Mais uma palavra interessante, traduzida do artigo em inglês da Wikipedia:
“June foi a mais antiga revista de mangá a abordar Boy’s Love (BL), que começou em 1978 como uma resposta ao sucesso de mangás comerciais como os trabalhos de Keiko Takemiya, Moto Hagio e Yumiko Oshima. Outros fatores que influenciaram a criação da June foi a popularização crescente de representações de bishounens (rapazes bonitos) no mercado de doujinshi e musicistas ambíguos como David Bowie e Queen. June foi criada para ter um quê de underground, “cult, estilo de guerrilha” – a maioria das mangakas eram novos talentos. Logo no início, Keiko Takemiya tornou-se a editora de uma sessão chamada “Manga School”, onde instruia os leitores e autores amadores de mangá.
A revista June foi nomeada em homenagem ao autor francês Jean Genet, sendo “june” um trocadilho com a pronúncia japonesa de seu nome. O nome da revista tornou-se uma denominação para o que hoje é o gênero BL, já que June publicava romances tanbi 耽美 (“estético”) homoeróticos para e sobre a adoração da beleza e romances entre homens mais velhos e jovens beldades usando uma linguagem particularmente floreadas com kanjis pouco usuais. Em 1982, Shōsetsu June (“Novel June”), uma publicação “irmã” para a June foi lançada. Esta revista continha apenas romances escritos com contexto homoerótico (BL).
Em meados dos anos 90, Shōsetsu June ultrapassou as vendas da June. Em 1996, havia 4 revistas June, uma chamada June, em “grande formato” com muitas fotos de jovens, Roman June (“Romantic June”) que continha um misto de histórias e mangás, direcionados para o público feminino mais velho, Shousetsu June, e a revista original de mangá reentitulada Comic June. Em 2002, June ainda era publicada, mesmo que a faixa etária do público alvo tivesse ampliado e o estilo das histórias deixado de ser “soft love” para beirar a pornografia. Em abril de 2006, Koi June foi lançada, publicando 3-4 volumes por ano. Criadores associados com a June incluem Tomomo Kobayashi, Kaoru Kurimoto (como autora e crítica), Keiko Takemiya, Mizuki Kawashita e Akimi Yoshida.”
FONTE: Wikipedia
Reza a lenda que a personagem “June de Camaleão” de Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) tem esse nome inspirado na revista June. Quando o criador da série Masami Kurumada foi entrevistado para a June, perguntaram em tom de brincadeira “Poderia criar um personagem com o nome de nossa revista?”
Em alguns lugares, incluindo o Comicket, histórias BL originais ainda são chamadas “sousaku (original) June”
Comentários Recentes