O site que noticia tudo o que é yaoi!

Elementar, meu caro Watson

Elementar, meu caro Watson

Devido à “grande queima de verão” literal do Plaza Shopping Niterói, que impossibilitou o Cinemark de funcionar por tempo indeterminado e quiçá para sempre, fui ao Botafogo “escada” Shopping para tentar assistir Avatar 3D. Naturalmente os ingressos estavam esgotados até a última sessão e por isso resolvemos assistir o tão falado Sherlock Holmes.

Pois bem, como não conheço Sherlock Holmes a fundo eu me diverti muito com o filme. Achei bem feito, bonito no seu climão steampunk e muito engraçado/espirituoso. Claro que sei que Sherlock Holmes não foi concebido para ser aquele ninja que vi no cinema, mas acho que foi ótimo na proposta pipocão. E, lógico, Holmes e Watson nunca foram tão bem apessoados.

As “duplas dinâmicas” da literatura, cinema e quadrinhos sempre atraem as mentes fujoshi corrompidas e depravadas. Mas o que podemos fazer se nos dão tais materiais de bandeja, não é mesmo?

O próprio Robert Downey Jr. abriu a temporada de especulações dizendo que “Dois homens que moram juntos, lutam corpo a corpo e dividem uma cama. Se são gays? por que não assistimos ao trailer e deixamos o público decidir se Holmes é ou não um gay bem másculo“.

A frase andou gerando bastante polêmica, o que deve atrair ainda mais público para o filme, já que mais gente deve querer ir conferir o “subtexto homossexual” de perto. Para vibrar ou jogar pedras.

Sem querer dar uma de “Seu Peru” (alguém lembra disso, o personagem da Escolinha do professor Raimundo que dizia que todas as figuras históricas e literárias eram “moças, moçoilas, mocérrimas”?) mas já o fazendo, é lógico que há BASTANTE yaoi potencial nas brigas estilo “marido e mulher” do Holmes e do Watson e nas maluquices que o Holmes faz para tentar impedir o casamento do parceiro. E não vou negar que foi uma experiência fujoshi muito agradável.

Só que talvez tanta comoção seja exagerada, talvez o expectador comum não veja nada disso.Acho que  no caso, este subtexto homossexual está nos olhos de quem vê. E meus olhos estão treinados para detectar Tensão Sexual Mal Resolvida apenas. Alguém com uma mente menos poluída pode me dizer o que achou?

Independentemente destes detalhes que apenas a nossa categoria  tem o prazer de apreciar, é um excelente filme para assistir com os amigos, a família ou o namorado/a. E depois do cinema você pode voltar para casa cheia (o) de idéias para escrever uma fanfic yaoi extremamente sensual, aproveitando que steampunk está na moda. Não esqueça de mandar o link. *risos*

De qualquer forma, obrigada Guy Ritchie por resgatar um shipper antigo para o mundo slash.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QUQbmFAE5WI]

PS I: Desde o trailer fake “Satan’s alley” no filme “Trovão Tropical”, apesar da galhofa toda, tenho sonhado em ver Robert Downey Jr. interpretando um gay. Tenho certeza que ia ser excelente, além de ótimo ator, ele é um charme, não é mesmo? ^_~

PS II: quero o robe lilás da Adler.


Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

21 Comentários a Elementar, meu caro Watson

  1. Boa resenha. ^_^ Eu também gostei do filme e, bem, há potencial yaoi no cânon também.

    • Tanko

      Obrigada pela visita, Valéria! \o/

      E se você que conhece os livros diz que há potencial, fico ainda mais interessada em ler.

      Acabo de ler sua resenha e tem mil coisas ali que eu não fazia idéia. Se resolver pegar uns livros já sei qual link seguir. ^_~

  2. vampaya

    Opaa xDD justamente o que eu precisava para escolher que filme assistir hehehe ^^ Adorei a dica!

    E pra ver Avatar tive que comprar ingresso um dia antes pq parece que todo mundo vai pra assistir esse filme. Esgota rapidinho mesmo i_i”

    • Tanko

      Bom, eu gostei bastante, mas é pipocão, nada como se divertir sem muito compromisso. Depois me fala se foi legal!

      Pior que faço questão do Avatar 3D, tá mesmo uma loucura. Vou tentar semana que vem.

  3. Robert Downey Jr. já interpretou um gay, mas é um papel bem pequeno (na verdade inútil) e o filme não é dos melhores então nem recomendo.

    • Tanko

      Poxa, que droga então. Vou ter que continuar na torcida para que ele faça um bom! XD

  4. Aline Klaki

    Todo mundo tá dizendo que o filme é legal… Pelo visto, só foi se separar da Madonna e o Guy Ritchie já começou a fazer filmes que preste… xD

    Mazentão… Gente, eu quero ver esse filme, sim. Fiquei meio sem vontade qdo ouvi falar que esse Holmes é Bruce Lee da vida… Mas mesmo assim, tenho ouvido elogios…
    E sim, nada como aquela tensão sexual mal resolvida nos animar, não é, minha gente? Tenho certeza que veria muitos momentos com “maldade” tbm…

    E sim, Robert Downey Jr é um charme… Gosto mto dele com ator. Seria interessante vê-lo interpretar um gay.

    • Tanko

      É, o clima de ação não tem muito a ver com o original e sim, o Holmes está “ninja”. XD

      Para curtir tem mesmo que ver como algo diferente. Mas achei tão divertido, dei bastante risada, valeu o meu ingresso.

      É bonitinho ver os “ciúmes” do Holmes e as briguinhas dos personagens. *o*

  5. Esse é o Guy Ritchie. Não é a toa que a Madonna casou com ele. Já assistiu RocknRolla? Se não, devia. A fujoshi em vc vai agradecer =D

    • Tanko

      Eheheh, eu já li gracinhas por aí dizendo que alguém que casa com a Madonna só pode ter tendências gay. XD~ Piadinhas à parte, eu nunca assisti esse filme, vou pegar assim que possível. =) Obrigada pela sugestão.

  6. Jess

    Bem, eu, como boa fã de Sherlock Holmes, achei que o filme deturpou um pouco a estória, sim; acho que todo mundo que é fã pensou o mesmo… no entaaanto, como boa fujoshi, um dos motivos que eu mais tenho pra gostar de SH é, justamente, a homoafetividade entre o Sherlock e o Watson! E eu já pensava assim muito antes desse filme ;D!
    Então, explicando melhor, não foi o “subtexto homossexual” que fez com que eu me decepcionasse, e sim a ação, as lutas e tal. Nos livros do Conan Doyle, é tudo pura dedução, tudo meio psicológico! Como disse um amigo, o Sherlock do filme está mais para James Bond. Mas enfim, é um bom filme, se encararmos as duas coisas de forma separada – o filme de um lado e a obra de outro.
    E gente, Jude Law x Robert Downey Jr., O QUE É QUE É AQUILO *¬*!?

    • Tanko

      Sim, pelo pouco que conheço de Sherlock Holmes, esta personalidade ninja/briguenta do protagonista é novidade. Acho que preferia algo com o clima mais próximo do original também, mas não deixei de me divertir com esse. O que mais gostei depois dos hints fujoshi foi o visual steampunk.

      Bem, a coisa “dupla inseparável” é sempre meio suspeita, mas até onde me lembro essa é a primeira vez em que os personagens são bonitos o bastante para tornar a idéia mais atraente. Se bem que realmente não lembro direito de outras adaptações, posso estar esquecendo algo.

      Seria Holmes x Watson ou Watson x Holmes? eheheheh. XD~~~ Acho que estou numa onda Robert Downey Jr., preciso assistir mais filmes dele.

  7. planck-chan

    Pois é, já ouvi vários comentários sobre o filme nesse sentido, q tem várias cenas “inspiradoras”… e sabe o q mais? Há alguns dias li essa fanfic de Junjou Romantica baseada no filme, dá uma olhada quando puder:

    http://www.fanfiction.net/s/5644162/1/The_Key_To_My_Release

    • Tanko

      Sim, estranhamente é uma coisa bem… bonitinha. Lógico que os personagens têm lá seus “interesses românticos”, no caso do Holmes algo meio o dito pelo não dito. O que me lembra certos personagens de shounen: até se interessam pela mocinha, mas o amigo do coração parece ocupar um espaço bem maior nos seus pensamentos.

      Fic de Junjou com Sherlock Holmes? Rsrs, vou ler. =)

  8. Xeretinha

    Opa, vou assistir também, estava super ocupada e agora que eu estou livre vou me divertir. Geralmente gosto dos filmes de Guy Ritchie, adorei o filme Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, o seu filme de estréia. Pessoal que gosta de Robert Downey, esperem a continução de Homen de Ferro :D
    Ei pessoal, tem um mangá yaoi com Sherlock Holmes e doutor Watson chamado “Fin de Siecle Detective Club” por Yotsuya Simone, o scan foi feito por The Pink Panzer e está completo. Não deixa de ser interessante :)

    • Tanko

      Não conhecia este grupo Pink Panzer, adorei as seleções dele, vou ler este mangá com certeza, obrigada pela dica!! =D

      Homem de Ferro II é outro que não posso perder. T_T

      • Xeretinha

        Sobre os mangás do The pink panzer, eu recomendo Partners, eu adoro este mangá, apesar do grupo trabalhar beeem devagar para lançar novos capítulos. From eroica with love é de 1976 e ainda está ativo, já são 35 volumes publicados no Japão até agora, espero que algum dia ele seja finalizado :) Para achar os volumes anteriores dele só no L Journal, se não me engano há um volume desaparecido.

  9. Drika

    Sou uma grande fã de Sir Conan Doyle, já li quase todos os livros da série e pude ver no filme o brilhantismo de Sherlock na resolução dos casos, seu cinismo e sarcasmo, as atitudes anti-sociais, a inteligência aguçada, o clima da Londres antiga muito bem retratada, a AMIZADE DE QUASE IRMÃO com Watson, o seu pior inimigo(não vou dizer o nome!), o casório de Watson (será que já falei demais?), tudo isso me fez gostar bastante deste filme, mas condeno (quanta pretensão não é mesmo?) o exagero das cenas de luta – Sherlock era quase um sedentário – e a descaracterização do personagem: Sherlock Holmes na verdade é mais alto que Dr.Watson, que por sua vez também não é chegado em lutas corporais, ele até tem uma barriga saliente, mas gostava bastante de dar tirinhos.
    Mas as atuações (e as carinhas lindas) de Jude Law e Robert Downey Jr. perdoam qualquer delize… aiaiaiai(longo suspiro e sonhando acordada).

    PS: Shelock não é contra a noiva de Watson, ele é contra qualquer relacionamento que leve ao altar.(rsrsrsrsrsrs)

  10. Nanda S.

    Assisti o filme e fiquei com a mesma impressão de que 'tem caroço nesse angu'. Mas, falemos que meu hábito de ler yaoi tenha influênciado um pouco (um pouco?) a análise da relação dos protagonistas. rs
    Minha amiga, que não lê yaoi, provavelmente acha que é exagero meu. Onde vejo uma clara relação homo disfarçada (como no caso dos personagens Chris e Greg, do seriado 'Todo mundo odeia o Chris', e no próprio caso deste filme), ela acha que meus olhos 'maldosos' é que veem coisas que não ecsistem. Fazer o quê. Que eu vejo, eu vejo, oras.

  11. saemy

    Uau!Eu não sabia disso!Mais um motivo pra eu assistir xD
    "brigas estilo “marido e mulher” do Holmes e do Watson e nas maluquices que o Holmes faz para tentar impedir o casamento do parceiro."…isso me lembra House e Wilson /o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

janeiro 2010
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter