O site que noticia tudo o que é yaoi!

Tipos Sangüíneos

Tipos Sangüíneos

Tem tipo sangüíneo até na máquina de camisinhas!

Bom, esta não é tecnicamente uma única palavra e também não se relaciona diretamente a BL, mas aparece um bocado nos perfis de mangakas e personagens. Por que os japoneses são tão obcecados pelos tipos sangüíneos ?

Provavelmente o primeiro contato que a geração mais antiga de fãs de anime/mangá teve com a questão do tipo de sangue, foi por meio de revistas que mostravam as fichas dos personagens de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco). Juntamente com o país de origem, idade e signo do personagem, estava lá “tipo sangüíneo”.

Peter Payne da J-list teve o mesmo primeiro contato e explicou em sua newsletter o significado de tudo isso:

“Hoje eu sei: no Japão, acredita-se que você pode dizer muito sobre a personalidade da pessoa e seu caráter de acordo com seu tipo de sangue. As pessoas do tipo A são organizadas e planejam coisas tão meticulosamente ao ponto desta qualidade beirar o defeito. Quem tem tipo B é ‘going my way‘ (como dizem os japoneses. ‘seguindo meu caminho’, ), significando que eles fazem o que querem sem se preocupar com as opiniões alheias e não planejam nada com antecedência. Eles podem ser desleixados e tendem a agir por impulso.  (…) Pessoas do tipo O têm um mundo privado dentro de suas mentes, supostamente eles são rápidos para se apaixonar por algo e então podem mudar de idéia com a mesma facilidade; pessoas tipo O dão bons líderes. Finalmente as pessoas tipo AB têm ‘duas caras’, uma para mostrar para a sociedade e outra para guardar para si. Poderia haver alguma verdade nisso tudo? ”

(Aliás, a newsletter da J-list sempre traz informações legais sobre o Japão. Os e-mails são em inglês e também listam produtos curiosos. A J-list tem uma vasta seleção de boas compras yaoi & otome .)

Estas teorias foram criadas a partir de pesquisas científicas realizadas na Segunda Guerra e logo cairam no gosto popular, sendo hoje muito importantes na vida social dos japoneses, ainda mais do que os signos são para os brasileiros.  A mania dos tipos sangüíneos se estende para produtos temáticos, jogos e até constam em currículos!

A maioria da população brasileira é dos tipos O e A. No Japão, a liderança de tipos se divide do mesmo modo, embora existam proporcionalmente mais pessoas do tipo B e AB do que aqui.

Vejamos o relacionamento entre os tipos de sangue:

A com A
Por gostarem das mesmas coisas, possuem grande afinidade. Mas podem haver desentendimentos por desejarem as mesmas coisas

A com B
São opostos complementares: gostam de coisas diferentes e, por isso, se complementam

A com AB
As pessoas do tipo AB transmitem segurança às do tipo A. Estas sentem-se compreendidas e admiram o raciocínio de AB

A com O
Pessoas tipo A entendem as do tipo O. Também se complementam

B com B
Por ter o mesmo tipo sangüíneo entendem bem um ao outro. Mas o conflito pode surgir porque cada um gosta de fazer o que bem entende

B com AB
O tipo AB é compreendido pelo B. Este sente-se confortável na companhia de um AB

B com O
Uma boa parceria. As características do tipo B são valorizadas por uma pessoa O

AB com AB
Tem as mesmas preferências, por isso se entendem bem. Mas podem haver desentendimentos por quererem as mesmas coisas

AB com O
Outra dupla de opostos complementares. Se conseguirem relevar algumas situações, viverão em plena harmonia

O com O
Vivem bem juntas mas, como visam o poder, pode haver disputa e competição

Está aí mais uma característica para a construção do relacionamento dos seus pares yaoi. =)

De qualquer modo, mesmo que você não acredite nesta teoria, saber o seu tipo sangüíneo e o RH pode ser muito mais útil do que parece: a informação pode salvar a sua vida e até as dos seus filhos no futuro. Se você não conhece o seu tipo, por favor faça um teste!

E o melhor teste é na DOAÇÃO DE SANGUE! Além de ajudar, você descobre o seu tipo sangüíneo e recebe o resultado de testes para doenças como AIDS, sífilis, hepatite B e C e doença de chagas.

Se você é saudável, tem mais de 18 anos, não está grávida ou amamentando, não usa drogas e pesa mais do que 50kg , pode ser um(a) doador(a).

Eu sou tipo A+, minha mangaká favorita, Ayano Yamane também é A (além de ter nascido dia 18/12 como eu *fangirl*).  E você?

Fontes: Portal da Educação Física, Gambare e The Yaoi Review



Sobre Tanko

Tanko tem 32 anos, é ilustradora freelancer, noiva, lolita e yaoista militante nas horas vagas. Atualmente reside nas montanhas para escapar do Tsunami e da especulação imobiliária no Rio de Janeiro. Ver todos os tópicos de Tanko

3 Comentários a Tipos Sangüíneos

  1. Letícia

    Que coisa não a minha magaká favorita shungiku Nakamura, é O assim como eu e faz aniversário no mesmo dia (13/12) *fangirltotal*

  2. Letícia Sakai

    Ah claro, adorei o blog, to só no glossario pq não faz muito tempo que um amigo pediu pra eu baixar animes yaoi pra ele e ae eu fui ver também, e virou vício!
    Parabéns pelo site, ja ta nos favoritos!
    Perguntinha, se houver outro lugar pra isso por favor me indique, mas eu leio normalmente eu inglês, Mangafox.me não sei se tem muitos sites por aqui que traduzem e eu sou afobada não aguento esperar se tiver em inglês. ><
    pode me informar sites bons ? *-*
    e mangas da sua preferencia…

  3. goca5

    Estoy de acuerdo de A para A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Calendário de posts

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Amazon Brasil

Lojas Online

Facebook

Twitter