Bom, acredito que a maioria esmagadora dos fãs de mangá que sabem o que é yaoi, conhece bem estes termos, mas não custa ter aqui uma explanação mais detalhada. Até mesmo porque ao encerrar o Mundo Fujoshi sobre tipos de moe, teremos os tipos de seme e uke.
“Os dois participantes em uma relação yaoi são geralmente referidos como 攻め Seme (Ativo) e 受け Uke (Passivo). Apesar desses termos terem se originado nas artes marciais, são usadas com contexto sexual faz séculos e não carregam nenhuma conotação degradativa. Seme é derivado do verbo japonês semeru (Atacar) e uke do verbo ukeru (Receber).
O seme é geralmente descrito na cultura anime e mangá com o estereótipo de um homem fisicamente forte, decidido e/ou protetor. O seme geralmente tem traços característicos, como um queixo forte, cabelo curto, olhos pequenos e um estereótipo mais masculino do que o uke. O seme usualmente persuade o uke. O uke usualmente é mais baixo, delicado, tem características mais novas e/ou infantis com olhos grandes. Ele é geralmente menos experiente em romance ou sexo e isso faz com que a sua interação com o seme seja sua primeira experiência homossexual. A linha do tempo na qual um uke resiste em fazer sexo anal com um seme é considerado similar a resistência do leitor em ter sua primeira relação sexual enquanto ainda é virgem.
Apesar desses estereótipos serem comuns, nem todos os trabalhos aderem a eles. Por exemplo, algumas dos trabalhos publicadas por Be X Boy mostra histórias com temas como um seme mais novo ou “reversíveis” ( Reba – Inversão dos papéis). A “regra da altura”, regra na qual o personagem mais alto é o seme, é também quebrada algumas vezes.
Alguns escritores(as), tanto japoneses(as) quanto ocidentais, especialmente em BL/shōnen-ai/yaoi, se questionam até quando os papéis do seme e do uke são uma parte essencial do yaoi como um gênero, e se estão movendo-se para longe ou totalmente abandonando os tradicionais papéis seme/uke. Há críticas e questionamentos de que a forma seme masculino e uke feminino seria heteronormativa. Outro estereótipo muito criticado seria de que muitas vezes o personagem do BL/yaoi não identifica-se como sendo gay, mas apenas apaixonado por uma pessoa específica. No entanto os criadores e fãs alegam que esta seria uma forma de evitar o preconceito contra pessoas que declaram ter nascido homossexuais.
O habitual é que ao descrever a dinâmica dos personagens em uma história, geralmente fanfics, segue-se a forma seme x uke, por exemplo: Yuki x Shuiichi ou Usami x Misaki ou ainda Iason x Riki. Se por acaso o casal é totalmente reversible e/ou você não quer dar especificação de seme e uke, pode escrever dessa forma, por exemplo: Iwaki x Kato x Iwaki (veja que os dois personagens estão no lugar tanto de seme como de uke ).
Para quem sabe inglês, aqui está um teste para saber se você é Seme ou Uke, e de que tipo é:
“Are you a Seme or an Uke?”
fontes: Wikipedia, forever yaoi
Pois é, pode-se dizer que todo mundo sabe o que é seme e uke, mas é sempre bom ler textos mais explicativos. ^^
Então… Eu sou do grupo de pessoas que acredita que esses estereótipos, essa diferença entre o seme e o uke seja mesmo heteronormativa e isso me irrita muito, de vez em quando. Deve ser meu lado politicamente correto agindo… xD
De qualquer forma, eu leio essas histórias, com ou sem os estereótipos. E até mesmo muitos dos meus mangás preferidos mostram uma diferença gritante entre o seme e o uke. No entanto, eu fico MUITO feliz qdo essas regras são quebradas… Adoro ler histórias com casais “reversíveis” ou com semes mais novos ou mais baixos… Mas mesmo qdo a regra é quebrada, os “papéis”, digamos assim, na maioria das vezes, continuam os mesmos, e vc pode identificar quem é quem… Tipo, Dog Style quebra a regra da altura… Love Neko tem um “girlish seme”… Mas o Miki e o carinha que é passivo em Love Neko (esqueci o nome) tem personalidades que fazem deles perfeitos ukes… xD
Mazenfim…
Adoro qdo é Iwaki x Kato… *¬*~
xD
Eu gosto dos mangás que quebram essa história de uke fraquinho, pequeno etc. Por isso o meu preferido é o Haru wu daiteita, porque os dois são tipos bem masculinos, tem a mesma altura, o uke é que possui cabelos curtos e uma personalidade mais séria, é mais velho, sendo que o seme Kato é mais jovem, tem cabelos longos e tem uma personalidade bem mais divertida. Odeio esteriótipos…
muito bom