O site que noticia tudo o que é yaoi!

Mundo das compras – Sobrevivendo à importação

Mundo das compras - Sobrevivendo à importação

Como estamos inaugurando para valer a coluna do Mundo das Compras, aqui vão umas dicas para quem quer começar a vida de consumidor internacional.Afinal eu vou acabar listando sites de lojas, as pessoas podem se interessar… e aí, como faz? Claro que muitos de vocês conhecem o pulo do gato.

Não pretendo que isso seja um guia definitivo ou algo assim, apenas um relato de quem já quebrou a cara e aprendeu um truque ou outro. ^^ Muita gente faz perguntas sobre este assunto, mas não posso responder individualmente. Estou postando isso porque apóio a compra dos produtos originais e gostaria que as pessoas se aborrecessem menos ao fazer compras no exterior.

Dinheiro de plástico

Não adianta, você eventualmente vai precisar ter paypal e/ou cartão de crédito internacional. Não dá para fazer money order (ordem de pagamento via postal) para todos os países alvo de seus surtos consumistas. E nem todas as lojas/vendedores aceitam outras formas de pagamento. Prepare-se para manter o pc livre de vírus, ter atenção e ver se o site é confiável (https:// e  ícone de cadeado no browser) e se o vendedor tem boas qualificações.

O cartão será taxado em reais, pela cotação da moeda estrangeira em questão (normalmente dólar comercial) do dia em que a fatura for emitida. Cuidado com as flutuações do mercado. O Yahoo Finanças é seu amigo.

Não vai adiantar você ter meios de comprar em doletas se não souber inglês (ou a língua do site em questão). Qualquer problema vai te deixar perdido, sem recursos para argumentar ou pedir socorro.

Orgulho de ser Brasileiro

A vida do brasileiro é mesmo sofrida, muitos vendedores e lojas se recusarão a enviar produtos para esta “terra de ninguém” (e com razão, vocês logo vão entender) e o valor do envio será equivalente ou maior do que o valor para a  África. Vá se acostumando. E não é só isso.

Dura Lex sed Lex

Pela lei, qualquer produto feito de papel (papel em si, cards, livros, revistas, pôsteres) não é taxado pela Receita Federal. Pode comprar esses à vontade, mangá tá liberado! No entanto os outros produtos, de valor acima de 50 dólares, podem ser retidos e taxados. O valor da taxa é de 60% sobre o valor do produto+envio (sim, meu bem, na cotação do dólar do dia em que o pacote chegou). E se o valor não estiver declarado, pode acreditar que a receita vai estimar um!

Confira no site da Receita Federal, clicando aqui.

O Resgate de um Rei

A Receita trabalha por amostragem, você pode ter o produto acima de 50 dólares taxado ou não. Vai depender de onde você mora, da cara do pacote, do humor do funcionário… enfim, de sorte. Caso sua encomenda seja retida, você vai receber um papel na sua casa avisando em que agência dos Correios ela está e o valor do resgate. Digo, taxa.

Não vai adiantar chorar na Agência dos Correios, mesmo que a taxação esteja indevida por algum motivo e você coberto de razão. Vai precisar escrever uma cartinha para a Receita pedindo revisão do valor. E cuidado que tem prazo para o pacote ficar no correio. Se passar do tempo e você não fizer nada por sua encomenda, ela volta para o posto da receita. No nosso caso aqui do Rio, no Aeroporto do Galeão. ¬¬

Para dar um exemplo, comprei uma caneca e uma tigela da Kelloggs oficial para o meu noivo, no Ebay.  Pedi para o vendedor declarar o conteúdo correto (mug/plate/bowl)  e o valor correto (20 USD). Para minha surpresa, o produto foi taxado pela Receita Federal sobre 100 dólares (!!!!?????) e declarado como sendo “brinquedo” (??????????). Nem preciso dizer como eu aprendi a recorrer né?

Uma pessoa menos informada e mais rude, escreveria para o vendedor reclamando das taxas, como se ele tivesse culpa. E depois de ouvir essas coisas… qualquer um desistiria de enviar algo para estas bandas.

Não vá se perder por aí

Procure sempre pedir produtos com seguro e/ou número de rastreio (tracking number) ou eles podem “se perder no mundo”.Algumas lojas mandam o produto novamente se houver extravio, outras vão exigir mais esforço do que a Receita para ter o seu dinheiro de volta.

Hoje pelo menos eu sei que há lojas que tendem a ser taxadas raramente e quando isso acontece, não é de modo “equivocado”. Vou falar sobre elas eventualmente.

No caso de sites como Ebay, tente pedir para o remetente colocar o nome próprio dele ao invés de nick ou nome da lojinha para não ser confundido com pessoa jurídica. Peça seguro mesmo que tenha que pagar mais um pouco.

Nenhum vendedor honesto gosta muito de marcar o produto como sendo “presente” para burlar a lei. E em muitos casos não burla mesmo.

Existem também muitos tipos diferentes de envio, devemos ter atenção.Muitas vezes, misteriosamente, os pacotes de Hong Kong chegam mil vezes mais rápido do que produtos dos EUA! Vai saber!!!!

Mais detalhes no site dos Correios.

Para finalizar, não, NÃO, NÃO importe nessa época do ano. Evite a fadiga de ver o pacote chegando meio amarrotado em meados de janeiro. Ou de nunca vê-lo chegar. É a temporada da encomenda e até da carta perdida. Mesmo livros, produtos que raramente são extraviados, correm riscos no Natal.

Se você não está calejado em compras internacionais, não escolha a pior época para começar.

Espero ter ajudado a fujoshi e o fudanshi a pensar em novos meios de apoiar o yaoi e não os assustado ainda mais. =p



Sobre Tanko

Tanko é ilustradora e arte-finalista, viciada em podcast e café. Fujoshi, otaku, nerd e esquisitona. Vive nas montanhas chuvosas imperiais. Ver todos os tópicos de Tanko

18 Comentários a Mundo das compras – Sobrevivendo à importação

  1. OMG essa última notícia veio tarde demais… Meus mangás de Antique Bakery chegam final de dezembro/começo de janeiro de 2010. Agora estou em pânico… ;___________;

    • Tanko

      Calma, pensa pelo lado bom, livro raramente se perde (e com rastreio/seguro vc pode tentar recuperar se alguma coisa acontecer). Já meu noivo teve duas encomendas extraviadas até agora. +_+ Só nesse último mês.

    • Tanko

      E caso ele seja enviado depois do Natal, é menos grave. O problema é a partir de certa época de novembro. Eu insisti e pedi Starfighter mesmo assim, também vou ficar de coração na mão.

  2. vampaya

    Eu achei esse post muito útil e importante! Quem nunca fez uma compra no exterior geralmente não sabe nem por onde começar >_<''' e com as dicas de alguém que já passou por essa experiência fica muito mais fácil.

    Como eu sou azarada até com encomenda nacional eu não me arrisco -_-'' Mas quem sabe nee ;3 Se um dia eu criar coragem já sei o que fazer para minimizar os riscos ^-^

    • Tanko

      Que bom que foi útil! Eu tenho trauma da receita, sempre que comento que tive taxação indevida com o pessoal do exterior eles respondem “e eles podem fazer isso?”. Eu digo que “não, mas fazem mesmo assim” e eles ficam chocados.

      Sabe que nesse caso da Kelloggs eu nem puder VER o pacote, acredita?

      Bem, é uma boa pedir rastreio sempre, você garante que a pessoa não vai ser desonesta com você e a chance do pacote extraviar ou ser roubado diminui pacasss.

  3. Muito obrigada por esse post, Tanko! Comprei 3 dicionários eletrônicos de japonês pelo Shopping Mall Japan (comprando de leilões no Yahoo Auctions Japan) e, pela primeira vez, topei com encomenda retida. Fico me perguntando se teria sido diferente, caso eu tivesse informado meu endereço de Sampa, não o endereço dela no RJ… Mas vou ajudar ela a pagar o resgate, só pra todo o esforço de comprar nos leilões não ser em vão. 🙂

    O Blyme tá muito de parabéns, Tanko! Beijões!

    • Erm, por “não o endereço dela no RJ”, entenda-se que comprei os dicionários pra uma amiga do RJ. 🙂 He he, a pressa de digitar é fogo… XD

    • Tanko

      Bom, aqui no Rio em certas áreas é muito retido. Em SP se retém beeeem menos. Veja lá se a taxa está certa, a receita pode ter “estimado” o valor como no caso do meu inocente jogo de café da manhã. Se foi a mais, dá para pedir revisão tendo os dados em mão (url e número da transação, talvez algum outro dado comprovante de compra, número de rastreio da encomenda se tiver, valor da mesma, etc) e declarando algo do tipo

      “Eu, fulana, CPF tal, Identidade tal, venho por meio desta pedir a revisão da taxa sobre a remessa número tal. O produto foi adquirido em tal lugar, url tal, transação número tal e custou X, sendo as taxas de envio no valor de Y segundo os Correios…” e por aí vai. Ou a pessoa dos Correios, um amigo advogado pode ajudar. Daí a carta vai pra receita e você ganha mais um prazo para ir buscar, com sorte com tudo resolvido.

      Alguém já me disse que bastava que eu declarasse que o produto era item de colecionador que resolvia tudo, mas comigo não foi bem assim.

  4. Lola

    "Pela lei, qualquer produto feito de papel (papel em si, cards, livros, revistas, pôsteres) não é taxado pela Receita Federal. Pode comprar esses à vontade, mangá tá liberado! No entanto os outros produtos, de valor acima de 50 dólares, podem ser retidos e taxados."

    Tanko, então se eu resolver comprar vamos dizer, uma coleção inteira de algum mangá, e uns dois pôsteres, e essas compras derem acima de 50 doláres, e ficar por exemplo 120 doláres, então esses produtos vão ser taxados ? Isso convertendo em reais, que no caso, meu cartão pagaria em torno de 240 reais.

    • Não vão ser taxados, pois material impresso é livre de impostos. Se os pôsteres forem de papel, pela lei eles não poderiam ser taxados também.

      Já se você comprar, digamos, mangás junto com outros merchandisings (exemplo: dvds, games, bolsas, gashapons…), corre o risco de ser taxada.

  5. Lola

    Entendi. Aí no caso, se for taxado e parado, o site que eu comprei vai me avisar, eu vou pagar a taxa, e o produto vai vir normalmente ?

    • tanko

      Se for taxado você receberá um papel notificando a taxação com endereço do correio (onde está o produto) e valor. Daí você terá que ir nesta agência de correio, pagar as taxas (portando a notificação e identidade) e pegar seu produto.

    • tanko

      Ah, sim, o site onde você comprou não tem nada a ver com isso… não é culpa do site e eles não têm como saber se você foi taxada ou não. As taxas de importação são da Receita Federal Brasileira. Então é um assunto que precisa ser resolvido com a Receita através dos Correios.

      • Lola

        Então se o produto for parado em São Paulo por exemplo, e eu moro em SC, então eu vou ter que ir até lá mesmo ? Literalmente ?

        • tanko

          Não, o produto vai para uma agência do correio perto de você, na sua cidade ou bairro.

          • Lola

            Ok, última pergunta agora x3

            Então se o produto vai ser encaminhado normalmente até o correio que me entregaria a encomenda diretamente, e no caso, é taxado ali, antes da entrega. Eles me enviam a carta, eu vou no correio, pago e já levo o produto, é isso ? E tem algum prazo pra pagar ? ._.

            Coitada da Tanko -q

            • tanko

              O produto não vai ser entregue diretamente, vai estar na agência dos Correios. Na notificação (que não é bem uma carta, é um papelzinho mesmo que o correio vai entregar na sua casa) tem o prazo para ir buscar e o endereço da agência. O prazo costuma ser de um mês. Você só poderá pegar a encomenda mediante pagamento.

            • tanko

              Em resumo é isso mesmo. ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Twitter

Calendário de posts

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Amazon Brasil

Lojas Online