O site que noticia tudo o que é yaoi!

Moe

Moe

萌え

Renge de Ouran High Host Club

Vamos a uma palavra difícil de definir e que gera muita discussão. Não é BL por definição, mas tem seu uso. Afinal o que é Moe?

“É uma gíria japonesa, que referia-se originalmente a um fetiche ou amor por tipos específicos de personagens de video games, animes e mangás. Por exemplo meganekko-moe, ‘moe de garota de óculos’, descreve uma pessoa que sente atração por personagens fictícias que usam óculos. Desde então, o termo veio a ser usado como definição geral para um hobby, entusiasmo ou fetiche (não-sexual).

Moe!’ também é usado dentro do fandom de anime, e mesmo dentro dos animes (como  Ouran High School Host Club, Melancolia de Suzumia Haruhi), como uma interjeição que se refere a um personagem que o interlocutor considera moekko. Como a maioria dos aspectos do fandom, mangás e animes podem criticar ou apoiar o moe otaku, dependendo da opinião específica do autor. Animes  Bishōjo (garota bonita) e ‘moe’ são ocasionalmente tratados como gêneros sinônimos, embora isto dependa da percepção de quão descarado é o apelo moe do design.

Ambas as pronúncias moe e moé são usadas em Inglês.

Origem do termo

A origem e etimologia do termo são desconhecidas. O colunista de anime John Oppliger delineou várias teorias populares descrevendo como o termo poderia ter derivado dos nomes de heroínas de animes (como Hotaru Tomoe de Sailor Moon ou Moe Sagisawa from the 1993 anime Kyoryu Wakusei). Outros acreditam que é um trocadilho, interpretado figurativamente como ‘queimar de paixão’ (em outras palavras, estar loucamente apaixonado).

Características do Moe

Por causa do crescimento do fandom otaku entre as mulheres, como as  Fujoshi, o termo pode ser aplicado para personagens masculinos, geralmente nos animes de ‘harém invertido’ como Kyou Kara Maou e Ouran High Host Club, onde todos os hosts (anfitriões) são tipos moe, o sujeito cool, o tipo loli-shota, twincest ou ‘amor proibido entre irmãos’, o príncipe, o tipo sério e protetor, etc. Datings sims e outros otome games enfatizam o moe.

Percepção

Mesmo que moe seja fortemente (e até negativamente) identificado com o fandom masculino, ele pode ter características em comum com as personagens principais do shoujo, especialmente incerteza, fofura e inocência. Assim como relacionamentos yaoi geralmente mostram um personagem mais submisso (uke) fazendo par com um personagem mais dominante (seme), garotas estilo moekko são tipicamente colocadas fazendo par com um tipo oneesama (irmã mais velha, significando garota mais madura) no yuri.

Moe que se foca em personagens mais jovens é muito confundido ou equiparado a lolicon e shota, mas para muitos fãs há uma linha sutil, mas distinta, que os separa. Para muitos fãs de moe, o ponto é apoiar e vigiar, sendo que imaginar envolvimentos sexuais com o personagem seria estranho ou de mau gosto. Este comportamento é explicado às vezes como sendo um ‘complexo de irmão mais velho’ (que ironicamente pode ter conotações sexuais). Mais frequentemente os fãs insistem que moe é ‘implicitamente’ não-sexual, mas, assim como muitos tipos de anime e mangá, é sexualizado por outros fãs ao mesmo tempo.

Críticos reclamam que o fandom moe tende a abraçar personagens que são fofos e inofensivos ou abraçar uma interpretação da personalidade de certas personagens na forma de um ídolo.”

Agora que já sabemos um pouco mais o que é o moe, de acordo com este ótimo artigo (que eu apenas traduzi), vamos seguir com alguns tipos de moe relacionados a yaoi e BL nos próximos posts.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2aZlY2IQLf4&feature=PlayList&p=4BB609D7F1132E56&playnext=1&playnext_from=PL&index=34]

Moe~~~~~~~!!!

Fonte: Trip Atlas



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

1 Comentário a Moe

  1. vampaya

    Como diria a 8o1-chan: Giga-moeeee!! Tera-moeee!! /o/~ Vou ficar esperando esse post com os tipos xD~

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter