O site que noticia tudo o que é yaoi!

Miyamoto Kano e seu Universo Rules

Miyamoto Kano e seu Universo Rules

Konoe Yukio sempre teve noção da sua sexualidade, é um rapaz tímido e introspectivo, e, no momento, está apaixonado por Suzuki Atori, seu colega de classe. Ele costuma escrever secretamente, enquanto Atori sonha em ser roteirista, o que faz com que eles se aproximem cada vez mais, apenas alimentando o que Yuki já sentia. Sem saber o que fazer nem como lidar com sua situação, Yuki resolve passar, como quem não quer nada, pelo Ni-Choume, bairro conhecido por ser um lugar frequentado pela população homossexual do Japão. Lá, conhece Hikaru, um homem mais velho, bissexual do tipo “adultecente”, e ele é gentil o suficiente para tirá-lo de um problema, e convidá-lo para sua casa. Os dois acabam dormindo juntos, e a partir daí, a história começa a acontecer.

A trama é composta por dois casais. Eventualmente, Atori, depois que sabe o segredo de seu amigo Yuki, começa a se perguntar sobre a sua sexualidade, e resolve tirar suas dúvidas com Tooru, um amigo de Hikaru, que costuma se prostituir com homens, mas não se considera homossexual.

É interessante perceber o quanto a história é focada apenas na vida de seus personagens, com situações que não são muito difíceis de encontrar na realidade. Miyamoto Kano conduz os acontecimentos de forma linear, seguindo a história sem muita tensão. Os personagens são cativantes, e tem problemas em seguir em frente, muitas vezes, devido aos traumas passados. A história mostra como eles conseguem superar seus traumas e viver novas situações, e como encontrar pessoas novas fez diferença em suas vidas.

O traço é um comentário à parte, caracteristicamente “ocidental”. Talvez muitas pessoas estranhem por isso, outros talvez realmente não gostem. Os olhos fogem do padrão japonês, assim como alguns detalhes dos corpos. Mas é importante dizer que não atrapalha a história de forma alguma. Muito pelo contrário, as páginas são lindas, e desenhadas com um cuidado excepcional. As cenas de sexo são sempre apresentadas de forma mais leve, e, nas palavras de uma amiga minha, “elegante”.

Uma crítica que pode ser feita à Miyamoto Kano é referente aos finais de seus mangás. Ela costuma terminar as histórias abruptamente, ou deixá-las incompletas. Entretanto, esse não é o caso de Rules. Esse é seu mangá mais longo, com 3 volumes encadernados que completam bem a história.

É interessante também ressaltar que existem muitos extras e doujinshis originais, desenhados pela própria Miyamoto Kano, que apresentam o passado de Hikaru e de Tooru, explicando muito do comportamento deles em Rules. Esses extras e doujinshis formam o Universo Rules. Há uma timeline, organizada pelos fãs que traduziram os trabalhos (a galera do Liquid Eros) indicando a ordem dos acontecimentos, mas eu, pessoalmente, recomendo que leiam Rules primeiro, apesar de ser um dos últimos da timeline, e só depois sigam a ordem. Acho mais fácil assim, principalmente porque os casais “principais” são definidos nesse mangá, e você não corre o risco de se decepcionar muito ao encarar uma morte ou uma separação, já que os relacionamentos de Hikaru e Tooru mostrados no resto da timeline são os antigos, os que “não deram certo”.

Pessoalmente falando, devo dizer que Rules é, definitivamente, meu mangá preferido da Miyamoto Kano, e também muito querido entre todos os mangás que já li. Recomendo sempre.

Timeline do Universo Rules feita pelo scanlation group Liquid Eros

Site do grupo



Sobre Aline

Aline mora em Salvador e tem 21 anos. É uma estudante de Letras, Shawol (com uma inofensiva obsessão pelo Key), fã de David Bowie e Depeche Mode, movida a música e a yaoi. Follow me: @kurai_sama Ver todos os tópicos de Aline

35 Comentários a Miyamoto Kano e seu Universo Rules

  1. Caramba! Vou procurar agora pra baixar! Que arte é essa? Que coisa linda! E como são 3 volumes somente não há desculpa! Vou baixar! Parabéns pela resenha Kurai!

    • Aline Barbosa

      Brigada, Pedro! xDD
      Meu, eu lembro que uma das coisas que mais me chamou atenção foi justamente o traço. *0*

  2. Keiko Maxwell

    Olha, família Blyme crescendo ou impressão minha?! XD

    Seja bem vinda com a colaboração Aline (Kiara!) ^-^~

    Por indicação da Cristal do Yaoi Writes eu to começando a ler os mangas dela…Já conhecia Flowers e é muito lindo, espero ter a mesma agradavél surpresa com Rules!!!

    Resenha ótima! Deu para entender muito bem qual o plano de fundo de toda a história e o foco da autora…sem contar do traço lindo e maravilhoso dela!

    Volte com mais resenhas para enriquecer o Blyme /o/

    • Aline Barbosa

      É, a Cristal é a grande culpada pelo meu vício em Miyamoto Kano! xDD

      Bridaga pelos elogios, Keiko! =D

  3. Ahh resenha da Aline-chan! Ela me recomendou esse e lembro que não conseguia parar de ler de jeito nenhum!! Depois que terminei fui correndo catar os outros da cronologia e não me decepcionei, mas tb preferi o Rules.

    É mesmo um mangá muito bom, que adoraria poder ter em mãos um dia!
    O traço é lindo, na minha opinião. Diferente sim, mas simples, delicado e achei que combinou bastante com a história!

    Eu também recomendo!

    • Aline Barbosa

      Pois é, comigo, foi bem parecido… Lembro de ter passado o domingo inteiro lembros os extras… xDD

      Eu planejo comprar Rules um dia. Meu sonho é ter vários mangás da Miyamoto Kano, na verdade. Quem sabe um dia. :3

      • Aline Barbosa

        domingo inteiro lendo*

  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Que limds, Aline-san! Agora me bateu uma super vontade de ler esse mangá. <3
    Já tô baixando no Aino. ;; :D~

    Ótimo texto, Aline-san! Keep on it. :D~

    • Aline Barbosa

      Brigada, Naaan! :3
      Leia mesmo que é mto bão. =*

  5. Doni

    Gostei da resenha, Aline =D este mangá parece muito interessante, vou baixar ^^

    • Aline Barbosa

      Brigada, Doni! =D

  6. Nossa! A resenha está ótima, de modo que a escrita, a maneira de descrição, causou-me inveja!

    • Aline Barbosa

      Max, vc por aqui! xDDD
      Brigada pelos elogios! =D

  7. Ótima resenha ;D! As colaborações estão deixando o Blyme cada vez melhor, tô adorando.

    • Aline Barbosa

      Fico feliz por pensar assim. =D

  8. Estela

    Ótima resenha! Essa série "Rules" eu não cheguei a ler, peguei primeiro a "Walker", mas conhecendo o trabalho de Miyamoto Kano e depois dessa resenha, eu vou pensar nisso. Quanto ao final, é desconcertante, mas já li bons mangás que terminaram e me deixaram com um "Hã?". Mas acho que é tendência da literatura (ou mentalidade, para quem não considera mangá literatura XD) japonesa: os livros de Kawabata também chegam ao fim com uma suspensão incômoda. Pelo menos para os ocidentais. É muito bom o Blyme se abrir para colaborações, é indício de que a coisa está crescendo! É isso aí meninas, vamos mostrar que as fujoshi brasileiras estão organizadas, são espertas e desconhecem o fenômeno miguxês =P.

    • Aline Barbosa

      Brigada, Estela!

      Sim, o Universo Walker eu li logo depois do Universo Rules, não aguentei de curiosidade.
      É outra série que amo demais, cheguei até a me meter de tradutora de tanto que eu gostei. xD

      Então, eu tbm já li algumas coisas assim, que terminam do nada. Vc citou o Kawabata, e eu lembro de ter tido essa sensação de "cadê o resto?" com o Mishima… xD Quer dizer, não sei se foi uma coisa só minha. xDD

      Pois é, as fujoshis brasileiras ahazam! xDD

  9. Seja bem vinda! A família Blyme crescendo [2]

    Gosto muitos dos mangás da Miyamoto Kano, mas não comecei por Rules – e talvez seja por isso que algumas vezes me decepcionei D: Mas Rules também é meu favorito. O traço dela é lindo, e na verdade um dos meus favoritos. Não incomoda em nada. Em todos os aspectos, é um mangá que recomendo e está entre os meus favoritos. Adorei ler uma resenha aqui do blyme sobre ele :)

    • Aline Barbosa

      Brigada, Steh! =D

      Pois é! Não vou citar mta coisa pra não dar spoiler, hoho, mas acho que é praticamente impossível ficar feliz com Rules depois de ler tudo o que acontece nos extras… D8
      Eu fiquei muito feliz de ter começado por Rules, e lembro que só fiz isso porque não sabia bem por onde começar… xD Talvez, se tivesse mais noção, teria me decepcionado.

  10. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! REsenha da Aline sobre Rules!
    ^_____________^
    Cristal muito feliz!

    Adorei a sua resenha de Rules. Vc realmente soube dar a estrutura da história sem dar spoiler!
    Eu sou suspeita em falar de Miyamoto Kano pq é uma das mangakás que mais adoro. Seus mangas tem uma leveza que te prende. Ela coloca poesia no cotidiano por vezes tão sem cor. Ela consegue fazer pequenos acontecimento tornarem-se algo por vezes tão belo que emociona.
    Pense bem, pegar o dia-a-dia de um carinha qualquer que não sabe bem o que fazer consigo ou com o seu mundinho e transformar isso em um mangá fantástico, não é pra qualquer um.
    Pronto, a fã de carteirinha começou a babar hahahaha…

    Mas, Aline, parabéns pela sua resenha!
    E um beijo enoooooooorme!

    ps- quero mais! ^_^

    • Aline Barbosa

      Nhôô, Cristal, tava esperando seu comentário! :3
      Vc é a maior fã de Miyamoto Kano que eu conheço, tem mais propriedade pra falar dela do que eu… xDD

      Pois é, pois é, ela é fantástica!
      E obrigada por tudo! =D

  11. Eu gostei muito dessa resenha, profunda e ao mesmo tempo enxuta. =) Dá para ver que a Aline adora a Miyamoto Kano e sabe bem do que está falando.

    Acho que poderia depois postar a ordem cronológica do Liquid Passion para quem interessa possa, embora nos agregadores (ie mangatraders) eu tenha encontrado a timeline com facilidade.

    Bom, eu ainda não li, apesar da curiosidade e de achar o traço muito bonito. Tinha preguiça de tentar entender um Universo assim cheio de oneshots e doujins, não sabia por onde começar… mas agora com a dica da Aline eu já sei!

    Quando eu ler comento o que achei!

    • Aline Barbosa

      Brigada, Tanko! =D E brigada pelo espaço tbm! xDD

      É uma boa postar a timeline, já que ajuda bastante.

      Espero que vc goste! =D

  12. Gaybow

    ô a Aline pô! XD

    Eu já gostava da Miyamoto Kano a um tempo, mas a Aline me fez o favor de me deixar ver mais mangás dela traduzidos.

    A Kano realmente é uma autora que chama a atenção por sair e alguns padrões e clichês do yaoi. Principalmente por mostrar outros relacionamentos dos protagonistas. *-*

    Os mangás dela me deixam um pouco deprê, mas valem a pena! XD

    • Aline Barbosa

      Gaby, guria! xD
      Pois é, a gente pode até ficar meio triste, mas não consegue parar de ler… xD

  13. Rika-chan

    Faz tanto tempo q li esse mangá, q nem me lembro direito qual é o Universo Rules e qual o Walker, mas acho q na época segui a ordem cronológica e não me decepcionei não. Acabei me apaixonando pela mangaka tbm. Acho q o legal dela é q os mangás não tem essa história de "Eu te amo pra sempre" é mais como "Eu te amo até aparecer alguém q eu ame mais" e é justamente o q acontece na vida real XD

    • Aline Barbosa

      Pois é, apesar de eu ser extremamente romântica na maioria das vezes, eu acho legal ler isso num mangá. É divertido, e, como disse a Deneb no podcast, uma certa imprevisibilidade na história é sempre legal. =)

  14. Sukanne

    Ler rulles é bem complicado, por que não tem um seqüencia de números que você segue fielmente sabendo da historia correta, mais se você tem um guia, fica mais fácil, mesmo que isso tb não faça diferença, mais é interessante pois vc ao terminar um volume pode dizer – Ohh! *0* esse é o cara do outro volume…

    Eu amei, confesso que chorei mais de uma vez T_T por que ela faz ser tão profundo, que é impossível você não ficar com uma manga entalada na garganta ou junto ao coração, alem de amar o traço dela e seu assunto maturo geralmente com homens mais velhos, faz para mim ser incrivelmente atraente e excitante só de ter um titulo novo dela para ler.

    alias =)
    gostaria que um dia você fala-se de NOVELS *__* eu particularmente adoro ler Tb, apesar de ser difícil de achar.

    • Eu só li a história principal de Rules e realmente adorei, vou até fazer um post onde coloco algumas das minhas impressões.

      Tinha lido o Calling e não lembro de ter gostado tanto (também está ongoing e tudo mais, deve ter segundo volume saindo em tankohon dia 27 de agosto).

      Mas Rules é mesmo muito profundo, crível, com personagens de motivações legítimas.

      Novel é meio difícil, pois a maioria que tem tradução pro inglês é licenciada, já que poucos grupos pegam para traduzir direto do japonês pela quantidade de texto. As poucas que li pareciam fanfics de baixa qualidade e cheias de clichês, mas vou ver se encontro algumas que estejam bem recomendadas. (pode ter sido falta de sorte)

  15. Lembro que, há um bom tempo, comecei a ler Rules. Vergonhosamente, desisti da série quando vi os desdobramentos que ela tinha (leia: tive preguiça). Agora, depois de sua excelente resenha, vou criar jeito e caçar novamente Rules para ler. =]

    • Aline Barbosa

      Nha, espero que tenha lido! xD

  16. anna

    adorei esse manga, pena só ter achado o primeiro volume. alguem sabe alguma previsao para os proximos 2?

    • Aline Barbosa

      Vc tá falando em português, né?

      Infelizmente, como vc mesma disse, em português só tem o primeiro volume. Não tenho a menor ideia de quando vão continuar…

      Em inglês tem os três volumes e todos os extras traduzidos.

      Em espanhol tbm: http://www.ayaoi.com.ar/manga-048b.htm

      Espero que isso ajude de alguma forma. =D

  17. anna

    ajudou sim, obrigada Aline. li em espanho, foi meio complicadinho mas valeu a pena. obrigada :D

  18. anyy-chan

    Esse mangá é td de bom, ja li ele varias vezes…tenho ate uma pasta separada aqui no meu pc so pra ele….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter