer que o início da história não me agradou, e que, inclusive, cheguei a pensar que, no final, teria a sensação de ter lido mais uma história sobre um romance devastador que nasce de uma chantagem. Felizmente, estava enganada. A história é muito mais profunda do que isso, e se desenrola de um jeito espetacular. Kyouichi é como um rato encurralado em todos os sentidos. É um homem beirando os 30 anos, que não consegue, na maioria das vezes, impor sua vontade, e termina abandonado pela esposa logo nos primeiros capítulos da história. Imagase se faz presente em sua vida, cuidando do senpai em seu maior momento de solidão, fazendo com que se sinta verdadeiramente amado.

É a partir daí que a história toma um rumo mais interessante com as indagações e questionamentos de ambos. Kyouichi se pergunta se, de fato, corresponde aos sentimentos de Imagase, ou se está apenas se deixando levar pela situação, se aproveitando do fato de estar confortável, enquanto Imagase vive inseguro, se esforçando ao máximo para ser necessário na vida do homem que ama. A autora consegue guiar os acontecimentos de um jeito inesperado, os personagens não são simples e objetivos. Eles tem defeitos, e o enredo faz questão de expô-los a todo o momento. Ambos são egoístas que complicam cada vez mais a situação. Você vai odiá-los por isso, e no final, vai amá-los também, exatamente pelo mesmo motivo. Ao nos colocarmos em sua situação, terminamos por compreendê-los em muitos dos seus atos aparentemente ilógicos.

A arte de Setona Mizushiro evoluiu bastante, não parece a mesma artista de 1999 Shangai. O traço está totalmente diferente, mais firme, ao mesmo tempo delicado, o que só contribui para a série. São dois mangás separados, e acho fundamental ler os dois para entender melhor a mente dos personagens. A narrativa é emocionante, e os pensamentos dos personagens conseguem nos atingir perfeitamente.

Sinceramente falando, não acho que esse é o tipo de mangá que agrada a todos. Mas, ainda assim, acho que todo fã de BL deveria lê-lo. A história me marcou profundamente.


Sobre Aline

Aline mora em Salvador e tem 21 anos. É uma estudante de Letras, Shawol (com uma inofensiva obsessão pelo Key), fã de David Bowie e Depeche Mode, movida a música e a yaoi. Follow me: @kurai_sama Ver todos os tópicos de Aline

23 Comentários a Sobre gatos e ratos encurralados

  1. Preguiça de comentar e mimimi. xD~

    Adorei a resenha… Pedi o link pra seme-chan e ela ainda não passou e mimimi. *apanha por estar de mimimi*

    Adorei, também, o blymecast, achei muito digno. *apanha por usar gíria glbt*

    Enfim, continue assim, seme-chan. <3

    • Aline Barbosa

      Ô, uke-chan, valeu pelo esforço, seu lindo! xD

      *morde*

  2. Esse mangá é incrível! Além de Koi ga Bokura wo Yurusu Hani , foi o único que reli várias e vezes e continuo guardando os volumes na minha pasta para “matar as saudades” de vez em quando ^^

    Acho bem difícil achar um mangá yaoi que me envolva tanto quanto esse. Setona Mizushiro conseguiu fazer que as emoções e sentimentos passados pelos seus personagens parecessem tão reais a ponto de fazer o leitor sentir aquela dorzinha no peito ou aquela sensação de compreensão. Eu realmente me apaixonei por essa estória.

    Tive a mesma sensação que você quando comecei a ler. Fico feliz em não ter abandonado a leitura :3

    Então, pessoas que vão ler depois dessa recomendação excelente da Aline-chan, não desistam ó/ !!! A estória é maravilhosa e vale apena :3

    No Baka-Updates The Cornered Mouse Dreams of Cheese e The Carp on the Chopping Block Jumps Twice aparecem marcados também como Josei. Fico pensando se é certo classificar um Yaoi também como Josei, e vice-versa… Bom, a classificação como Josei (mangás voltados para a mulher adulta) pode indicar que é um mangá mais denso, então é compreensível se não agradar a todos.

    Adorei a sua resenha! E reforço a indicação ^^

    • Aline Barbosa

      Brigada, Steh! ^^

      Nossa, eu senti essa dorzinha no peito várias vezes enquanto lia.
      Quando comecei, eu realmente não achei que iria curtir tanto assim. Fiquei muito feliz por estar enganada.

      Hmm, se não me engano, Sakura Gari é josei também. Mas não tenho certeza… *esperando a Tanko responder* xD

      • Bom, é josei se sai em revista Josei! Ela sai na revista Rinka, que é uma revista jousei, juntamente com publicações não-BL.

        Teoricamente o público de BL é "Josei" no sentido de demografia como a Steh disse.

    • É que o "Cornered Mouse" sai na revista jousei chamada Judy.

  3. Excelente resenha! =]

    Conheci The Cornered Mouse na época em que eu lia outro mangá da Setona, After School Nightmare, e achei fascinante a maneira adulta como a relação entre dois personagens é tratada.

    A autora inclusive já reclamou que há editoras (como a falecida Biblos) que não permitem que se crie mangás com temas e enredos "diferentes" dos que as japonesas estão "acostumadas". Vide o hiatus que a série Sex Pistols, da Tarako Kotobuki, entrou depois que a autora foi pressionada a mudar certos elementos da série.

    • Aline Barbosa

      Obrigada, Kotsuki!
      Aaah, vou baixar esse After School Nightmare agora mesmo! xDD

      Hmm, disso eu não sabia. Mas já vi algumas mangakas fazendo reclamações parecidas… =|

  4. Rika-chan

    Aline, falou tudo. A história é muito envolvente e os personagens complicados chegando ao ponto deu odiá-los em determinado momento, mas tbm dá uma sensação de paz qndo algo entre eles dá certo…

    • Aline Barbosa

      Eu fiquei com ódio dos dois em muitos momentos, cê num tem noção! xDD

  5. Sukanne

    Bate os pés* >_< este manga é muito bomm (2006)!! eu conheci os mangas dela por conta de After School Nightmare <3 mais ainda nao vi a continuação do The Cornered de 2009 *0* WOW! (*sai correndo procura*)

    • Aline Barbosa

      Aaah, vou baixar mesmo esse After School Nightmare!

      • Achei que esse fosse shoujo só!

  6. Gostei da indicação… vou ver se encontro em espanhol… espero encontrar ^_^

    • Aline Barbosa

      Tomara!

  7. Kaa

    whoa fiquei surpresa com esse post o.O
    q bom q vc gostou do manga ^^
    adorei a resenha me deu até vontade de reler o manga novamente (é isso q eu vou fazer nesse momento) xD

    • A Aline apaixonou no mangá mesmo, daí ficou falando tão bem dele que eu segui a recomendação e li também. Já estava passando da minha hora de dormir, mas não consegui largar a leitura.

      É mesmo um dos melhores mangás que já li!

      • Aline Barbosa

        Nossa, me apaixonei mesmo!
        Fiquei super satisfeita qdo terminei de ler, com aquela sensação de ter lido algo bem legal.

        Enfim, também entrou pra minha lista da favoritos. *-*

  8. Sarah

    Uau.
    Já tinha ouvido falar desses mangás e me interessei por eles, mas nunca procurei lê-los e agora me pergunto por quê.
    A sinopse me chamou atenção, parecia realmente ser uma história profunda, e arte (pelo menos das capas) é muito bonita. E depois do que a Aline falou nessa resenha… Parece ser exatamente o tipo de história que eu gosto. D:
    Vou procurar pra baixar agora! @_@

  9. Mais uma resenha fantástica da Aline, li este mangá ao ver que ela estava encantada com a história e não me arrependi.

    É uma história muito bonita e concordo que os personagens nos fazem sentir raiva no começo e o sentimento aos poucos se transforma em uma torcida para que eles fiquem juntos *pelamordedeus*. XD E você torce porque eles agem como cabeças-duras sim, mas os problemas que eles têm não parecem o mimimi que costumo ver em casais que não conseguem se entender na maioria dos mangás yaoi.

    Excelente!

  10. É impressão minha ou este mangá fala sobre os os "muros invisíveis" que colocamos para nos proteger das pessoas? Sendo isso ou não, achei o texto bem interessante e fiquei curioso com o mangá. Esses textros estão apresentando muitos mangás BL diferentes. O Blyme está proveitoso demais ^___^

  11. laura

    nao acho pra download, alguem sabe onde tem? thanks

    • eu peguei no mangatraders, o lugar de sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter