Escolhi duas palavras novamente, pois gostaria de falar sobre as roupas tradicionais japonesas masculinas, presentes em tantos yaoi de época ou não! Que fã de yaoi consegue resistir ao apelo de dois rapazes vestindo (ou “desvestindo”?) yukatas? ^_~
Kimono (masculino) –
“A palavra Kimono significa simplesmente vestimenta. Kimonos foram tradicionalmente usados por homens como roupa do dia-a-dia, mas hoje são geralmente usados para cerimônias, festivais, ocasiões especiais e como robes. O kimono masculino, assim como o feminino, pode ter estampas simples ou elaboradas. Os padrões de estampa mais populares incluem dragões, carpas, designs masculinos e geralmente são conservadores na cor. A cor do fundo do kimono é geralmente azul, preta, cinza ou marrom, com designs contrastantes. Kimonos com cenas e motivos incluem dragões, kanji, bambu ou padrões geométricos.
As mangas para os kimonos masculinos são completamente costuradas sob os braços, em comparação com o antebraço aberto das mangas no kimono feminino (a parte sob os braços destes kimonos chama-se tamoto).
O kimono deve ser vestido com a parte direita sobre o corpo, e então sobreposta com a parte esquerda. A parte direita sobre a esquerda é usada apenas para vestir cadáveres para o enterro.”
Yukata –
“O yukata é um kimono de verão, usado por homens e mulheres. O nome yukata vem da palavra yu (banho) e katabira (roupa de baixo ). Antigamente os nobres da corte usavam l yukatabira de linho que eram vestidos folgados, como um robe após o banho. Gradualmente a vestimenta começou a ser usada pelos guerreiros e pelo povo em geral quando os sofisticados banhos públicos tornaram-se populares. Hoje em dia, o yukata tradicional, geralmente feito de algodão, é vastamente usado para festivais, ryokan, roupa de verão até como pijamas.
O yukata pode ser usado com diversos acessórios, como uma faixa (obi) feita do mesmo tecido. Para o dia-a-dia ou para dormir, apenas o obi é usado como acessório. Para festivais e ocasiões públicas, um obi mais largo é usado para uma aparência mais formal. Meias (tabi) e sandálias japonesas completam o traje.
Há um tipo de yukata feito de algodão mais leve que não deve ser usado em locais públicos. Seria como sair de casa de pijamas.”
Ao lado, mais uma maravilhosa ilustração demonstrando como se veste um yukata da artista japonesa ヰンジ / Yinji. Clique para ver a imagem maior, mas só para maiores (18+), hein? Não distribuam essa imagem sem creditar a autora.
Fonte: Japanese Kimono
Estou adooorando as suas explicações sobre vestimenta japonesa. E claro todo o site 😀
Obrigada. 🙂